sexta-feira, 19 de agosto de 2011

1º ano Biologia


1º ano Biologia

Volume 1

Página 3
1)O pintinho retira do alimento que ingere, por exemplo, o milho. O milho, por sua vez, retira da fotossíntese ( ultima analise do gás carbono presente no ar ).
Página 3
1 – Não, “As Plantas são semelhantes aos animais, porque necessitam da matéria orgânica (glicose) para crescer. A diferença é que a planta faz fotossíntese e os animais precisam dos alimentos.”

Pagina 5
Tabela
Tempo | Massa
0 | 100
2 | 100
4 | 200
6 | 300
8 | 500
10 | 1.000
12 | 1.500
14 | 1.800
16 | 2.000
18 | 2.300
20 | 2.500
Página 5
Tempo | Massa
0 | 71,4
2 | 71,4
4 | 214,2
6 | 285,7
8 | 500
10 | 1000
12 | 1500
14 | 1750
16 | 2000
18 | 2250
20 | 2250
Pagina 6
Questão 6
Sim,porque eles cresceram do mesmo modo e tempo
Questão 7
Aumentou
Pesquisa Individual
Questão 1
Clorofila
Questão 2
Clorofila é um pigmento verde presente nas folhas, ela absorve a energia da luz solar.
Questão 3
Algumas algas, árvores e a grama
Questão 4
As algas e as bactérias autrofas
Questão 5
Para a produção de seu próprio alimento
Questão 6
é a conversão da energia solar em energia química que será usada pela planta como alimento
Questão 7
Nenhum Organismo ,pois as plantas , algas e outros seres clorofilados não existiriam e os que se alimentam dele também não
Questão 8
Questão 9
Água + sais minerais + gas carbônico ->
Alimento toxigênio (na presença da luz )
Página 6
3)São diferentes. A planta da em grama e o pintinho da em miligrama, mas os dois se refere ao peso
4) Os gráficos são iguais, porque foram construídos na mesma tabela.
6) Sim, os dois trabalha com evolução.
7) Aumentou
Página 7
1. por que as plantas…
R: por existir clorofila que sugam a luz fazendo com q ela fique verde
2. o q e clorofila?
R: e uma substancia contida nas folhas das plantas que deixam elas verdes
3. de três exemplos de…
R: musgo, algas, couve
Página 7
8) Do ambiente onde se vive.
Pesquisa individual
1) As plantas têm pigmento chamado clorofila que existem nas folhas.
2) É o pigmento de cor verde presente nos cloroplastos das plantas e outros mecanismos. A clorofila é capaz de observar a luz solar e canalizar sua energia para produção de alimentos.
3)Todas as plantas com para exceções possui clorofila. Ex: Jequitibá, Ypê, Laranjeira.
Página 7
Pesquisa individual pergunta 1
1)clorofila
2)pigmentos que da por vida a planta
3)arvores grama
Página 7
Respostas
1 – Clorofila
2 – É um pigmento, armazenado nos cloroplastos, sua função é captar a luz, e convertê-la em energia química para a produção de glicose.
3- Cianobactérias, Algas-azuis e algas.
Página 8
continuação
4)algas e lodos
5)para realizar a fotossíntese
6)transformação liminosa
7)sem a fotossíntese não existia nenhum organismo
8? individual
Página 8
4 – Algas Protistas e Algas Azuis
5 – Para captar a energia luminosa e convertê-la em energia química para produção do alimento (glicose)
6 – É a conversão da energia luminosa em energia química, onde o gás carbônico é transformado em glicose, liberando oxigênio e água. É a produção do alimento, na presença de luz. Sendo assim, fotossíntese é a produção do alimento, na presença de luz.
7 – Não existiriam seres vivos. porque as plantas precisam da fotossíntese para se alimentar bem como as algas. E as plantas com a fotossíntese filtram o ar que nós precisamos para viver.
Página 8
4) Algas verdes, Algas azuis e Protitas.
5) Para a produção do seu próprio alimento.
6) É a conversão da energia solar em energia química. Os organismos que possuem clorofila, na presença de luz, transforma o gás carbônico do ar em glicose, liberando água e oxigênio no processo. Esse é o significado da palavra fotossíntese: Produção de alimento na presença de ( ou a partir de ) luz.
7) Nenhum organismo, pois as plantas, algas outros seres clorofilados não existiriam, e os que se alimentam deles também não.
8) N°7.
Pág. 9
9) Fotossíntese
Água + gás carbônico = Alimento + Oxigênio.
( na presença de luz )
Página 9
9 -
(Vou tentar fazer o melhor possível)
6 6
12H² + 6CO² ——> C H¹² O + 6H²O + 6O²
(água) (gás carbônico) (luz) (glicose) (água) (oxigênio)
Página 10
1. 3dias
2.a quantidade de O2 aumenta e depois diminui
3.mantém-se relativamente constante, em níveis baixos
4.o teor de O2 aumenta ste atingir o pico ás 12hrs
5.o teor de O2 diminui progressivamente
6.as alga, q durante a dia fazem fotossíntese e liberam oxigênio
7. porque quando não há luz as algas param de fazer fotossíntese e essa queda ocorre porque os outros organismos, como os peixes e as próprias algas,continuam respirando e consumindo o oxigênio da água
Página 11
Você aprendeu ?
1-Sim, mais não totalmente pois os produtores retiram as substancias do ambiente.
