sexta-feira, 19 de agosto de 2011

1º ano Sociologia


1º ano Sociologia

Volume 1

Página 9, 10
1- Conhecimento cientifico; uma forma valida de pensamentos; O olhar neutro, esta sempre repleto no senso;

Página 10
Imediatista- não se preocupa em definir nada muito bem.
Superficial- conforme a aparência (o que vi; o que senti; o que me disseram; o que diz).
Acrítico- não estabelece uma visão apropriada do que vê.
Cheio de sentimentos- emoção.
Leitura e Análise e texto e imagem
Pág -14,15,16,17.
A) O pássaro possui características humanas; é possível visualizar o pássaro em diversos ângulos: por cima, por baixo e de lado. Temos a impressão de estarmos dentro ou até mesmo por fora da imagem.
B) As colunas são impossíveis, pois apesar de parecer elas não estão alinhadas. A escada só é possível porque andar de cima está alinhado com o andar debaixo
C) A água sobe em formato de zig-zag e volta para o mesmo lugar. As plantas do jardim são típicas do fundo do mar. Os pilares parecem estar ao lado do outro, mas não estão.
Página 17
D) Como o proprio titulo diz essa obra é relativa quem ver ela de seus diferentes angulos diz que ela esta de ponta cabeça.
Página 20
1- Saber imediato : Nível mais elementar do conhecimento baseado em observações ingênuas darealidade.
Saber subjetivo : Construído com base em experiência subjetivas.
Saber heterogêneo : Resulta de sucessivas acumulações de dados provenientes da experiência, sem qualquer seletividade, coerência ou método.
Páginas 25,26,27
1-Andou sem rumo pela costa,matou a sede em uma fonte de água doce e com medo dos animais selvagens do lugar subiu em uma arvore pra passar a noite.
2-Ele achou um machado,saco de pregos.cordas,pedaços de pano encerado pela vela,três pés-de-cabra,duas barricas de balas de mosquete,sete mosquetes,mais outra espingarda de atirar chumbo,uma caixa de munição,um barril de pólvora molhada,roupas,uma rede,um colchão,uma reserva de pão,três barris de rum e aguardente,uma caixa de açúcar e um tonel de farinha.
Porque com as cargas que ele encontrou no navio ele poderia se defender dos animais selvagens,fazer um abrigo na praia ou até mesmo uma jangada e se manter vivo com a comida até que alguém o encontra-se.
3-Sozinho e abandonado,ficou doente (com febre e alucinações)e já tinha a certeza que iria morrer aos poucos.Desanimado e triste ele culpava a DEUS pelo o que lhe havia acontecido.
4-Fazer um calendário para não perder noção do tempo e escrever um diário relatando de uma forma resumida os acontecimentos.
5-Curar sua febre com fumo do modo que se fazia no Brasil.Ele não sabia direito como se fazia então tentou de vários modos:Mascou folhas verdes,tomou infusão de fumo em corda com rum e aspirou a fumaça de folhas queimadas no fogo.
6-A fazer um calendário de forma improvisada,curar doenças,domesticar animais,plantar,armazenar mantimento,fazer um pilão de madeira pra moer os grãos de milho para que virassem farinha e etc.
7-Para se sentir menos sozinho e escutar mais uma voz alem da dele,mais ele lamentava não ser de outro homem.
Página 29
1) Chuck Noland pede socorro e grita para ver se há outras pessoas na ilha.
2) gritando socorro e escrevendo na areia
3)(5)
(1)
(3)
(2)
(6)
(4)
Página 30
4) (x) Descobrir onde estava
(x) encontrar outros seres humanos
5) -
6) Ele achou que poderia ser um sobrevivente, então ele correu até lá desesperadamente para ver se a pessoa estava morta ou ainda com vida.
7) Ele fez isso porque onde ele vive (sociedade), quando uma pessoa morre costumamos enterrá-las.
Página 31
8) Deixou a foto da família dele no bolso da camisa e identificou o corpo em uma pedra, colocando o ano do nascimento e da morte , além do nome.
9)(x) Fitas de videocassete, papéis de divórcio, cartão de aniversário, bola de vôlei, patins de gelo, vestido.
10) Ele usou as fitas de videocassete para a construção da cabana e da canoa,com a bola de vôlei ele fez o Wilson de companheiro, as lâminas do patins como arma de pesca.
Página 32
11) Ele esfregou dois pauzinhos e colocou um pouco de folha seca e soprou até conseguir a aparição do fogo. Fez isso devido a sua herança cultural.
12) Wilson é uma bola de vôlei que Chuck Noland acha nas caixas que iam pelo correio. Ele precisa se comunicar com algo ou alguém para não se sentir tão sozinho, então ele dá o nome de Wilson a bola e passa a conversar com ela como se fosse outra pessoa.
Página 36
1) A jornalista pediu para que ele falasse sobre o assunto, devido ao grande número de casos de linchamentos, sendo São Paulo a cidade que mais lincha.
2) Ele procura falar o que é de real, de concreto, que ele descobriu através do estudo, pesquisando e analisando, ou seja, descobrindo as coisas como elas verdadeiramente são, fugindo então do senso comum
Página 37
1) Ele explica que as sociedades lincham quando a estrutura é débil. Na França, ter traído a pátria era um motivo para linchar, no caso da Itália, aconteceu o mesmo. No Brasil, é o fato de não termos justiça, sendo assim pelo menos na percepção das pessoas comuns.
2) Em geral, é linchado o pobre, mas há varias exceções. Há uma pequena porcentagem superior de negros em relação a brancos. Por exemplo, se um branco e um negro cometem o mesmo crime, a probabilidade de o negro ser linchado é maior.
3) Não há tanto uma divisão de ricos e pobres. De modo geral, os linchamentos são urbanos. Ocorrem em bairros de periferia. Porém, há linchamentos no interior do País, onde quem atua é a classe média.
Pagina 38
A Sociologia nasceu por volta de 1830 na França, e foi criada por Augusto Conte. Assim como outros
homens de sua época, Conte via a sociedade como estarda em crise e achava que a função da sociologia
seria a de resolver a crise do mundo, isto é, fornecer um sistema de ideias científicas que presidiria,
a reorganização social. Essa crise foi provocada pela revolução industrial que inalgurou um sitema
de produção industrial que produz mercadorias em escala crescente.
Desse modo, as cidades atraíram os camponeses para trabalhar na industria, isso acarretou a
urbanização que criou no século XIX uma grande massa de miseráveis. E ainda avasiou as areas rurais,
que foram destinadas à criação de ovelhas para a produção de lã que ia para as manufaturas.

Volume 2

Página 4
1) Sim. Hoje tenho responsabilidades, sei o que é certo e errado e já não sou mais inocente.
Página 5
1) Tem as mesmas aulas que geralmente os brasileiros tem, os mesmos costumes…
2) que eles gostam de se encontrar nos disciplos após os exercícios físicos.
Página 7
0 a 5 anos
A socialização primaria é a primeira socialização que o individuo experimenta na infância , e em virtude da qual torna-se membro da sociedade.
Página 8
6 à 10 anos
A socialização secundária é qualquer processo subseqüente que introduz um indivíduo já socializado em novos setores do mundo objetivo de sua sociedade.
Página 10
1- linguagem (comunicação) ;
2- Interação ;
3- Conhecimento prático de instituições ;
4 experiências variantes.
Página 11
(etapa 3)
1. Nessa fase eu já não precisava tanto da família, eu aprendia as coisas na escola e/ou em outros lugares, que não era necessariamente preciso dos pais estarem juntos.
E na fase de 0 a 5 anos eu precisava completamente da ajuda dos meus pais para fazer tudo.
2. resposta pessoal.
Página 21
1 ) Pretende mostrar ao presidente que sua empresa está indo corretamente e no devido lugar
2 ) Quando o presidente chegar , vai ver a sala toda organizada , pois para manter no local o individuo , precisa e tem de respeitar ordens e regras .

