sexta-feira, 19 de agosto de 2011

1º ano Inglês


1º ano Inglês

Volume 1

Página 3
1- 4
2- Where English spoken 1
3- 12
4- 06
5- Licões de casa
6- 12 e 17
7- 5
8- 4
9- 2
10- Songs, sites e filmes

Página 5
-
a ) United States
b ) United Kingdom
c ) Canadá
d ) Austrália
e ) New Zealand
f ) Italy
g ) Guiana
Corrigindo
f) Ireland
OBS: Inglês não é a língua oficial da Itália
Página 6
2)
Gráfico de informações sobre a % de pessoas que falam a língua oficial do pais,
3)
a) 347,6
b)63%
c)United Kingdon
d)Canada
e)Brazil e portugal
Página 7
Tradução do texto
‘ A língua internacional: Inglês!
O Inglês está presente em todos os dias da nossa vida. Se você tem acesso a Internet a maioria das informações estão em Inglês, se você gosta pop, muitas delas são em Inglês, se você vai ao cinema, a maioria das produções dos filmes são em Inglês;
Em outras palavras, nos temos contado com o Inglês, o tempo todo. Há em torno de 700milhoes de pessoas que fala em Inglês no mundo
Em alguns países ele é a primeira língua como Estada Unidos e Reino Unido. No Canadá; as pessoas falam em Inglês e Francês com língua oficial. Em outros paises como a Africa do Sul, Paquistão e Índia, ele é a segunda língua oficial. E nos não podemos esquecer pessoas que necessitam falar a língua por razões profissionais: O mundo da ciência e negócios usa em Inglês como meio de comunicação. Por esse motivo o Inglês é considerado “Língua Franca”
Mas é a língua de todos esses contextos em uso? Claro que não. A diferentes tipos de Inglês. Por exemplo, uma pessoa British chamaria um táxi para casa, mas um americano chamaria um táxi; um estudante na escola no EUA usa uma apagar, enquanto que um menino de escola na Inglaterra usa uma borracha: E sou americano dentro de um banco de espera na linha, considerando que um britânico espera em uma fila…
Página 7
Exercício 4
A) A outra língua falada pelos canadenses é francês, divido ao processo histórico de colonização.
B) Nem todas, pois alguns falam espanhol.
C) África do Sul, Paquistão, Índia
D) Porque é a língua dos negócios
E) A diferença está no vocabulário inglês americano e britânico!
Página 7
4.
a)
R:The other languages is French due to the fact Canada had also French settlers
b
R:Because there are many immigrants who haves different nationalites
c)
R:South Africa,Israel,India
d)
R:Because it’s a lingua franca
Página 8
lift
faucet
biscuts
cooker
check
fridge
movie theater
Página 9
b) lift
c)cookies
d)check
e)refrigerator or a stove
2)
b)singapore
c)jamaica
d)Belize
e)samoa
f)Philippines
Página 9
exercício 2:
A) Índia
B)Singapura
C)Jamaica
D)Belize
E)Samoa
F)Philippinas
Página 10
Na seqüência
3 -
a- (x) a question word.
b- (x) a verb.
4a- já tem resposta :D
b) Tom and Peter do speak how many languages
c) Tou meve from California
d) Does Monica’s husband study French
e) How old and are steven an mark
Página 12
1. É um texto informativo e sobre essa instituição, a AFS.
o que fazemos
uma declaração de propósito
AFS é uma internacional, voluntária, não governamental, sem fins lucrativos que oferece oportunidades de aprendizagem intercultural para ajudar as pessoas a desenvolver conhecimentos, habilidades e compreensão necessárias ti criar uma palavra mais justa e pacífica
os principais valores e atributos de afs
afs permite que as pessoas agem como cidadãos globais responsáveis que trabalham pela paz e compreensão em um mundo diverso. reconhece necessários para criar um mundo mais justo e pacífico
afs pretende afirmar a fé na dignidade e no valor de cada ser humano e de todas as nações e culturas. encoraja o respeito pelos direitos humanos e liberdades fundamentais sem distinção de raça, sexo, língua, religião ou status social.
afs atividades são baseadas em nossos valores fundamentais da dignidade, respeito pelas diferenças, harmonia, sensibilidade e tolerância.
aprovada no Congresso Mundial 1993
Página 13
2. a) Our 2010 vision.
b) Our 90 years history.
c) AFS Ground with AFS.
d) AFS Ground the world.
3.(c)
(d)
(b)
(a)
4. a) É uma organização internacional, voluntária, não-governamental, sem fins lucrativos que oferece oportunidades de aprendizagem intercultural.
b) É injustiça, desigualdade e intolerância.
c) Dignidade, respeito pelas diferenças, harmonia e sensibilidade.
5. a) in
b) by
c) on
d) for
e) at
Página 14
c) AFS pretende afirmar a fé na dignidade e no valor de cada ser humano e de todas as nações e culturas. Ela encoraja o respeito pelos direitos humanos e liberdades fundamentais sem distinção de raça, sexo, língua, religião ou status social.
Página 15
1-
a-já tem a resposta
b- knowledge
c- understanding
d- provides
e- inequity
f- create
2-
a- já tem a resposta
b- in
c- on
d- on
e- for
f- of
Página 16
a)to travel
b)to stay
c)meeting
d)to go
e)being
4-
a)to change
b)talking
c)working
d)to call
Página 18
Tradução
Benefícios de Estudos Interculturais
O que você pode aprender com uma experiência AFS?
“O México fez algo para mim e para todos os outros que vieram a Benito Juárez, que caiu. Eu não se tornei uma “nova” pessoa.Eu não estou mesmo certo que eu quero dizer que eu mudei .Eu recebi uma nova dimensão à minha vida , e um amplo alicerce para o equilíbrio ao fazer minhas percepções do mundo. ”
Vilde Michelsen Vaeroyvik, AFS norueguês estudante para o México.
“Meu tempo na Alemanha me ensinou o valor de fazer perguntas, e do aprendizado de suas verdadeiras, se dura, respostas.Alemanha mudou, em meus olhos, de uma terra de” Bier und bratwurst para uma das pessoas sinceras, cujas atitudes e percepções refletem sua história. Conseqüentemente, eu agora percebo que cada país do mundo é, sem dúvida merecedora de atenção e compreensão. ”
Alexis Duecker, U. S. estudante AFS para a Alemanha.
“Antes de partir para Itália, eu constantemente se eu estaria riram, se eu caberia em.Agora percebo como eu era bobo.”
Ho Chui Ping, estudante AFS da Malásia para a Itália.
Essas mulheres três jovens são os vencedores do 2007 AFS “Minha Visão Diferente” concurso de redação. ler suas redações e os dos outros participantes do AFS no meu ponto de vista diferente.
Nós nos relacionamos uns com os outros porque estamos similar.nós forma de aprender uns dos outros porque somos diferentes.
Página 19 e 20
a) Três estudantes deram seus depoimentos: Vilde Michelsen, Alexis Duecker e Ho Chui Ping
b) Os três depoimentos são de mulheres. Elas são dos Estados Unidos, Malásia e Noruéga. Estudam no México, Alemanha e Itália
3)
a) “I am not even sure I want to say I Changed.”
b) “My time in Germany taughtme the value of asking questions.”
c) “Now I realize how silly I was.”
d) “Mexico did something to me, and to everyone else who came to Benito Juárez that fall.”
4)
is
came
arrived
was
felt
made
were
study
help
don’t spoke
want
Página 20
Tradução Texto
Oi, meu nome é Silvia e estou aprendendo Inglês na Guiana, na América do Sul. Eu vim para este país com a ajuda da AFS internacional, e eu estou gostando muito da visita. Eu cheguei há duas semanas e no início foi difícil porque eu me sentia infeliz, sem minha família e amigos perto de mim. Mas eu rapidamente faz amigos e as pessoas aqui são tão agradáveis e simpáticos. Eu estudo Inglês a cada dia e ajudar a minha família de acolhimento. Eu não falo fluentemente Inglês, mas quero aprender. É uma grande experiência para mim!
Os melhores cumprimentos,
Silvia
Página 21
1) a – exemplo ..
b – harsh
c – realize
d – sure
e – fit in
f – worthy
Página 22
2) a ordem da coluna B
d if you …
e However …
a and then …
c when you …
f In addition …
b Fortunately, nobody …
3) came , missed , called , spoke e got.
Página 23
4) a – Did , didn’t
b – don’t
c – didn’t , do
d – doesn’t
e – did , Didn’t
Página 25
1)Futebol e Carnaval.
Festas Juninas,festa do peão ,festas folclóricas.
Preservação do meio ambiente.Floresta Amazônica e etc…
2-
a) pessoas´= caipiras, carioca, os baianos , gaúchos etc…
b) linguagem= português
c)costumes= paulistas sempre uma pizza na mesa, chimarrão os gaúchos gosta muito as praias sempre nos finais de semana ou nos feriados.
d)tradições= festa junina, carnaval, os campeonatos de futebol(brasileiro, estadual), as festa folclóricas.
e)outros= Paisagens lindas: O cristo redentor e o elevador na Bahia,e as nossas comidas típicas de cada estado.
Página 28
A) Nown, adjective
B)Correct
C)Jobs
D)Correct
Página 29
3-A) Jogo de damas, Não há variantes.
B) Significa movimento,dança, varia de classe gramatical.
Ex: VT, VI- mover-se, mexer.
há contextos de diferentes usos, Ex: Get a move on – caminho.

Volume 2

Página 4
1 ) Sim , por exemplo: meio ambiente , educação , agricultura , vida saudável e etc.
2 ) a – front page
b – economy
c – editorial
d – letters to editors
e – classifieds: autos
f – classifieds : real estate
g – classifieds : jobs
h – local news
i – world news
j – sports
k – entertainment
l – science & technology
Página 5
3 –
1-EDITOR
2-HOOK
3-CAPTION
4-SCOOP
5-HEADLINE
6-DEADLINE
7-CROPPED
8-BYLINE
9-LEAD
10-REPORTER
11-OP-ED
12- ARTICLE
Página 6
4-
a) who/that
b) where
c) which/that
d) when
Página 7
1: é pra contornar a palavra correta de cada frase vou passar a palavra q eh pa contornar
A)a traffic warden is someone WHO makes [...] and are not parked WHERE they [...]
B)the painting WHICH was [...]
C)[...] is the day WHO we celebrate [...]
D)[...]took the one WHICH is closer [...]
E)[...] that the actress WHO played the captain’s[...]
2-
2-put the sentences together using who/that or which/that
A- They chose the magazines. they wanted to read the magazine
they chose the magazines which/that they wanted to read
b- we ate the cake. jane made the cake
we ate the cake which/that jane made the cake
c- She is the portuguese teacher. She will teach our class next year.
She is the portuguese teacher which/that She will teach our class next year.
d- He is that ten singer of ya-all. the girls in our school love him
He is that ten singer of ya-all who/that the girls in our school love him
e- i’m writing a paper on the history of kerenak indians in brazil. I have no hand in the paper on the histori of krenak indians in brazil tomorrow.
i’m writing a paper on the history of kerenak indians in brazil which/that I have no hand in the paper on the histori of krenak indians in brazil tomorrow.
f- I saw a strnage woman.The strange woman tried to sell her cell phone to me
I saw a strnage woman who/that The strange woman tried to sell her cell phone to me
Página 8
Exercice 3
(a) When
(b) Which
(c) Who
(d) Where
(e) That
(f) When
Página 9
ex. 1 -
The text A , is a Auto Clssifields , and the Text B is a Real State Classifield .
Página 9
tradução da questão 2
Eu sou proprietário de uma casa e gostaria de deixá-lo. É uma casa confortável, com ar condicionado central. Existem três quartos, dois banheiros e uma sala de bônus, onde um estúdio pode ser configurado. Existe também uma lavandaria e cozinha equipada com fogão e frigorífico. O pátio é cercado, então a casa está isolada e segura. A única restrição que faço refere-se animais de estimação não são allowe.The aluguel é de R $ 800 por mês, e você será solicitado a fazer um depósito inicial. Se você estiver interessado, pode me chamar em 541-977-3302
tradução questão B
Estou interessado em vender o meu carro. É um veículo chamado Chevy Silverado, com uma cabine estendida. É um mdel 2004 com um motor de 1500. Ele tem tração nas quatro rodas. É excelente estado e estou vendendo por apenas R $ 18, 900. Se você estiver interessado, pode me chamar de 503-432-12.
Página 10
3) Os anuncios contem abreviações e só tem as partes mais importantes.
Have Longer sentences: [x] Extended Versions
Have abbreviations: [x] Ads
Present key information only (i.e., are concise texts): [x] Ads
Present information and also opnions and explanations: [x] Extended versions
4)
a) year 2002
b) Low mileage
c) registration number
d) 4 cylinders
e) running condition
f) with radio cd player
g) aproximatily 1700 square feet
h) 2 minutes
i) with fire place
j) large fenced yard
5) Apt for sale, comft, 5 min city center. 2 bd, wardrobes 1 ba, 1 toeilet kitchen wit stove/ fridge/ freezer $ 80,000 accept 2006 car part pay 97574302.
Página 11
(h)
(D)
(E)
(B)
(C)
(G)
(A)
(F)
Página 12
(a) attic
(b) bedroom
(c) bathroom
(d) living room
(e) kitchen
(f) laundry
(g) yard
Página 13
a) toilet
b) washbains
c) bath tube
d) armachair
e) fireplace
f) vesot
g) skin
h) frigd
i) washing machine
j) dryre
Página 14
Traducao
Exercicio 01
Economia
As taxas de inflação caem drasticamente
Segundo o último Relatório de IHP,
As taxas de inflação baixou de outubro de
1,97% para 1,91% Novembre de …
Notícias Locais
Driver mortos em acidente trágico
Jonathan Kurdsey, 12, foi morto em acidente de ontem à noite na via expressa 59, quando um motorista de caminhão ….
Esportes
Kaká coroou o melhor jogador do ano
Em cerimônia realizada após a final contra
Milian, jogador brasileiro Kaká foi coroado
O melhor jogador do ano pela FIFA …
EXERCICO 02
Correção
Em “jogador Kaká coroou apostas do ano” (publicada em 2007/12/17)
Dissemos que a cerimônia em que o jogador brasileiro Kaká foi coroado o jogador veterinários do ano aconteceu após a final contra. Milian. Na verdade, a final foi contra o Boca. O erro foi corrigido em nossos arquivos.
Página 15
4. Johanne susherch, 40, is who supports the ideas presented by the anthor and
keam smashfield, 53, is aginst tha autor. The evidences are” to congratulate” and
“twas todally shoched”.
Página 15
now, ansewer:
a) Tanto no título como na data de publicação aparecem logo no início da nota. Vale mencionar que dado em inglês está no singular ordem mês, dia e ano.
b) -
c) in fact
d) Como se trata de uma versão on-line após a publicação de uma matéria ele pode ser acesso a correção, pode ser errado ou no próprio texto.
3- Para a manchete do noticiário local Im ” Driver Killed on tragio occident ” ( published) 12 , was the driven . Killed in the occident. In fact, jonathan Kurdseg was a passenger in the car.
4- Johanne : Sushleck após o ponto de vista do autor, algumas pistas encontradas no texto são : congratuation, insegertiful artide I totally agre. Kean smashfuld é contrário a posição defendido pelo autor.
Página 17
HOMEWORK: FOCUS ON LANGUAGE 3.
1 Expressing Agreement
- That’s so true.
- You’re absolutely right.
- I’m afraid I disagree with you.
- That’s exactly what I think.
- I agree with you 100 percent.
Expressing Disagreement
- I’d say the exact opposite.
- I couldn’t agree with you more.
- That’s not always true.
- I have a different opinion!
- I don’t think so.
Página 18
Ex: 2
1º na minha opinião, homens e mulheres tem papéis sociais e similares, devem ter os mesmo direitos.
2º se voce quer a minha opiniao sincera, eu acho que as pessoas só devem obter uma carteira de motorista quando tiverem 21.
3º do jeito que eu vejo, os homens tendem a ser mais bem sucedidos do que as mulheres na sua vida profissional.
4º tanto como eu estou preocupado, uma pessoa de 16 anos de idade, é responsavel o suficiente para dirigir.
5º eu acredito que a televisão é como uma droga. quando mais voce assiste, mais voce se torna viciado.
6º se voce me perguntar, eu acho que a televisão é grande nao só para entretenimento, mas tambem para fins educacionais.
Página 22
1-
a) wrote
b) saw
c) is poken
d) are made
e) manufactures
f) have been sold
g) has sent

Volume 3

(em breve)

Volume 4

SITUATED LEARNING 1
NEWS STORIES
Páginas 4 – 5
1 e 2. Respostas pessoais. Na atividade 1, os alunos devem fazer a antecipação do
conteúdo das notícias após terem lido apenas a manchete. Por isso, não há, nesse
momento, respostas certas ou erradas. Na atividade 2, as respostas também variam,
porque agora eles devem confrontar suas antecipações e as informações que
encontram nos textos após lerem apenas o primeiro parágrafo.
3. A sequência correta é (c), (d), (f), (e), (a) e (b).
4.
a) Segundo o texto, a amizade entre a cobra e o hamster não deve durar, pois os
instintos da cobra devem se manifestar mais cedo ou mais tarde. Os alunos podem
questionar esse fato, contando histórias semelhantes de amizade entre outros animais
originalmente tidos como incompatíveis. Você também pode incentivá-los a pensar
sobre a utilização do conceito cultural de amizade em oposição ao conceito biológico
de instinto.
b) Para o autor, a atitude da líder de torcida teria um efeito simbólico de apoio a seu
time: a despeito da seriedade do acidente, ela não quis perturbar a concentração dos
jogadores. É bem possível que os alunos argumentem que essa atitude deve ter tido
mais impacto sobre a própria líder de torcida do que sobre o resultado efetivo do
jogo.
c) Os artigos têm maior afinidade temática com os cadernos de entretenimento
(entertainment) e esportes (sports).
d) e (e) Respostas pessoais. É importante que os alunos percebam que ambas as
notícias abordam questões relativas ao comportamento e, apesar de tratadas como
curiosidades, sugerem valores como a superação de barreiras e de conflitos entre o
indivíduo e o grupo ao qual pertencem. Vale, então, propor a discussão sobre a
intenção dos autores em contraposição às vivências e opiniões pessoais dos alunos.
5. Befriends e helps – simple present, 3rd person singular. Retome, com os alunos, o
conteúdo tratado no segundo Caderno (como fatos viram notícias e como notícias
viram manchetes), mostrando-lhes que, apesar de os fatos já terem ocorrido – e,
1
GABARITO
Caderno do Aluno
Inglês – 1a série – Volume 4
portanto, já terem ficado no passado –, utiliza-se o presente na manchete como meio
de enfatizar a relevância do fato como notícia atual;
Made e refused – simple past. Nas frases em que aparecem, há a definição de quando
as ações ocorreram por meio de expressões adverbiais de tempo (last Saturday e
during the Inter University Football Championship finals);
Was cleaning/saw e was standing/went wrong – past continuous/simple past. Nessas
frases, esses tempos verbais são utilizados para marcar o contraste entre ações mais
longas e mais pontuais (estava limpando/viu e permanecia/deu errado);
Explains e says– simple present, 3rd person singular. Aproveite esse momento para
introduzir a noção de reporting verbs (verbos usados para introduzir o discurso
direto), chamando a atenção dos alunos para a inversão da ordem entre sujeito e
verbo (em vez de Ferry explains, usamos explains Ferry; em vez de the cheerleader
says, usamos says the cheerleader).
Páginas 6 – 8
1.
a) Never mind. I wasn’t doing anything important.
b) I didn’t hear! I was listening to music and had my earphones on!
c) Sorry! I was talking to my boyfriend, you know!
d) No, they were rehearsing and playing real loud music!
2.
a) was combing
b) was reading
c) were taking
d) was talking
e) were doing
3.
a) wasn’t raining / happened
b) went / were doing
c) weren’t watching / arrived
d) was doing / called
2
GABARITO
Caderno do Aluno
Inglês – 1a série – Volume 4
e) were talking / heard
4.
(a) returns
(b) found
(c) was waiting
(d) saw
(e) picked
(f) realized
(g) opened
(h) contained
(i) left
(j) went
(k) belongs
(l) needs
(m) says
3
GABARITO
Caderno do Aluno
Inglês – 1a série – Volume 4
SITUATED LEARNING 2
NEWS STORIES – FOCUS ON LEAD PARAGRAPHS
Páginas 10 – 11
1.
a) gist (2nd paragraph)
b) grabs (3rd paragraph)
c) relevant (1st and 5th paragraphs) ou essential (2nd paragraph)
d) traditional (1st paragraph)
e) editor (2nd paragraph) (os profissionais que trabalham em um jornal foram
estudados no Volume 2)
quotes (6th paragraph) – essa palavra também aparece no texto não como
f)
substantivo, mas como verbo em quoting
g) summary (4th paragraph) (a palavra resume, que aparece na tela da televisão
quando interrompemos um filme em DVD, é um falso cognato, pois parece com a
palavra resumir em língua portuguesa, mas significa, na verdade, retomar)
h) available space (2nd paragraph)
2. The 5 Ws: Who, What, When, Where e Why; The H: How. As respostas a essas
perguntas indicam não só o fato noticiado em si (what), mas, também, as principais
circunstâncias em que ele ocorre.
3. A sequência correta é (f), (d), (e), (c), (a) e (b).
4.
Who
What
Snake befriends its meal
Brian McDevon
Zookeeper makes a stunning
discovery: a snake and a hamster can
be friends
At the New Ark Municipal Zoo
Cheerleader on a stretcher
helps…
Susan Gouldin
Cheerleader refused to abandon her
team after having a serious accident
In the university campus, in Winston
Where
4
GABARITO
Caderno do Aluno
Inglês – 1a série – Volume 4
Last Saturday
When
Why
How
The zookeeper was cleaning the pits
when he saw the snake and the
hamster lying side by side
During the half-time show at the Inter
University Football Championship
finals
She didn’t want to distract the team or
make them feel worried
The accident happened because of a
wrong stunt when the cheerleader was
on the top of a human pyramid
Observação: é interessante discutir com os alunos que, no primeiro artigo, há uma
aparente cisão entre a manchete, que destaca a amizade entre a cobra e o hamster como
o fato principal, e o lead, que se organiza em torno da descoberta feita pelo funcionário
do zoológico. Você pode aproveitar para relacionar isso à afirmação presente no texto
“Good headline writing grabs the reader’s attention so that they will read on”,
propondo a seguinte pergunta para reflexão: “Será que uma manchete diferente, como
Zookeeper makes a stunning discovery, teria o mesmo impacto, ou seja, exerceria o
mesmo apelo ao leitor?”.
Com exceção das respostas para Why e How, as demais são encontradas no lead. A
constatação de que nem todas as perguntas foram respondidas no primeiro artigo e que
algumas das respostas encontram-se depois do parágrafo do lead propicia a discussão
sobre o que é relevante e o que é detalhe em uma notícia. No texto lido nessa Situação
de Aprendizagem, essa questão é relativizada pela expressão “alguns ou todos” (some
or all the 5 Ws and the H), mas o diagrama (pirâmide invertida) separa os 5 Ws e o H de
outras informações adicionais (other details).
5. Os alunos devem percebem que há, em um jornal, diferentes gêneros. Em geral,
apenas as notícias seguem a organização no padrão da pirâmide invertida. Exemplos
de organizações textuais diferentes: textos opinativos e analíticos (como um editorial
e alguns artigos de opinião assinados), resenhas de filmes e peças de teatro, crônicas,
palavras cruzadas e cartas, dentre outras.
5
GABARITO
Caderno do Aluno
Inglês – 1a série – Volume 4
Páginas 12 – 13
1. A sequência da primeira coluna é (b), (d), (a) e (c) e a da segunda coluna é (c), (a),
(d) e (b).
2. A sequência é (b), (e), (f), (a), (c) e (d).
3.
a) Why
b) How
c) Who
d) What
e) Where
f)
When
4. Respostas pessoais. Como se trata da produção de um pequeno texto relatando um
episódio ocorrido na vida do aluno, há muitas variações possíveis. Entretanto, é
importante verificar se o texto contém o que foi o episódio, quando e onde ele
ocorreu, quem estava envolvido e o que estava fazendo, bem como a reação
emocional do aluno ao acontecimento. Por ser um relato, deve predominar o tempo
verbal passado (simples e contínuo).
6
GABARITO
Caderno do Aluno
Inglês – 1a série – Volume 4
SITUATED LEARNING 3
WRITING HEADLINES AND LEAD PARAGRAPHS
Páginas 15 – 17
Os alunos trabalharão em pequenos grupos para a produção de manchetes e
leads para o jornal de classe ou de escola. Haverá grande variação entre os textos, mas é
importante que você ajude os alunos a:
• seguir as etapas propostas no Caderno;
retomar o material estudado e produzido tanto neste Caderno quanto no volume 2,
quando foram redigidas as manchetes;
prestar atenção na organização do texto (na lide devemos encontrar respostas para
algumas das perguntas: “quem, o que, quando, onde, como, por quê”) e nas
estruturas verbais (manchetes no presente – voz ativa ou passiva; fato no passado);
desenvolver o processo de escrita do rascunho, reescrita com base na correção (dos
colegas e/ou do professor) e edição da versão final.
Páginas 18 – 19
1.
a) is made
b) speak
c) are needed
d) teaches
e) prolong
2.
a) was built
b) helped
c) were used
d) published
e) traveled
7
GABARITO
Caderno do Aluno
Inglês – 1a série – Volume 4
3. A robbery happened in the city center last Tuesday morning. The police acted
quickly and arrested two suspects. One of them had an alibi: he left home around 7
a.m. and went to work. He arrived there at 8:15 and only stopped for lunch at 1
p.m. This means that he was working in his office when the robbery happened. The
other suspect didn’t have an alibi. He spent all the morning at home alone. He said
he was sleeping when the police officer came to his house to take him to the police
station.
4.
b) The cook wasn’t preparing the meal.
c) The local authorities were doing everything possible to help the homeless.
d) The construction team was building a new tennis court.
e) Pedestrians weren’t using the street as a shortcut.
f)
The President was presenting the new pact.
8
GABARITO
Caderno do Aluno
Inglês – 1a série – Volume 4
SITUATED LEARNING 4
PUTTING TOGETHER A SCHOOL OR CLASS NEWSPAPER
Páginas 20 – 22
Os alunos trabalharão ora todos juntos para tomar decisões acerca da produção do
jornal, ora em pequenos grupos para organizar as diferentes seções. Trata-se de uma
Situação de Aprendizagem em que os conteúdos e temas estudados ao longo dos três
últimos Cadernos serão retomados, propiciando o fechamento do ciclo de trabalho com
o portador jornal e alguns dos gêneros nele presentes. Desse modo, não há uma
expectativa de resposta única, até porque a sugestão de montagem do jornal prevê não
só diferenças no conteúdo, mas também na forma (jornal impresso, jornal mural, jornal
de classe, jornal de escola). É importante que você ajude os alunos a:
seguir as etapas propostas no Caderno;
retomar o material estudado e produzido ao longo do ano;
organizar o trabalho em grupos;
desenvolver o processo de autoavaliação previsto na Situação de Aprendizagem.
Página 23
1. A sequência é (e), (d), (a), (b) e (c).
2. Respostas pessoais. Os alunos devem perceber que a leitura na internet envolve a
apreensão visual de várias informações que são apresentadas simultaneamente e é
marcada pela variação e rapidez. A escolha do percurso de leitura é feita pelo leitor, à
semelhança do que ocorre no surfe: as ondas estão lá, e o surfista escolhe a que mais
lhe parece interessante.
3.
a) HTML – HyperText Markup Language – linguagem utilizada na produção de
páginas da web que permite a criação de documentos que podem ser lidos em quase
todos os tipos de computadores e podem ser transmitidos pela internet por correio
eletrônico.
9
GABARITO
Caderno do Aluno
Inglês – 1a série – Volume 4
b) HTTP – HyperText Transfer Protocol – protocolo de comunicação que
possibilita ligações entre os usuários e os sites. Essa sigla aparece no endereço de
páginas da web, seguida de dois-pontos e duas barras (://).
c) IP – Internet Protocol – protocolo que permite o roteamento de pacotes entre
dois sistemas.
d) LAN – Local Area Network – rede de computadores limitada, por exemplo, a um
prédio ou a uma instituição.
e) LOGIN – em um endereço eletrônico, é a parte que identifica o nome de um
usuário da rede. No endereço maria@gmail.com, “maria” é o login.
LOGOFF – indica a interrupção de uma conexão. No geral, isso ocorre quando
f)
selecionamos, no menu, um item como “sair”, “exit”, “bye” ou “logout”.
g) TCP – Transmission Control Protocol – conjunto de padrões que orienta o
tráfego de informações na internet.
h) URL – Uniform Resource Location – padrão de endereço dos diversos itens
encontrados na web (páginas, sites, caixas de correio). Consiste no nome do item,
diretório, máquina em que está alocado e protocolo pelo qual deve ser transmitido.
i)
ID – identification (ou username, nome do usuário) – é o endereço que
representa uma conta pessoal em um grande computador.
j)
WWW – World Wide Web (teia de alcance mundial) – área da internet que
contém documentos em formato de hipermídia (hipertexto e multimídia).
Think about it!
Página 24
Respostas pessoais. Os alunos devem perceber que a leitura na internet envolve a
apreensão visual de várias informações que são apresentadas simultaneamente. A
escolha do percurso de leitura é feita pelo leitor, à semelhança do que ocorre no surfe:
as ondas estão lá, e o surfista escolhe a que mais lhe parece interessante. Esse modo de
ler é marcado pela variação e rapidez .Em muitas situações, representa um convite para
o uso da linguagem coloquial, mais próxima à oralidade.
10
GABARITO
Caderno do Aluno
Inglês – 1a série – Volume 4
Página 25
Exemplo de preenchimento do Vocabulary Log com base na palavra “cheerleader”,
que aparece no texto da Situação de Aprendizagem 1.
Situated Learning 1
- lider de torcida
- “Go Tiger, go!”
- pompoms
cheerleader
 Association, example or picture
Definition or translation 
 Sentence
from the text
“a cheerleader from KCW University”
11

Nenhum comentário:

Postar um comentário