2- Mas detalhes sobre a fotossíntese
3- Não
4- Não , porque elas realizam a fotossíntese
Página 12
1- O lote 3 cresceu mais, o gás carbônico é o alimento importante na produção de matéria orgânica, fazendo as plantas de rabanete crescer e aumenta sua massa, pois em atmosfera rica em Co2 o peso da planta e maior
2- Co2, porque está em mais quantidade no 3º lote
3- Aumentaria a quantidade de Co2. Mais chegará um momento em que acrescentar mais Co2 não faria diferença
Página 13
4- Sim, é possível que a produção aumentar se em virtude do maior tempo para a realização de fotossíntese entre tanto existe um nível a partir do qual que não faz mais diferença.
PESQUISA INDIVIDUAL
As duas coisas acontecem se houver luz
Página 14
1- 1º teste, maior tempo de exposição a luz maior a produção de batata(kg)
‘ 2º Não ouve grande variação de batata, visto que o oxigênio não interfere no processo da fotossíntese
2- Tempo de luz porque a taxa de fotossíntese aumenta, por tanto a planta produz mais glicose, aumentando assim a produção das outras 36 estufas
3- A fotossíntese
4- Porque teve mais tempo para realização de fotossíntese
Página 15
5- Porque o oxigênio não participa da fotossíntese ele participa da respiração que é outro processo
6- Aumentar a quantidade de oxigênio, pois ele é elemento importante na produção de fotossíntese
Página 18 e 19
1) http://lh6.ggpht.com/_tOV5AnIvOzk/S5EKAbkrhZI/AAAAAAAAABk/ls9pq8v6Bp8/s400/Sem%20título.jpg
2- fotossíntese dos cerrados do Brasil
3 – …
4 – Pequi -> Borboleta -> jacaré ->onça parda
pequi -. saúva -> tamanduá -> onça parda
buruti -> borboleta -> sapo -> urutu -> carcará
pequi -> borboleta -> sapo -> urutu -> carcará -> onça parda
5 – a) Não ,porque o produto que realiza a fotossíntese
b) Não porque os consumidores são animais
c)Não é obrigatoriamente começar com um animal
Páginas 20 e 21
1) —
2) http://lh4.ggpht.com/_tOV5AnIvOzk/S5ENkqfAuRI/AAAAAAAAAB8/Bg1Qmt5rlZY/s400/Sem%20t%C3%ADtulo.jpg
3) Todos são plantas ou organismos . fotossíntese ou produtores
4) Organismo que serve de alimento para outros seres e nenhum produz seu próprio alimento
5) As espécies que iniciam – se as cadeias alimentares são chamados de produtores
6) As espécies que fazem parte das outras etapas da cadeia são chamados de consumidores
Páginas 22 e 23
1) Um animal semelhante ao elefante só que maior e bem peludo
2) Foi encontrada na Sibéria(no nordeste da russa)
3) ”com a chegada do inverno ”
4) porque estava sendo preservado no gelo
Páginas 23 e 24
1) Múmia e os ossos dos faraós enrolados em uma faixa para serem preservados
2) foram encontradas na margem oeste do Nilo
3) no Egito o clima e quente ,já na Sibéria é um gelo
4) pelo fato de terem ficado enroladas acabaram sendo preservadas
5) estão preocupados com parasitas e bactérias
6) Onça, rato,urubu,jacaré,(comeriam o cadáver)
Página 25
1- http://lh5.ggpht.com/_tOV5AnIvOzk/S5ESMPorAAI/AAAAAAAAACM/5LJfeEHNtXc/s400/Sem%20t%C3%ADtulo.jpg
2- e
Página 28
1) http://lh3.ggpht.com/_tOV5AnIvOzk/S5ET0gFniOI/AAAAAAAAACk/q-2wkOMV0sM/s400/Sem%20t%C3%ADtulo.jpg
2) Goiabeira e Pintagueira , porque os quatis não iriam comer as pitangueiras e goiabeiras
3) Orelha – de-pau e Anta
Página 31
3)para conservar o produto
4)a do açúcar,porque fermentou
5)controle pois elas se decompôs mais
Página 33
1- 36º é a temperatura do corpo
2- Não
3- …
4 – …
5- http://lh4.ggpht.com/_tOV5AnIvOzk/S5MAny09AkI/AAAAAAAAACs/Od9d2LfY7V0/s400/Sem%20título.jpg
Página 35
Tabela
Massa seca (g) | Energia (kj)
782 | 14.000
71 | 1.270
290 | 5.220
5,5 | 125
48,5 | 873
1- 800g
2- 30g
3- Não , Pois um partido esquema mostra que não assimila fezes e urina
4- 1260 kg.
5- 504 k
6- nao , pois nao sao assimiladas
Página 36
5- 873 kg
6- Não ,porque uma parte ele não assimila ,elimina nas fezes.
7-
100% 1.400 ————- 100.2.160 = 2.600
X —————– 2.160 X=2.160 / 1.400
Página 37
8- Sim
9- Matéria não usada ou seja as fezes
10- Através da matéria orgânica -alimentação
11- Para o metabolismo
12- Os animais Homeotérmicos obtém o calor degradado o alimento na respiração.
Página 38
13- diminuiu
14- 10 vezes
15- 10 vezes
16- porque parte da matéria não é assimilada (fezes e urina) e outra parte é convertida em energia
Página 40
1- D
2- desenho (pirâmide) como desenho da pagina 38
3- A
4- desenho pirâmide (apenas dois blocos)
Página 42
a- porque a quantidade de água presente nos organismos podem variar muito sendo assim o peso seco se mostra um medida mais eficiente.
b- porque parte da massa é convertida em energia
c-musgo-> produtor
gafanhoto-> consumidor primário
sapo-> consumidor secundário
cobra-> consumidor terciário
2a- os produtores conseguem transformar matéria inorgânica (CO² e H²O) em matéria orgânica (glicose)
b- de todos os níveis troficos
(² é um 2)
Página 44
1- fitoplancton -> zooplancton-> krill,camarão e crustáceos -> lulas,peixes,focas,pinguins e baleias.