Volume 3

Pág. 6
amarelo: alegria
vermelho : amor
branco: paz
preto: luto
rosa : carinho e felicidade
Pág. 7
1) É natural no ser humano comer,falar,andar,essas coisas,pois tomar banho,se vestir,casar,etc é um ritual que foi inventada e não é natural.
2) A relação dos seres humanos é boa Mas existem pessoas que não tema relação muito boa.O que nos torna mesmo humano é a nossa consciência e os nossos esforços e principalmente as nossas responsabilidades,o que nos une dos seres humanos é a humildade e a diferença é que nem todo mundo é igual.
Pág. 08
Pesquisa individual. Letra B
México: quem coloca as mãos na cintura pode estar querendo briga
México: não coloque as mãos no bolso, pois la isso é uma grave inflação.
Coréia do Sul: Assoar no nariz na rua é uma ofensa grave.
Coréia: é falta de educação, uma pessoa dar a volta por traz de você
Japão: nunca de gargalhada na rua, principalmente se você for mulher.
China: nunca de um relógio de presente para outra pessoa, na china isso significa que você esta desejando a morte da mesma.
Pág. 9
É uma frase normal, por que ele diz que o nome era dado para pessoas “antigas” e que não eram civilizadas como nos somos hoje [nem todos] , e que hoje é quase inutilizável esse termo por que não existem “homens da caverna” e somos civilizados’
Pág. 9
2-
os romanos usavam para designar todos os povos que não eram romanos . todos os que não fossem romanos eram chamados de bárbaros com o tempo essas palavras adquiriu a conotação de alguém que age de forma errada ,imprópria, quase não humana
Pág.10
Exercícios 1
Etnocentrismo é uma atitude na qual a visão ou avaliação de um grupo social sempre seria baseada nos valores adotados pelo seu grupo, como referência, como padrão de valor. Trata-se de uma atitude discriminatória e preconceituosa. Basicamente, encontramos em tal posicionamento um grupo étnico considerar-se como superior a outro.
Pág. 11
você estabelece uma espécie de afastamento ,distanciamento ou estranhamento diante de seus valores para conseguir compreender a lógica dos valores
Pág. 12
o medo é algo que agente não conhece ,que só passa a conhecer depois que passamos por alguma coisa que nós da medo e até traumatiza agente como por exemplo roubo ,estrupo etc , que pode nós deixa com medo de sair na rua para trabalha, estudar , e ate mesmo passear
Página 13
a-) As culturas são como trens:
As culturas são como trens porque cada um segue uma direção,uma velocidade,um ultrapassa o outro e alguns andam paralelos.
Ele quis dizer com isso que é muito difícil para alguém de uma determinada cultura querer avaliar alguém de outra cultura.
Página 14
b-) As culturas se movem como anda o cavalo no jogo de xadrez.
Cada peça caminha de uma maneira: A torre em linha reta, o bispo na diagonal e o cavalo em L, ou seja, Aos saltos. Se as culturas andam em L ou aos saltos, elas não andam todas em linha reta,nem seguem todas a mesma direção. Cada uma segue um sentido e uma linha de raciocínio que lhe é própria.
PAG 15
ex : 1
Os homens são diferentes, por habitar áreas geográficas, uma mais fria, mais quentes na próxima do mar.
Pg. 16
Outro exemplo é o Irã que não é considerado um pais frio, e as mulheres se vestem da cabeça aos pés, mostrando apenas os olhos.
PAG 17
ex : 1
Por exemplo, na alimentação na china e Vietnã, eles comem ratos, e a que no Brasil é limpensão para uma pessoa se alimentar de carne de ratos
ex : 2
È uma questão cultural . Ex : comer ratos, comer espeto de lavas na rua, assim como churrasco
PAG 18
ex : 3
Em alguns lugares do continentes africano, as mulheres usam argolas no pescoço
PAG 19
ex : 1
Essa é a velha historia do que ” o homem ” é que é, pois essa historia estaria no sangue, ou seja, todas as diferenças entre nossos gêneses
E a justificativa é a do que isso estaria no seu sangue
PAG 20
ex 2
Isso demonstra, que determina biológico é uma postura equivocada, da ponte de cristo forte cultura, é a mulher quem realiza braço e não ao homem
PÁGINA 21
3-O PROBLEMA DO DETERMINISMO BIOLÓGICO É JULGAR AS PESSOAS POR SUA COR OU CULTURA
Página 23
O texto procura passar a mensagem de que tudo que temos hoje e usamos foi
inventado e feito por pessoas de vários lugares do mundo.Isso quer dizer que sofremos influência de todo o mundo antigo e atual em nosso dia-a-dia.
Pág. 24
1- significa um tipo de comportamento de cada região
2- Cada cultura age de um jeito
No século XIII cultura significava cultiva
Cada cultura se manifesta diferente
Pode cada cultura tem um costume diferente
3-Cada sociedade tem um cultura um modo de agir diferente .
Pág. 26
Exercício 1 da etapa 1
A diferença entre sinal e símbolo é que símbolos são representados por meio de gerações que pode ser modificado já o sinal é genético, ou seja, independente da cultura continuará a mesma coisa.
PAG: 26
ETAPA 2
1-EXEMPLO O RATO QUI NO BRASIL É INPENSÁVEL O CONSUMO DE CARNE DE RATO JÁH NA CHINA , NO VIETNÃ E OUTROS SÃO NORMALMENTE CONSUMIDOS

Volume 4

(em breve)

Um comentário: