sexta-feira, 19 de agosto de 2011

1º ano Arte


1º ano Arte

Volume 1

Página 5
1) A imagem de duas pessoas dançando forró, outros dois dançando Street Dance, a orquestra, e a dança de salão, são familiares, o resto não. O que mais chama atenção é o estilo, as roupas, os efeitos. A grafite de Fefe Talavera despertou muito minha curiosidade.
2)Não conheço esse Espetáculo, e também não conheço nenhum músico de rua.
3)Valsa, Tango, Bolero, Samba de Gafieira e Lambada.Meus pais dançavam Valsa.
4)Grafite também é uma arte ao contrário do Pixe, então porque não fazer parte de uma exposição?…
Sim conheço alguns grafiteiros.
5)Sim, já vi vários espetáculos.
6)Não conheço esses B-boys, mas conheço outros grupos de street dance e de breakdance, alguns deles brasileiros.
7)Nas imagens que a platéia está visível, eu percebo que eles estão ali por ser uma coisa diferente que nós não vemos todos os dias, e por isso ficamos curiosos e paramos para ver.
8)Tudo que é relacionado a arte pode ser relacionada conosco e com nossa cultura, porque se quisermos, podemos estudá-las e até praticá-las
Página 9
1 andar pela rua, andar de trem , andar de ônibus, caminhar pela rua
Página 14
1- E a criatividade que passa umas mensagens coloridas
2- No molde negativo e positivo usam spray para desenhar
3- Arquitetura,estatuas e o grafite
Página 17
*Fui de casa até a escola.Ouvi carros, pessoas conversando.
sons agradáveis / desagradáveis
Conversas/buzinas
Televisão/gritaria
———/Palavrões
*Mais sons desagradáveis.
*Menos estresse,mais paz no mundo faria aumentar bastante a lista de sons agradáveis.
Ação expressiva=Pessoal,cria uma musica.
Página 18
* mas sons desagradáveis
* menos estresse , mais paz no mundo faria aumentar muito a lista de sons agradáveis
Página 19
*Sim,pois expressamos nossas idéias e opiniões.
Página 20
Música é tudo o que nos agrada,que nos expressa através do som.Por isso que cada pessoa tem o seu estilo musical,porque aquele estilo a representa.
Página 20
Pessoal.
Página 23
(c) jongo
(b) mestre- sala e porta bandeira
(f) samba de roda do Recôncavo Baiano
(a) escola de samba
(d)tambor de crioula
(e) frevo
Página 24
1- Frevo,mestre sala e porta bandeira, samba de roda do recôncavo baiano e escola de samba.
2- Bem agitadas
3- São brasileiras e também podem ser de outros paises
4 Sim
Página 31
*O equilíbrio que as pessoas tem.
*O nome me sugere que o espetáculo ira falar sobre diferentes culturas brasileiras espalhadas pelo país.
*A 1°imagem é de um circo contemporâneo e a outra tradicional.
Contemporâneo=tem como intuito nos divertir não só com a comédia,mas com outros espetáculos.
Tradicional=nos diverte através da comedia.
Pagina 35
O que ficou da conversa?
*A maquiagem deles é estranha, pois é aquele riso triste.O nariz,porque ele dá um ar mais engraçado.
*Conheço sim.Eles são médicos que se vestes de palhaços e saem alegrando crianças doentes por aí.

Volume 2

Página 3
1 Provoca uma sensação de querer conhecer mais sobre esse ambiente. Os colegas, as carteiras, a lousa e o professor(a) . Nada é desagradável
2 Um ambiente que serve para assistirmos ás aulas . Sim. Pois todas as carteiras e mesas são iguais para cada aluno .
3 Resposta pessoal
Página 12
Eu considero arte:
-pinturas
-desenhos
-músicas
-objetos
-estilos
-dança
-quadros
-humoristas
Página 22
O que penso sobre arte
1-
sim, pois é só aprender alguns passos seja com as mãos ou com os pés!!
2-
sim,pois já existe uma a quadrilha é uma dança ,onde se dança varias pessoas!!
3-
dança coral é aquela dança onde varias pessoas ao mesmo tempo canta e dança com poucos passos.

Volume 3

Pág. 3
Quais são os elementos,objetos,as matérias que compõem as obras de arte nestas imagens?
R:Elementos pessoas
objeto casacos,oculos,torneira,guarda-chuva,chapeu,livros,estatuas,lavatorio,escadas,porta.
O processo de criação das obras de arte reproduzidas nas paginas seguintes é o mesmo?
R:cada imagem tem uma obra diferente
Ao imaginar o tema das obras apresentadas,quais poderiam ser os títulos?
Dia da Química,Dia da Música, Dia do Teatro,Dia do Livro,Dia da Alegria,Dia do guarda-chuva e Dia do Detetive.
Pág.3
Quais são os elementos,objetos,as matérias que compõem as obras de arte nestas imagens?
R:Elementos pessoas
objeto casacos,oculos,torneira,guarda-chuva,chapeu,livros,estatuas,lavatorio,escadas,porta.
O processo de criação das obras de arte reproduzidas nas paginas seguintes é o mesmo?
R:cada imagem tem uma obra diferente
Ao imaginar o tema das obras apresentadas,quais poderiam ser os títulos?
Dia da Química,Dia da Música, Dia do Teatro,Dia do Livro,Dia da Alegria,Dia do guarda-chuva e Dia do Detetive.
Página 8
☻Teríamos aceleração cardíaca, respiração acelerada, ofegação.
Pág. 9
*Sim, o autor usa o jaleco e também pela sua posição.
*A diferença está na posição geográfica que os corpos se encontram.
* A energia é maior no estado cênico.
* Pavilhão Armando de Arruda Pereira, Parque do Ibirapuera. Não convencional. O espaço altera de modo que muda o estado físico e geográfico do corpo dependendo do espaço em que nele é inserido.
Página 11
> Sim. Opíblico observa e o ator atua.
>O ator se movimenta e o público fica parado.
>Sim,por que ele usa técnicas, de movimento vocal e outras formas.
> Laboratório e saguão. Não é convencional. O artista se movimenta mais.
Pág. 14
Com o trabalho do grupo as pessoas podem ser apresentadas a temas que nao se encontram em nosso cotidiano
Pág 18
> Chama a atenção as roupas, a maneira que estão deitados, é um mar de gente.
>Corpos interpretando o mar.
>É um cenário com corpos, não há objetos, lembra aspecto pobre.
> Gente essa resposta é pessoal, depende se vc ja viu ou nao, ou se sua escola já foi visitar.
Pág. 19
O Exercício mostrou que para que haja equilíbrio entre corpo e mente precisamos de um bom treinamento respiratório.
Pág. 20
>Principalmente rap.
>resposta pessoal.
>Resposta pessoal
>Tem mais outros instrumentos.
>Seria possível com qualquer outro tipo de objeto. Todos eles.
>Se discutirmos mais pode gerar uma intervenção sonora criativa.
Página 21
>A intervenção interfere no ambiente e a instalação está instalada no ambiente.
>Ferro, Plástico, Tinta, Papéis, etc.
>São inúmeros os objetos para o uso dessa forma de arte. Borracha de pneu, telhas, e garrafas pet; objetos do dia-a- dia.
>Sim, há diferenças, manequins são para desfilar e vitrines parecem bonecos.
>Parece histórias e memórias do passado.
>Utilizaríamos para o projeto vários materiais como, tinta, plástico, borracha e criaríamos algo abstrato.
Pagina 25
Se você não entendeu oorque tem que fazer no quadro de cima é só criar um desenho qualquer que senha da sua imaginação, como um mosaico por exemplo e depois colorir, o professor disse que desenho abstrato não é pra ser bonito e ninguém precisa entender. =D
Depois de esboçar suas idéias e ver as de seus colegas, o que você gostaria de fazer para registrar suas impressões sobre essa experiência? Desenhas? Escrever? Listar palavras-chave?Mapear matérias significações ou potenciais projetos?
R= Abstrato, tinta, papel, formas, cores, desenhos que não se identificam facilmente. coisas interessantes.