2- fitoplancton-> zooplancton-> krill-> baleia
3- 12 30
x 2,5 x7
——— —–
30,0 210
resposta: 210 milhões de krills
Página 45
4- pirâmide (não da para desenhar)
5- 10 apenas
6- perde-se cerca de 90% presente no nível anterior, como conseqüência de atividades do corpo, como o aquecimento, a movimentação e a eliminação de fezes entre outros.
Página 47
Não
Página 47
ex. 1
R. Não, mas quando se alimentam de milho uma parte fica assimilada em seu corpo.
Página 48
2. Vem principalmente da alimentação (carboidratos,proteínas)
Página 49
1. O carbono que compõe nossos corpos vem principalmente da alimentação (carboidratos, proteínas). O átomo carbono é o elemento químico fundamental em todos os compostos orgânicos e sua entrada nos organismos vivos dependem das plantas que utilizam o carbono presente no ar (na forma de gás carbônico CO2) para produzir energia.
2.o carbono é incorporado às plantas através da FOTOSSÍNTESE, um processo em que o gás carbônico “entra” na planta, passa por diversos processos que utilizam a luz do sol e a clorofila para produzir energia para ela e no final devolve oxigênio para a atmosfera.
3.O carbono “entra” num animal da seguinte maneira:
A planta conseguiu tirar o carbono que estava no ar (na forma de gás carbônico) e produzir energia para sobreviver. Existem animais que se alimentam das plantas, eles são chamados de animais herbívoros, quando comem as plantas, acabam utilizando os nutrientes dela (amido, um composto rico em carbono, principalmente) para produzir energia
4.O carbono sai dos animais e do nosso corpo através do processo da respiração. Respiramos o oxigênio do ar e expiramos gás carbônico. O carbono também pode sair na urina e nas fezes.
Tanto para plantas quanto animais o carbono é perdido durante o processo de decomposição. Quando plantas e animais morrem, os organismos presentes no solo consomem o carbono que existia neles.
Página 50
4-
fotossíntese
\/ C
árvore ——C——> inseto ——C——> predador ——C——> eu
\/ C \/ C \/ \/ C \/ \/ C \/
respiração exc. resp. exc. resp. exc. resp.
obs: a árvore é pra desenhar
obs: depois, escreve decompositores, e liga todos nele (árvore, inseto, predador, eu)
obs: e ligue todos na fotossíntese também
obs: as \/ ; /\ e —> são as setas
legenda:
C: carbono
exc: excreção (urina, fezes)
resp: respiração
7-
R:
co2 co2 co2 co2
arvore-gafanhoto-passaro-decompositor
co2 co2 co2
fezes fezes solo
8-
R:os decompositores obtvem carbono atraves da alimentaçao e liberam na respiraçao.
Página 51
R:cana de açúcar – álcool – carro [co2 (dióxido)
[co (monóxido)
Página 52
exer.1
R:plantando arvores elas vão realizar fotossíntese q retira da atmosfera o Co2.O dióxido de carbono é o principal gás do efeito estufa intensificado.
Página 53
exer.2
R:sol-cana de açúcar – álcool - automóvel
Página 54
exer.3
R:alternativa D
exer.4
R:alternativa C
Página 55
5. A glicose é o carboidrato mais importante da biologia, pois as células a utiliza como fonte de energia e ainda intermediária do metabolismo.( è o açúcar que o corpo retira dos alimentos)

Volume 2

Página 4
Figura 1 → carrapato, mamífero
Figura 2 → Lagarto, planta
Figura 3 → bromélia, árvore
Figura 4 → Onça, peixe, árvore
Página 4
questão 1 e 2
1-) sim.
2-) são relações entre os seres vivos
2-
resposta: com exceção da figura três, as outras todas mostram um ser se alimentando de outro.
Página 7
ex. 1 (o quadro pra completar)
obs: o quadro só cabe 9, e tem 13, se a professora pedir faça o resto no caderno, e vou colocar na ordem (exemplo, seres citados, prejudicados, beneficiados e indiferentes)
1 / coruja, perereca / perereca / coruja / nenhum
2 / semente de cipó-chumbo, pitangueira / pitangueira / cipó-chumbo / nenhum
3 / carrapato, capivara / capivara / carrapato / nenhum
4 / bactéria, macaco-prego / macaco-prego / bactéria / nenhum
5 / lombriga, porco-do-mato / porco-do-mato / lombriga / nenhum
6 / gambá, besouro / besouro / gambá / nenhum
7 / abelhas, goiabeira-brava / nenhum / abelha, goiabeira-brava / nenhum
8 / perereca-verde, perereca-listrada / perereca-verde, perereca-listrada / nenhum/ nenhum
9 / bromélia, galhos / nenhum / bromélia / galhos
10 / gambá, cutia, palmito-juçára / palmito-juçara, gambá, cutia / gambá, cutia / nenhum
11 / sanguessuga, sapo / nenhum / sanguessuga / sapo
12 / joaninha, galho de amoreira, pulgões / pulgões / joaninha / galho de amoreiras
13 / alga, fungo / nenhum / alga, fungo / nenhum
Página 7
ex. 2
não precisa responder
Página 7 e 8
ex. 3
1 > coruja (+) ---- perereca (-)
2 > semente de cipó-chumbo (+) ---- pitangueira (-)
3 > carrapato (+) ---- capivara (-)
4 > bactéria (+) ---- macaco-prego (-)
5 > lombriga (+) ---- porco-do-mato (-)
6 > gambá (+) ---- besouro (-)
7 > abelhas (+) ---- goiabeira-brava (+)
8 > perereca-verde (-) ---- perereca-listrada (-)
9 > brombélia (+) ---- galhos (0)
10 > gambá (+) ---- cutia (+) ou (-) ---- palmito-juçara (-)
11 > sanguessuga (+) ---- sapo (0)
12 > joaninha (+) ---- galho-de-amoreira (0) ---- pulgões (-)
13 > algas (+) ---- fungo (+)
Página 9
1 - A atividade um, não é para fazer nada.
2:
1 - Predação
2 - Parasitismo
3 - Parasita Externo
4 - Parasita Interno
5 - Parasita Interno
6 - Predação
7 - Sociedade
8 - Competição
9 - Comensalismo
10 - Competição
11 - Inquilinismo
12 - Predação
13 - Mutualismo (eu acho)
Página 10
1: Eu sei que não dá para entender nadas, mas.. ta ai.
http://i48.tinypic.com/2mh6kk9.jpg
2:
Lobo guara + / Pequenos roedores -
Logo guara + / Aves -
Logo guara + / Bobeira -
Logo guara - / Vermes +
Página 11
1) e - inquilinismo e mutualismo
2) c – parasitismo
Página 12
1- o passaro mais claro é o chupim.Pois o chupim pega o alimento da boca do outro (tico-tico)
2- Comensalismo
3- pois o chupim tem filhotes e coloca seus ovos em ninhos de outras especies, para que eles possam cuidar deles
Página 12
1) o tico-tico é o pássaro amarelo, e o chupim é o preto.
2) tico-tico (-) chupim (+)
3) Porque tanto o pássaro quanto o homem se aproveitam dos outros para se beneficiar.
Página 13
Nomes de todos animais ~ Interaçao
Formiga de correiçao (+) grilos (-) ~ Predatismo
Formiga de correiçao (+) aranhas (-) ~ Predatismo
Formiga de correiçao (+) baratas (-) ~ Predatismo
Formiga de correiçao (+) roedores (-) ~ Predatismo
Formiga de correiçao (+) largata (-) ~ Predatismo
Formiga de correiçao (+) aves (+) ~ comensalismo
Aves (+) mariposas (-) ~ Predatismo
Aves (+) moscas (-) ~ Predatismo
Vespas (+) garfanhotos (-) ~ Parasitismo
Lavas (+) garfanhotos (-) ~ Parasitismo
Página 15
1 240 filhotes
2 240000
3 28800000
4 Porque ha mt predadores e muitos venenos contra ratos que os humanos colocam pelo meundo.
Página 16
1 maior: 2000. menor 2001
2 maior:2000, menor:2001
4 O maior numero na população de corujas
5 o menor numero da população de ratos
6 não teria alimento para as corujas, então elas desapareceriam tambem.
Página 17
7)=Indica o crescimento da populaçao de ratos e corujas.
8)=Corujas
Ratos.
Página 20
3- sim a presença do fungo diminui a populaçao de cigarrinhas
4-hipotese1- correta, de acordo com a tabela a presença do fungo faz diminuir
a populaçao de cigarrinhas.
hipotese 2- errada pois pois se o fungo prejudicasse a planta nao iria solucionar o problema
hipotese 3- correta, o fungo nao prejudica a planta apenas as cigarrinhas fazendo diminuir a reproduçao delas.
Página 21
5-sim. porque vai diminuir o numero de cigarrinhas, assim a planta vai ter mais seiva de sua raiz e a fotossintese dela nao vai ser prejudicada e a palnta vai produzir mais.
6-prejudicados- cigarrinhas e cana-de-açucar
beneficiiados- fungo e cigarrinha
7- cana-deçucar->cigarrinhas->fungos
8- o fungo. pq ele é mais eficiente, nao prejudicaria os rios, contaminando sua agua e destruindo sua fauna original.
Página 22
1-a)=Pela grande quantidade de herbivoros.
b)=A populaçao de herbivoros iria aumentar.
2-A quantidade de presas e sempre maior que os predadores.
Página 23
a)=Mutualismo,parasitismo.
Página 24
b)=A e B-sim
A e C-nao
Página 25
1)=Vaso 1.
2)=Vaso 4.
3)=Sim,porque na presença do milho o pesso da ervilha e diferente.
4)=Para realizar com porçoes.
5)=Para saber em qual situaçao a planta cresceria mais.
Página 26
6)=Crescem menos quando compartilham o mesmo solo.
7)=Compartilhando o mesmo solo houve mais alteraçao do pesso.
8)=Agua e sais minerais presente no solo.
Página 27
1)=6 bilhoes e 700 mil.
2)=180 milhoes.
3)=1 milhao e 650.
4)=Aumentando.
Página 29
1)=Sao confiaveis,pois sao provinientes da ONU e do IBGE.
Página 31
a)=
b)=Ambas aumentaram.
c)=Ambas crescem no mesmo ritimo.
d)=Estara aumentando cada vez mais.
e)=Sim,as duas populaçoes aumentaram.
Página 36
questão
6-
504 kj.
7- Não . matéria não assimilada.
Página 49
1)
Algas -> Peixes herb. -> Peixes carn. -> Mergulhões
(Produtores) C1° C2º C3°
2)A quantidade de DDT dobra a cada nível trófico .
3)A quantidade de DDT .
4)Porque os peixes estão no começo da cadeia alimentar e não são muitos afetados pelo DDT, já os mergulhões estão no final da cadeia e por isso são mais afetados , por causa da concentração de DDT que aumenta a cada nível trófico .
5)
Algas -> Peixe herb. _> Peixe carn. _> mergulhões -> Ser Humano
(Produtores) C1° C2° C3º C4°
Poderia, porque a concentração de DDT seria grande .
6)É um resto, pois ele é usado com um objetivo e o que sobra fica contaminando o meio ambiente .

Volume 3

(em breve)

Volume 4

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
VULNERABILIDADE
Professor, foi adotado o termo “aparelho” para manter a nomenclatura usada pelo
programa DataSus, que é a fonte dos dados da tabela reproduzida no Caderno do Aluno.
Páginas 3 - 5
1. Sugestões: a terceira coluna, que tem o título “neoplasias”, poderia ser substituída por
“cânceres”. Outras possibilidades de substituições: “originadas no período perinatal”
por “próximas ao parto”; “do aparelho circulatório” por “de circulação”; “do
aparelho respiratório” por “de respiração”; “causas externas” por “acidentes e
assassinatos”.
2. Na faixa etária acima de 80 anos (184 563 mortes).
3. Doenças do aparelho circulatório (285 146) e outras causas (163 731). O aluno
também poderia se argumentar que a segunda maior causa conhecida de mortes
foram as neoplasias (140 730), já que não há informações precisas no item “outras
causas”.
4. Em 2004, morreram23 553 jovens.
5. Causas externas, com 16 382 mortes (acidentes, assassinatos, suicídios etc.).
Provavelmente, mortes com essas causas são comuns entre 10 e 19 anos porque os
jovens se deslocam para trabalhar e estudar (estando mais sujeitos a acidentes) e
tendem a se envolver em conflitos que resultam em morte.
6. Doenças do aparelho circulatório (20 664 mortes). Provavelmente pessoas acima de
40 anos estão mais sujeitas a esse tipo de morte porque há um desgaste do aparelho
circulatório com a idade (perda de elasticidade dos vasos sanguíneos, problemas no
coração etc.).
7. Doenças do aparelho circulatório, com 77 230 casos. Provavelmente, o desgaste do
aparelho circulatório se acentua com a idade.
8. Em 2004, morreram de “causas externas” 125 480 pessoas.
GABARITO
Caderno do Aluno
Biologia – 1a série – Volume 4
Cálculo de porcentagem
Páginas 5 - 7
1 a 4 anos
5 a 9 anos
Doenças
infecciosas e
parasitárias
7,46
17,00
8,91
Neoplasias
0,30
8,16
14,74
Tipos de doença
Doenças do
aparelho
circulatório
0,89
2,88
4,03
Doenças do
aparelho
respiratório
6,67
20,30
8,75
Doenças
originadas
no período
perinatal
61,25
0,60
0,22
Outras
causas
Causas
externas
2,22
21,21
28,44
22,63
40,37
22,99
3,36
6,76
4,30
4,03
0,06
11,93
69,55
5,85
4,84
4,89
3,33
0,04
9,79
71,27
11,38
9,89
12,91
5,18
0,02
43,15
17,46
8,49
18,03
25,61
6,09
0,00
21,28
20,50
5,37
23,23
34,56
7,35
0,00
19,78
9,71
3,93
23,02
39,34
10,65
0,00
18,43
4,63
3,37
18,98
42,40
14,35
0,00
18,02
2,88
Mais de 80
3,18
11,85
43,86
19,76
0,00
18,76
2,61
1. A principal causa de morte para cada faixa etária está sublinhada na tabela acima.
2. Doenças do aparelho circulatório.
GABARITO
Caderno do Aluno
Biologia – 1a série – Volume 4
3. Doenças originadas no período perinatal.
4. A faixa etárias que vai de50 a 59 anos.
5. A de 1 a 4 anos, em que a mortalidade provocada por doenças infecciosas é maior.
6. Resposta pessoal, mas que represente adequadamente os dados que a tabela informa.
O nome dado pelo Ministério da Saúde para essa tabela é “Mortalidade proporcional
por grupos de causas e faixa etária”.
Vulnerabilidade por faixa etária
Páginas 7 - 8
1. As doenças do aparelho circulatório são a maior causa de morte nessa idade.
Portanto, há grandes chances de que uma pessoa nessa idade tenha morte com essa
causa.
2. Sim, pois o número de mortes por essa causa após os 5 anos de idade é
proporcionalmente muito baixo.
3. Sim, pois é nessa faixa etária que as mortes por doenças infecciosas são mais
frequentes.
4. Não, pois existe um grande número de mortes nessa idade relacionado a problemas
respiratórios, como a gripe.
A vulnerabilidade nos gráficos
Páginas 9 - 10
Professor, o termo vulnerabilidade, segundo Ayres et. al (2003), significa a chance
de exposição das pessoas ao adoecimento, que resulta de um conjunto de aspectos
referentes imediatamente ao indivíduo na sua relação com o coletivo e com o meio. Nas
palavras desse autor, a vulnerabilidade pode ser definida como: “[...] chances
probabilísticas de susceptibilidade, atribuíveis a um indivíduo qualquer de grupos
populacionais particularizados, delimitados em função da exposibilidade a agentes
(agressores ou protetores) de interesse técnico ou científico”. Nesse sentido, a
vulnerabilidade a eventos e comportamentos de risco consistem na oportunidade de
exposição de pessoas ao adoecimento, como resultante de um conjunto de aspectos, que
mesmo referindo imediatamente ao indivíduo, têm relação com o coletivo. Além disso,
a interpretação da vulnerabilidade deve incorporar, necessariamente, o contexto onde as
GABARITO
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Biologia – 1a série – Volume 4
pessoas vivem, o que pode acarretar maior susceptibilidade à infecção e ao adoecimento
e, de modo inseparável, à maior ou menor disponibilidade de recursos de todas as
ordens para a proteção das pessoas contra as enfermidades.
AYRES J.R.C.M. (2002). Sobre o risco: para compreender a epidemiologia. São Paulo: Hucitec.
Gráficos montados com base nos resultados da tabela de “Tipos de Doenças” . Fonte: Ministério da Saúde. Sistema de
Informações sobre Mortalidade (SIM). Quadro produzido a partir do programa do DataSus, disponível em:
. Acesso em: 30 jun. 2010.
1. Mais velhas, pois, conforme a idade aumenta, o aparelho circulatório fica mais
desgastado. Aparecem problemas nos vasos sanguíneos (entupimentos causados por
GABARITO
Caderno do Aluno
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gordura, perda de elasticidade), na pressão arterial (hipertensão) e na eficiência do
coração em bombear o sangue. (A segunda parte da questão ainda não foi trabalhada
com os alunos, é apenas uma provocação para que pensem no assunto.)
2. As mortes causadas por doenças adquiridas no período perinatal. Isso porque essas
doenças geralmente causam mortes em crianças muito novas, até 1 ano, e pessoas
que ultrapassam essa faixa etária morrem por outros motivos.
3. Jovens dessa idade costumam deslocar-se mais frequentemente, seja por trabalho ou
lazer, expondo-se a maiores riscos de acidentes de transporte. Além disso, pessoas
dessa idade expõem-se mais a situações de violência em que há risco de morte.
4. Pessoas com mais de 60 anos tendem a deslocar-se menos e a expor-se menos a
situações de violência. Além disso, muitas pessoas dessa idade já se aposentaram e
não correm riscos de acidentes no trabalho.
5. Essa é uma recomendação procedente, pois o número de pessoas que morrem devido
a problemas circulatórios aumenta progressivamente depois dos 40 anos.
Páginas 11 – 12
1.
Doenças
Doenças
originadas
infecciosas
Doenças do Doenças do
no
e
aparelho
aparelho
período Causas Outras
parasitárias Neoplasias circulatório respiratório perinatal externas causas
Sexo
Masculino 2,60
Feminino 5,97
5,16
12,26
3,07
7,13
3,02
6,99
0,06
0,05
78,64
43,51
2. As mortes por causas externas.
3. As mortes por causas externas.
GABARITO
Caderno do Aluno
Biologia – 1a série – Volume 4
4.
Gráfico construído com base nos resultados da tabela do exercício 1 da página 11.
5. Os homens dessa idade possivelmente deslocam-se por distâncias mais longas para
trabalhar, expondo-se a maior risco de acidentes de transporte. Provavelmente,
realizam trabalhos mais pesados, em que a possibilidade de acidentes é maior. Além
disso, envolvem-se mais frequentemente em brigas e situações violentas, em que há
risco de morte.
6. Espera-se que os alunos reescrevam a resposta enfatizando mais a questão dos
acidentes de transporte e o envolvimento em brigas com morte.
7. A afirmação feita por esse médico não é válida para a faixa etária de 10 a 19 anos.
Segundo a tabela, as mulheres dessa idade são proporcionalmente mais vulneráveis
(7,13%) que os homens (3,07%) a doenças ligadas ao aparelho circulatório.
Páginas 12 – 13
O texto produzido pelo alunos deverá ser avaliado quanto à forma (ortografia,
concordância, coerência), mas também em relação às informações corretas sobre a
vulnerabilidade do destinatário da carta, que varia conforme a faixa etária da pessoa
escolhida.
GABARITO
Caderno do Aluno
Biologia – 1a série – Volume 4
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2
MENINA – MÃE E MENINO – PAI
O despertar para um sonho
Páginas 14 – 15
Uma parte substancial desta Situação de Aprendizagem utiliza o Projeto Vale
Sonhar, um kit educacional distribuído nas escolas de Ensino Médio da Secretaria da
Educação do Estado de São Paulo. Composto de três oficinas e elaborado pelo Instituto
Kaplan, este kit já vem sendo usado com sucesso por várias escolas. Recomenda-se a
consulta ao Livro do Professor, que acompanha o kit e traz uma discussão aprofundada
sobre o assunto. Em caso de dúvidas, consulte o Professor Coordenador da Oficina
Pedagógica (PCOP) responsável pela área de CNT, disciplina de Biologia na sua
Diretoria de Ensino ou o site do Projeto Vale Sonhar. Disponível em:
.
1. Resposta pessoal.
2. Resposta dependerá do sorteio.
3, 4 e 5. Respostas pessoais, mas espera-se que o aluno reflita sobre as consequências de
uma gravidez na adolescência.
6. A resposta dependerá das discussões e da experiência pessoal de cada aluno. Seria
interessante que pelo menos alguns dos itens a seguir fossem mencionados: os riscos
de complicações na gravidez são maiores na adolescência; ser pai ou mãe
precocemente pode atrapalhar o desenvolvimento psicológico dos adolescentes; a
possibilidade de abandonar os estudos por conta do bebê; o abandono dos estudos
pode levar a um emprego pior no futuro; maiores dificuldades para criar um filho.
É possível que haja casos de jovens pais na sala. Em vez de encará-la como uma
situação
esclarecimentos, para trocas de experiências e compreensão. Antes de tratar do
assunto, converse com os jovens pais avisando-os do tema das aulas e perguntando
se ficariam à vontade para contar sua experiência. Se sim, explore essa grande
oportunidade para esclarecimentos, para a quebra de preconceitos, para trocas de
constrangedora,
explore-a
como
uma
boa
oportunidade
para
GABARITO
Caderno do Aluno
Biologia – 1a série – Volume 4
experiências e compreensão. A gravidez na adolescência é um assunto polêmico,
recheado de preconceitos e de ideias equivocadas (como atribuir toda a culpa à
mulher e toda a virilidade ao homem), e essas ideias devem ser questionadas. É
importante que todos se manifestem e sejam ouvidos respeitosamente; diálogo é a
palavra-chave para este trabalho. Acima de tudo, essa proposta busca tornar a escola
um espaço onde os adolescentes possam encontrar informações confiáveis e expor
suas ideias, seus medos e incertezas típicas da idade.
7. Resposta pessoal, mas espera-se que os argumentos enumerados na resposta anterior
sejam incorporados nessa mensagem.
Jogo: nem toda relação sexual engravida
Páginas 15 – 16
Esta etapa da Situação de Aprendizagem utiliza a segunda oficina do Projeto Vale
Sonhar, um jogo de perguntas e respostas. É fundamental que o professor se prepare
para a atividade informando-se sobre as respostas das questões que aparecerão durante o
jogo. Essa atividade busca esclarecer questões sobre os jogos sexuais e sobre os tipos de
práticas sexuais que podem causar gravidez – assuntos em que, em geral, imperam a
desinformação e os equívocos dos alunos. Perguntas como: “relação sexual durante a
menstruação engravida?” deverão ser devidamente respondidas nesta etapa, que
propicia também aos alunos a oportunidade de apresentar suas próprias dúvidas.
Instruções detalhadas encontram-se no Livro do Professor do kit.
Cabe a você, professor, dar atenção especial ao tópico de avaliação, no fim da
oficina, por ser esse o momento em que as discussões serão organizadas e as dúvidas
esclarecidas. É importante que os alunos percebam que essa não é apenas uma atividade
de diversão, mas que se trata de um jogo em que informações importantes serão
transmitidas.
Jogo: engravidar é uma escolha
Páginas 16 – 18
1. São métodos para evitar a gravidez.
2. Resposta pessoal.
GABARITO
Caderno do Aluno
Biologia – 1a série – Volume 4
3. Resposta pessoal. As dúvidas específicas sobre cada método deverão ser explicadas
durante o jogo. Espera-se que o que foi aprendido durante o jogo cause mudanças nas
notas atribuídas a cada método contraceptivo. Espera-se, também, que os alunos
justifiquem adequadamente as mudanças que fizerem.
Páginas 18 – 19
1. Resposta pessoal, que será confrontada mais tarde com os textos.
Páginas 19 – 23
2. Não. O texto 2 não foi assinado, sendo, portanto menos confiável que o primeiro, que
é uma entrevista com um especialista reconhecido no assunto.
A explicação dada por cada aluno na questão 1 será ou não descartada dependendo
do seu conteúdo.
3. Os adolescentes não sabem como se prevenir (falta de informação) – descartada pelo
texto 1.
O custo de se prevenir é muito alto – descartada pelo texto 3.
4. Um exemplo:
O custo de se prevenir é muito alto – descartada pelo texto 3. Camisinhas são
distribuídas gratuitamente por postos de saúde e por hospitais. O preço médio de uma
camisinha em São Paulo, em farmácias, é cerca de R$ 1,00.
Página 24
O texto produzido pelos alunos pode ser avaliado com os mesmos critérios que
nortearam a escrita (página 24 do Caderno do Aluno ). Isto é: o conteúdo dos parágrafos
obedece às instruções dadas? Os aspectos formais (ortografia, sintaxe etc.) estão
adequados?
GABARITO
Caderno do Aluno
Biologia – 1a série – Volume 4
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3
A AIDS TAMBÉM É PROBLEMA SEU
Páginas 25 – 26
1. Ela teve problemas no estômago e, ao consultar um médico, descobriu que tinha
contraído Aids.
2. Primeiro, sentiu-se traída pelo médico que fez um exame sem seu consentimento.
Depois, sentiu-se muito culpada por ter feito sexo, como se fosse um crime.
3. Porque a Aids é uma doença que pode ser contraída em uma relação sexual sem
proteção ou por meio de seringas contaminadas.
4. Resposta pessoal.
Página 27
• Vírus: microrganismos menores que células, capazes de infectar e de se reproduzir
dentro de células de outros seres. Alguns deles causam doenças, como o sarampo, a
herpes, a dengue e a Aids.
• HIV: nome do vírus causador da Aids. A sigla significa vírus da imunodeficiência
humana, em inglês.
• Aids: sigla em inglês que significa síndrome da imunodeficiência adquirida. Trata-se
de uma doença transmitida por um vírus que invade certas células do sistema de
defesa do corpo (linfócitos), matando-as. O vírus é transmitido por contato com o
sangue ou secreções genitais de pessoas infectadas.
• Sistema imunitário (ou imunológico): sistema de defesa do corpo humano,
composto principalmente de várias células brancas do sangue (leucócitos).
• Candidíase: infecção causada por um fungo (Candida albicans), que causa feridas
brancas, geralmente na boca ou em outras mucosas (ânus, genitais). Ataca
GABARITO
Caderno do Aluno
Biologia – 1a série – Volume 4
principalmente crianças e pessoas debilitadas, sendo conhecida popularmente como
“sapinho”.
Página 28
1. Aids.
2. As células responsáveis pela defesa do organismo, ou seja, os leucócitos ou, mais
especificamente, os linfócitos T CD4.
3. O exame de sangue apenas detectaria a baixa quantidade de leucócitos, que pode ter
varias causas além da Aids. O sapinho aparece em vários doentes, mas não em todos;
na realidade, a candidíase é uma doença frequente em pessoas que estão com o
sistema imunitário deprimido, não apenas em doentes com Aids. Portanto, o exame
da presença do HIV é o decisivo para verificar se a pessoa está com Aids.
4. As defesas do nosso corpo normalmente eliminariam a candidíase, mas a Aids
destrói as células responsáveis por essa defesa. Assim, a doença acaba penetrando no
corpo e tendo uma gravidade maior.
5. Porque o vírus HIV mata as células responsáveis pela defesa do corpo.
6. Porque a Aids pode ser transmitida pelo sangue de uma pessoa com o HIV. Como
muitas drogas são injetáveis e seu uso depende do contato com o sangue, usar drogas
pode facilitar a infecção por HIV.
Verdades e mentiras
Página 29
• Respostas pessoais.
Páginas 29 – 30
1 e 2. Respostas pessoais. Espera-se que os estudantes sugiram a busca de informações
em fontes confiáveis, como livros didáticos, livros da biblioteca, ou perguntem a
pessoas mais velhas, ou a médicos, em postos de saúde, revistas, internet etc. O
importante, neste momento, é que os alunos reflitam sobre a confiabilidade das
fontes de informação.
GABARITO
Caderno do Aluno
Biologia – 1a série – Volume 4
Páginas 30 – 32
1. Respostas dependerão das tarefas de cada aluno e do resultado de cada pesquisa.
2. Respostas dependerão das tarefas de cada aluno e do resultado de cada pesquisa, mas
todos deverão copiar algumas dúvidas e conselhos em seus cadernos.
Professor, em caso de dúvidas sobre os conselhos ou dúvidas dos alunos, esclareça-
as no site: , do Programa Nacional de Combate à Aids.
Páginas 32 – 34
1. Preconceito. Não há formas de contrair o vírus da Aids por meio de contato no
vestiário. A única exceção é se houver acidentes com sangue.
2. Prevenção. O contato sexual pode transmitir Aids.
3. Prevenção. O contato com sangue contaminado pelo HIV pode transmitir Aids.
4. Preconceito. Não se pode pegar Aids por meio de uma convivência normal em uma
escola. A única exceção é se houver acidentes com sangue.
5. Preconceito. Não se pode pegar Aids por meio de uma convivência normal em um
escritório. Uma pessoa portadora do HIV pode levar uma vida saudável se for
corretamente medicada. A única exceção é se houver acidentes com sangue.
6. Prevenção. O contato com sangue contaminado pelo HIV pode transmitir Aids.
7. Preconceito. Não se pode pegar Aids por sentar no mesmo banco que uma pessoa
portadora do HIV sentou. A única exceção é se houver acidentes com sangue.
Páginas 34 – 35
Nesta pesquisa espera-se que os alunos possam levantar informações a sobre a
implantação do programa, as disputas comerciais com os laboratórios, o custo
operacional do programa e o montante de recursos necessários à sua manutenção; as
principais drogas incluídas no programa e como elas atuam, e também, como o vírus
HIV reconhece suas células-alvo e as parasita. A principal fonte de pesquisa é o próprio
GABARITO
Caderno do Aluno
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site do Programa disponível em: . Professor: estimule os alunos a
verificarem se esse programa tem repercussões na comunidade em que eles vivem; por
exemplo, se há pessoas atendidas.
GABARITO
Caderno do Aluno
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SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4
CAMISINHA É PREVENÇÃO
Páginas 35 – 38
1. É possível que haja algumas palavras de difícil compreensão ou que não sejam
compreendidas por alguns alunos da classe. Tais palavras deverão ser apontadas
pelos alunos. A consulta ao dicionário pode ser útil nesse momento.
2. Espera-se que algumas das instruções não estejam completas e que os alunos
consigam detectar esse problema.
3. É possível que haja frases que permitam dupla interpretação. Exemplo: “na parte de
cima da camisinha”, como saber qual é a parte de cima? Os alunos deverão propor
outras frases, mais diretas e menos ambíguas, para substituí-las.
4. Espera-se que os alunos opinem sobre a qualidade da instrução feita pelo colega,
justificando e mantendo a coerência com as respostas anteriores.
Páginas 38 – 39
No texto dos alunos, deverá estar claro que eles compreendem quais são as
consequências de uma gravidez na adolescência, tanto no plano pessoal dos jovens pais
como no plano social (aumento no número de filhos indesejados, piora na média da
escolaridade da população, piora na qualidade de mão de obra, diminuição dos salários).
O texto deverá ter a estrutura de uma carta, com data, saudações e despedida. Além
disso, deverá também estar correto do ponto de vista formal (ortografia, sintaxe,
concordância etc).

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