Volume 4

O Caderno do Aluno e a Ação do Professor
Caderno do Professor. Caderno do Aluno. São Cadernos que, tal qual a rosa dos
ventos, mostram um rumo, uma direção a seguir para viajar nos territórios da Arte.
Esses Cadernos são, assim, como coordenadas, movimentos. “Cadernos rosa dos
ventos” que articulam mapas de diferentes linguagens da Arte, oferecendo proposições-
ações que, antes de serem apenas capazes de referendar um mundo da arte já sabido,
podem ser um movimento potente de diferentes mundos da Arte a serem criados.
Em especial, o Caderno do Aluno se faz registro de viagem, como parte de um
portfolio, como lugar específico para pensar e escrever sobre Arte, fazer reflexões e
produções pensadas e emocionadas a partir das provocações geradas pelas proposições
oferecidas no Caderno do Professor. Em especial, o Caderno do Aluno se faz lugar para
olhar imagens de diferentes linguagens artísticas, que nos incitam a pensar e conversar
sobre arte.
Mais do que promover respostas acertadas ou adequadas, já que em Arte não há
respostas únicas (elas sempre são expressão de pontos de vista singulares), o Caderno
do Aluno propõe questões que pretendem ser uma provocação para que o aluno pense
sobre Arte e expresse suas opiniões sobre ela. Por sua vez, as respostas dos alunos são
pessoais e também referendadas pelo contexto cultural de cada grupo, de modo a mover
diálogos, instigar reflexões pessoais, fornecer material para que o professor possa
promover trocas entre os alunos e ampliar seu repertório cultural sobre as linguagens
artísticas.
Por ser este o contorno do Caderno do Aluno, é impossível a construção de um
gabarito que dê conta de prever as muitas respostas possíveis, determinando o que é
resposta certa ou errada. Por outro lado, o Caderno do Professor contém potenciais
encaminhamentos e ampliações, ao mesmo tempo em que insere o professor no
conteúdo que está sendo proposto, oferecendo informações que enriquecem suas
referências culturais e ajudam-no a ampliar as possíveis respostas pessoais dos alunos.
Para o Caderno do Aluno, foram pensadas propostas específicas que abarcam
produção, análise, leitura, pesquisa etc., reapresentadas aqui:
O Caderno do Aluno e a Ação do Professor
Arte – 1a série – Volume 4
• O que penso sobre Arte?
As respostas às questões específicas neste item instigam os alunos a dar uma resposta pessoal
sobre o assunto em questão, cercando, de certo modo, seu repertório cultural. O importante é
socializar as respostas, mapeá-las na lousa, analisá-las com eles para ver o que pensam sobre
o assunto, tendo como meta a ampliação de suas opiniões.
• Ação expressiva
As ações propostas, muitas vezes denominadas encomendas, para dar mais abertura ao
professor, têm por objetivo desencadear o fazer artístico nas diferentes linguagens, sem perder
de vista os conteúdos e as competências a serem trabalhados no bimestre.
• Apreciação
As perguntas colocadas na apreciação, que se ampliam no Caderno do Professor, são apenas
impulsos para estimular a conversa dos alunos sobre as obras. As ampliações trazidas pelo
professor e por suas boas e instigantes perguntas comporão o texto que será registrado por
cada aluno no Caderno, apontando o que ficou de mais significativo para ele a partir da
apreciação oferecida.
• Você aprendeu?
Questões objetivas e/ou abertas para reflexão sobre os conteúdos trabalhados nas Situações de
Aprendizagem de cada Caderno, reveladoras do que foi possível ativar como conteúdo ou
competência. As respostas individuais tornam-se material de reflexão para os professores,
indicando o que ficou além ou aquém em sua ação docente, no contexto da escola e na própria
proposta.
• Pesquisa individual e/ou em grupo, Pesquisa de campo e Lição de casa
As ações que orientam o aluno no planejamento, na realização e na discussão da pesquisa ou
da ação proposta no Caderno do Aluno tampouco têm resposta única, pois dependem das
escolhas e do que foi possível pesquisar dentro da realidade e do contexto das diferentes
escolas. Consideramos importante a valorização do que foi pesquisado e, especialmente, o
modo como a pesquisa foi apresentada. Há várias sugestões no Caderno do Professor em
relação a isso.
O Caderno do Aluno e a Ação do Professor
Arte – 1a série – Volume 4
Na feitura do Caderno do Aluno, tal qual acontece no Caderno do Professor, estão
presentes quatro modalidades de Arte – artes visuais, teatro, dança e música. Isso não
significa que o Caderno do Aluno deva ser trabalhado como caderno a ser preenchido
em todas as linguagens. O Caderno do Aluno não foi feito para ser apenas preenchido.
Ele é um instrumento de mediação para que o aluno tenha próximo de si as imagens e os
procedimentos que serão trabalhados na modalidade de arte que é de formação do
professor. Para que o aluno possa ter um contato com o conceito estudado nas demais
modalidades de arte, há a Nutrição estética, que oferece esse movimento de
aproximação.
Consideramos também que o Caderno do Aluno, como parte do portfolio, é
complementado por outros modos de registro, que podem gerar uma elaboração criativa
que permita ao aprendiz dar expressão à sua aprendizagem, inventando formas para
mostrar suas produções artísticas, seus textos escritos, fotografias de momentos das
aulas e pesquisas realizadas.
Como processos, esses “Cadernos rosa dos ventos” são potências nas mãos de
alunos, alunas, professoras e professores atentos à qualidade do trajeto, à ousadia de
novos encontros com a Arte, à busca da experiência estética no pensar, no fazer, no
escrever, no apreciar, no navegar pelos territórios da Arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário