sexta-feira, 19 de agosto de 2011

1º ano Química


1º ano Química

Volume 1

Página 4
1- Calcário+calor.Formando o cal e o gás carbônico
2-Calcinação diminuiu a massa (libera gás)
Hidratação aumenta a massa (acrescenta água)
3-quanto menos tempo perdido mais lucro as indústrias terão
4-A energia utilizada,materiais,combustível (é usado carvão)
Página 4
1= Madeira, carvão, calcário,branqueador. hidróxido de cálcio.
2=calcinação ha consumo de energia e diminuição da massa e do volume do material. hidratação, liberação de energia e aumento da massa e do volume.
3= a produção demorada consome muito carvão, diminuindo assim o custo beneficio da atividade.
4= energia, consumo de combustíveis, tempo de produção, disponibilidade de matérias primas, mercado consumidor, rendimentos do processo, impactos ambientais entre outros.

Página 5
~> Lição de casa:
1. Pedras, cimento, tinta, areia, telha.
2. Cimento, tinta, telha. Pedras e areia.
O que eu aprendi…
Que a maioria dos materiais de construção tem que ser transformados para usarmos, e também a matérias que não são transformados como pedras.
Necessidade do calcário como matéria prima, matérias primas, uso da cal no sistema produtivo, absorção e perda de energia, avanços tecnológicos, tornando o processo mais rápido e aumentando o lucro
Página 6
Exercícios em sala de aula.
1. Materiais obtidos diretamente
Da natureza:
Ouro
Madeira
Diamante
Frutas
Materiais obtidos por transformações
de matérias-primas
Cal
Cimento
Carvão Vegetal
Aço
2. A humanidade precisa dos materiais obtidos da natureza para seu consumo, e também transformam. Ex: Carvão vegetal.
Tem matérias que necessitam de energia e são transformados mudando totalmente sua estrutura.
A interação que altera a composição química das matérias é chamada de transformações químicas
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3. a) Eles tinham iluminação, e armas mais poderosas.
b) Os alimentos foram cozidos e assim ficando mais macios, e assim matando os microorganismos.
c) O calor do fogo, e a iluminação à noite.
4. a) Reação química, porque o gás ao ser queimado ele não terá mais como voltar ao seu estado anterior, ou seja se torna em gás cabônico e água.
b) Toda mudança de estado físico (líquido – gasoso) não ouve transformação química porque toda mudanças é uma transformação física
5. a) Não, porque podemos formar um novo produto aparte de um único regente. Ex: a transformação do calcário uma cal viva e gás carbônico.
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b) Contrario, porque todos estes exemplos ocorreram a partir de uma única reagente.
Página 12
Lição de casa.
1-
a) Química, pois estraga a roupa.
b) Física, pois só muda de estado.
c) Física, pois pode voltar a ser salgada novamente a água.
d)Química, pois já estraga o portão
e) química, pois não tem jeito de voltar a fruta a ser madura.
f) física, pois com o vapor pode voltar a fazer acetona.
2- Poe o X na : 2ª 3ª 5ª 6ª e 7ª.
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( )dissol……
(X)explos….
(x)corros….
( ) derret….
(X)apodrcim….
(X)corros….
(X)queima….
( )mistur…
o que eu aprendi…
Aprendi sobre processos físicos e químicos.
FISICO:quando não há transformação na matéria.
químico:quando há transformação na matéria.
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classificação / sinais perceptíveis.
ñ instantânea / fumaça,diminuição da massa
instantânea / efervescência,bolhas.
instantânea / fogo,desaparecimento da substância
ñ instantânea / mudança de cor,textura e sabor
instantânea / mudança de cor,textura
ñ instantânea / mudança de cor,textura
ñ instantânea/mudança de cor,textura,sabor
gente ta separado o que é classificação de sinais perceptíveis através de*/* entenderam…
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Exercício em sala de Aula:
1.Qual a diferença…
• O processo EXOTERMICO libera calor para o ambiente e transmite a sensação de aquecimento . O calor “sai” do sistema para o ambiente. A energia final dos produtos vai ser menor que a energia inicial dos reagentes . Exemplo: combustão.
• O processo ENDOTERMICO absorve o calor do ambiente, transmitindo a sensação de frio . O calor “vai” do ambiente para o sistema . A energia do produto será maior que a energia dos reagentes . Exemplo: derretimento do gelo.
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2. Faça um resumo…
De acordo com o tempo, as transformações quimicas podem ser classificadas em instantanea (processo imediato) ou não instantanea (processo lento).
Essas transformações quimicas, ao formar uma nova substancia, evidência algumas caracteristicas:
* mudança de cor
* mudança de textura/ aparencia
* alteração do sabor
* liberação de odor/ aroma
* produção de gás
* efervescencia
* aquecimento ou resfriamento
* formação de precipitado ou corpo de fundo
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1. Sim, porque a sustância foi desidratada e mudou de cor, então mudou sua estrutura. Reagente sulfato de cobre mais energia, produto sulfato de cobre desidratado menos reagente.
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2. Ele foi reidratado, voltando à cor original.
3. Sim, Reagente: água mais sulfato de cobre hidratado.
4. O aquecimento do sulfato de cobre é endotérmico, e a hidratação é exotérmica.
5. a)Significa a interação dos matérias ocorrendo as transformações envolvendo os aspectos energéticos absorção endotérmica e liberação exotérmica.
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01 – Uma transformação que pode ser desfeita.
02 – Uma Transformação que não pode ser desfeita.
03 – Queima de uma vela: irreversível.
Amadurecimento de legumes: irreversível.
Hidratação da cal viva: revertível.
Corrosão do magnésio ou zinco por ácido: irreversível.
Cozimento de um ovo: irreversível
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TABELA
Queima do carvão –> endotérmica —> irrevertivel —>sim
secagem do calcário –>endotérmica —> revertivel —>sim
aquecimento do calcário –>endotérmica —> revertivel —>sim
decomposição do calcário –>exotérmica —> irrevertivel —>sim
produção do ferro –> endotérmica —> irreversivel —>sim
3—> revertível
secagem do calcário
aquecimento do calcário
irrevertivel
queima do carvão
decompósição do calcário
produção de ferro
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Ex. 2-Materiais industrializados como ferro,etanol.-Importância de sua utilização ( ferro usado na construção de causas,pontes,automóveis, etc.)
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Ex. 1-Verificar a quantidade de sólido dissolvido em certo volume de água , aquecer as 2 amostras e observar o comportamento dos sólidos.
2- Medindo a quantidade de massa do sólido tendo o mesmo volume de amostra , conforme o cotado na questão
1.3-Sim, pois houve a formação de uma nova substancia que e o gás carbônico. Atividade 1-Temperatura de ebulição e de fusão: pode-se identificar uma substancia pura pos suas temperaturas de ebulição e de fusão?
Ex.1 Estado sólido-> estado liquido: ferro estado liquido-> estado gasoso: ebulição
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Tabela : Tempo e Temperatura 0 e 201 e 282 e 493 e 614 e 755 e 856 e 937 e 97 (inicio de ebulição)8 e 97 9 e 9610 e 9711 e 9612 e 97Ex.1(+ou- 1C。) Registrado na tabela significa que o termômetro usado pode apresentar variações de +ou- 1C。 em suas medidas.
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TEMPO…………….TEMPERATURA
0……………………..20
1,0…………………….28
2,0………………………49
3,0………………………..61
4,0…………………………..75
5,0……………………………..85
6,0……………………………….93
7,0………………………………….97(inicio da ebuliçao
8,0…………………………………..97
9,0………………………………………96
10,0…………………………………….97
11……………………………………………96
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1-depois de 7 min.97c
b-evapora.e a temperatura fica estável.
c-97c,porque ela fica estavel.(formou-se um patamar)
d-continua a mesma.a água evapora.
3-tempo(min)e temperatura.melhor vizualização.
exercícios em sala de aula.
1-é dificil estabelecer,pois a temperatura tende a subir á medida que a água se evapore,pois a concentração da solução vai aumentando.
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2-não,pois na mistura de substâncias a temperatura não estaciona ao iniciar a ebulição.
3-b- s s s
s-l s s
— — s
b-nos intervalos de fusão de cada substâncias.
c-n=80c ; enx=112c ; es =232c ; chumbo=328c ;porque durante a fusão a temperatura se mantem constante para as substâncias puras.
4-sim,podera ser o estanho porque sua temperatura de fusão é 232c.
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1-água pura=temperatura de ebulição,menten-se constante.
misturas:t.e aumenta de acordo com o aumento da concentração.
2-a-pode ser utilizada a temperatura de ebuliçao para identifica-los ;
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Exercício 3
a) R: Porque conforme o tempo passa a temperatura vai aumentando.
b) R: Elas são as mesmas porque a fusão ocorreu na mesma temperatura.
c) Frase 1: R: Sim, quanto a menor a massa mais rápido chegará a funsão.
Frase2: R: Quanto mais o aquecimento chegará a massa.
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~1.TABELA:Massa Contida em 1 cm³ (G) //Água: 1 / 1Álcool: 0,888 / 0,888Alumínio: 2,777 / 2,777A.)
R. DensidadeB.)
R. (água-1/alcool=0,888/alumínio=2,777)C.)
R. Não, porque não vai dar a densidade médiaD.) E a quantidade de substância em cm³
Atividade
R. Solubilidade é a capacidade que ele tem de dissolver o soluto.2. A.)
R. Sim, porque quando aumenta a temperatura aumenta a solubilidade.B.)
R. Água e Solvente. Sal e Soluto3.
R. Soluto: É o que esta sendo dissolvido.Solvente: Onde se dissolve mistura homogênea Mistura homogênea: Uma coisa não visível hoterozenea = visível a olho núLição de Casa1. A.) Sim pois na medida que se aumenta a temperatura, aumenta a solubilidadeB.) GráficoC.) mais ou menos, 85 gramasD.) 120 g, porque com a linha de inclinação do gráfico podemos visualizar o valor.
Página 37
Questões para análise do texto
1. 14 mL de alcool
2. 96 mL de alcool e 4 mLde agua
3. Não, pois o alcool comum contem 96 mL de alcool e o restante de agua, já esse tipo de alcool contem menos que a metade de alcool que o outro
4. Para aumentar em teor, é necessario utilizar o processo de destilação, no qual o fermentado é aquecido até a ebulição em sistema fechado e os vapores produzidos são condensados e recolhidos em outro recipiente
5. Para obter o alcool puro (anidro), realiza-se a desidratação do alcool
6. (Ca(OH²)
É uma transformação quimica.
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pergunta :
resposta: AgCI+NaCL=PbCI2+H2O
H2O+PbCL2=NaCL+AgCL
(água fria insolúvel)
H2O+NaCL=AgCL
(água quente quente solúvel, no processo de cloreto de sódio)
O processo de separação desses três matérias é insolúvel porque o
processo é feito por água e sal.

Volume 2

Página 3
1)Fornece energia para que calcário (CaCo3) sofra uma transformação química produzindo oxido de cálcio (CaO s ).Para o ferro o carvão é usado para gerar energia .
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2)c- O ferro consome 910 g
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1) a) Gás de cozinha (GLP)
b) Lenha
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2) 12.620 kcal/kg
3) 2,5 kg
4) a) 27,33.00³ kcal/kg
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1- R: Segurança e facilidade de transporte, armazenamento, baixa toxidade e impacto ambiental dos produtores de sua queima, custo baixo.
2-R: O uso do etanol adicionada a gasolina na série p/ aumentar a voltagem e reduzir a emissão de monoácido de carbono p/ a atmosfera
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Atividade 3-combustão
resp:Calor:energia térmica (luz)
Comburente:é o que alimenta a chama
Combustível:material que queima.
Questões para a sala de aula.
I
reagentes: C e O2
Produtos:CO2
Manifestação de energia:Calor
Apresenta chama: Sim,vermelha
II
reagentes: Álcool e O2
Produtos:CO2 E H2O
Manifestação de energia:Calor
Apresenta chama:Sim,azul
III
b]reagentes: Fe e O2
Produtos:F203(s)
b]Manifestação de energia:Calor
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2-
I-C(s)+O2(g)→CO2+CALOR
II-C2H5OH(g)→3O2→2CO2(g)+3H2O(v)+CALOR
III-4Fe(s)+3O2(g)→2Fe2O3(s)+ CALOR
3-
Combustão é a mistura de combustível,comburente que liberam calor
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2-
a)Etanol é substancia pura,e gasolina e querosene são misturas de substancias.
b)-43ºC,do querosene 45ºC
c)A temperatura de fulgor está próxima a temperatura do ambiente,então é necessário
mais calor pro álcool inflamar.
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a 1º está correta,porque houve liberação de CO2.
a 2º está errado,pois não houve alteração da massa.
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1-Sim,porque houve liberação de gás e desaparecimento de bicarbonato
2-a)0,0g,a massa não varia,porque o sistema está fechado.(lei de Lavoisier)
b)Porque o sistema estava aberto e foi liberado gás
3- Não pode relacionar o estado físico com a diferença da massa obtida,ela é atribuída
a reação do sistema fechado.
4-Não,porque houve transformação química.
Página 27
1.
O Carvão vegetal é produzido a partir da queima ou carbonização da madeira.
2.
Muitas carvoarias não são fiscalizadas e acabam utilizando madeiras de regiões de mata nativa, degradando o meio ambiente.
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3.
O Carvão mineral é um combustível fóssil natural extraído do subsolo por processos de mineração.
4.
A explosão das jazidas de minério de carvão gera impactos ambientais causados pela degradação da Fauna, Flora, do solo e de cursos d’agua. Além disso, são muitos os riscos à saúde dos operários das minas de carvão. Incêndios, Desmoronamentos, inundações, a exposição a agentes cancerígenos e a elevadas temperaturas, são alguns desses problemas.
5.
São várias, principalmente nas termoelétricas e nas siderúrgicas.
6.
Acaba agravando o problema da chuva ácida e do efeito estufa. Mas também, por restos de resíduos sólidos e pela poluição térmica.
7.
As vantagens do carvão vegetal, é que seu consumo gera energia elétrica, ja sua desvantagem é que pode ocorrer riscos de contaminação por gases tóxicos.
As vantagens do carvão mineral é que seu consumo gera o Combustível e sua desvantagem é que pode causar impactos ambientais.
Página 29
CARVÃO VEGETAL
FORMA DE OBTENÇÃO:É UMA SUBSTANCIA DE COR NEGRA OBTIDA PELA CARBONIZAÇÃO DE MADEIRA OU LENHA .
PROBLEMAS AMBIENTAIS :D ESMATAMENTO,POLUIÇÃO DO AR.
VANTAGENS:É UMA BOA ALTERNATIVA DE COMBUSTIVEL.
DESVANTAGENS:ALÉM DE POLUIR O AR,DESMATAMENTO,É POLUENTE,E PREJUDICA A SAÚDE DOS TRABALHADORES .
ONDE É UTILIZADO:É UTILIZADO COMO COMBUSTIVEL PARA AQUECEDORES,LALEIRAS,CHURRASQUEIRAS E FOGÕES A LENHA .
PROBLEMAS RELACIONADAS AO USO:QUEIMADAS,CALOR EXCESSIVO NAS FORNALHAS,POLUENTES JOGADOR NA ATMOSFERA .
CARVÃO MINERAL
FORMA DE OBTENÇÃO:É UM COMBUSTIVEL FÓSSIL NATURAL EXTRAIDO DO SUBSOLO POR PROCESSOS DE MINERAÇÃO.
PROBLEMAS AMBIENTAIS : CAUSA IMPACTOS AMBIENTAIS.
VANTAGENS: É UMA BOA ALTERNATIVA DE COMBUSTIVEL.
DESVANTAGENS:A LIBERTAÇÃO DE DIOXIDO DE CARBONO CAUSA POLUIÇÃO NA ATMOSFERA.(ETC)
ONDE É UTILIZADO:É UTILIZADO NA PRODUÇÃO MANUFATUREIRA.
PROBLEMAS RELACIONADOS AO USO: A POLUIÇÃO AMBIENTAL
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b.
Com a queima do combustível.
c.
O Gás carbônico possuí uma grande capacidade de absolver as radiações eletromagnéticas, que é responsável por cerca de 60% do efeito estufa.
d.
Porque devido o aumento das emissões de gases estufa, pode-se contribuir para o aquecimento global.
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1-
carbono (co2) , acido carbônico (h2co2)
2-
pode provocar devastação de floresta, acidificando solo e matando as plantas
.provocando a morte de peixes e outros animais.
3-
não.a chuva pode cair em qualquer lugares poluentes , e , não poluentes.
Página 41
ATIVIDADE 1)
RESP:COMO A FRASE JÁ EXPLICA , QUANDO CRIAMOS UMA TEORIA , OU UMA EXPERIENCIA ELA PODERA SOFRER VÁRIAS MUDANÇAS ATÉ CHEGAR A OFICIAL(ÚNICA)
POR ISSO ENQUANTO ELA ESTÁ EM ALTERAÇÕES NÃO PODE E NEM SERÁ CONSIDERADA VERDADEIRA .
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.1)OS ÁTOMOS SÃO INDESTRUTIVEIS E INDIVISIVEIS , MESMO QUANDO PARTICIPAM DE TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS.
2)O ÁTOMO É MUITO PEQUENO , SÃO INDIVISIVEIS E ENDESTRUTIVEIS,POR ISSO SÃO DIFICEIS DE CONTAR E EXPLORAR , DIFERENTEMENTE DOS ELEMENTOS QUIMICOS.
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3- Elemento é toda substância que atingiu sua última fase da análise, ou seja, que não mas se decompõe.
4- Ele utilizava símbolo(+…) e hoje usamos as letras maiúscula do nome de cada elemento. e se ele tiver a mesma letra de outro se usa a letra minúscula do lado da maiúscula.

Volume 3

Pág. 3
1)A matéria é constituída por átomos, estes são representados por elementos.Cada elemento possui um símbolo.
Os átomos são indestrutíveis e indivisíveis.
As transformações da matéria são recombinações de átomos.
Páginas 3
1) Dalton propôs em sua teoria que, toda matéria é constituída por átomos, e esses átomos são partículas indivisíveis e indestrutíveis. Os átomos de um elemento químico são idênticos em massa e propriedade, e os átomos de diferentes elementos químicos são diferentes em massa e propriedade.
As substâncias só podem ser formadas pela combinação de diferentes átomos. As separações químicas envolvem a combinação e o rearranjo dos átomos, assim não há nem criação, nem destruição de átomos.
Temperatura de fusão da substancia simples: Na=97,8°C, Li=180,5°C,K=63,6°C, Mg=648,8°C,Ca=839°C, C=3.367°C,Si=1.410°C,F= -219,6°C, Ci=-100°C.
temperatura de ebulição da substancia simples : Na=882,9°C, Li=1347°C,K=774°C, Mg=2.970°C, Ca=1489°C, C=4.827°C, Si=2.355°C, F=-188°C, Ci=-34,6°C
Página 4
exercício 2
HCI – Cloreto de Hidrogênio
1 Átomo do elemento hidrogênio
1 Átomo do elemento cloro
NaOH – Hidróxido de Sódio
1 Átomo do elemento sódio
1 Átomo do elemento oxigênio
1 Átomo do elemento hidrogênio
Ca(OH)2 – Hidróxido de Cálcio
1 Átomo do elemento Cálcio
2 Átomos do elemento oxigênio
2 Átomos do elemento hidrogênio
Mg – Magnésio
1 Átomo do elemento magnésio
Zn – Zinco
1 Átomo do elemento zinco
Página 5
exercicio 3
Mg e Zn, pois são compostos por um único elemento.
exercício 4
H2O2
2 Átomos de Hidrogênio
2 Átomos de Oxigênio
C2H5OH
2 Átomos de Carbono
5 Átomos de Hidrogênio
1 Átomo de Oxigênio
CaCO3
1 Átomo de Calcio
3 Átomos de Cobalto
Ca(HCO3)2
1 Átomo de Calcio
2 Átomos de Hidrogênio
2 Átomos de Carbono
2 Átomos de Oxigênio
SO2
1 Átomo de Enxofre
2 Átomos de Oxigênio
Pág. 6
a) Sulfato de Chumbo = PbSO4 (Chumbo, Enxofre e Oxigênio)
b)Ácido Sulfúrico = H2SO4 (Hidrogênio, Enxofre e Oxigênio)
c)Nitrato de Sódio = NaNO3 (Sódio, Nitrogênio e Oxigênio)
d)Cloreto de Cálcio = CaCl2 (Cálcio e Cloro)
e)Ozônio = O3 (Oxigênio)
PAG O8
7 – As vantagens e que a esperança de vida ao nascer aumenta com o passar do tempo . E as desvantagens e que nos anos anteriores as pessoas viviam menos .
8 Que as pessoas morrem menos por causa de saúde hoje em dia .
9 Sim , pois 1920 as pessoas morriam mais rapidamente por causa da saúde e hoje em dia ja melhorou muito .
Pag 08
•temperatura de fusão da substância simples :
abaixo de 0ºC:Fe Cl
acima de 100ºC:C Si
de 50ºC a 200ºC: Na,Li,de 500ºC a 1000ºC: Ca,Mg
Pág. 12
a) Libera energia térmica e provoca a fusão do minério, produz monóxido de carbono que reage com o minério e forma o ferro.
b)Matéria prima do cimento , retira as impurezas do minério, como a sílica.
Pág. 13
2-
1a) c+o2(g)- co2+ energia = o2
b)3c+2O2+ co2 + energia
Pág. 14
2) átomos de mesma massa e tamanho que apresentam as mesmas propriedade. sim são simplesmente rearranjados que são formando novas substancias os átomos de carvão são reaproveitados na combustão para fornecer a energia em vez de serem descartados
3) não. 3c+2o2 g- 2co_ co2+ energia
4a) combustão completa c2h5oh(g)+3o2(g)+3h2o(g)+energia
combustão incompletas c2h5oh(g)+2o2(g)-2co2(g)+3h2o(g) energia
b) a diferença é que uma é completa e a outra é incompleta.
Pág. 15
Lição de casa
1) c
2)d é composição de uma substancia quimica, não é reaçao quimica
3) deixou as moleculas de cloro juntas separadas de nitrogenio
Pág. 16
3 -
1a) 3co2+fe2 03- fe+3co2
1b) 2si02+2cao3- ca si o3+2co2
Página 17
Pesquisa individual
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090913152800AA3DzRC
Pág. 19
1) 2 partículas de O2
2) 4 partículas de Cobre (Cu)
3)1 partícula de Cu ________________ 2 Cu = 342Cu
x= 1 x 684 __________________ 684 Cu
———
2
4) 5 Cu2(peqeno)+10 O2 –> 10 Cu (l) + 5 SO2 5 SO2
5)a) CaO + H20 –> Ca (OH)2
1CaO + 1H2O –> 1Ca (OH)2 + E
b) 1CH4 + 2O2 –> 1CO2 + 2H2O
Página 20
3 ► 1 partícula de Cu
x = 1×684
684 Cu²
2Cu=342Cu
4 ► S Cu² + 10
O² –>10 Cu (1) + 5 SO²
5 ► CaO + 1 H²O –> Ca(OH)²
1 CaO + 1 H²O –> Ca(OH
PAGINA 21
A- a quantidade de oxigenio consumida é o dobro da quantia de metano;assim na combustão de quinze particulas de CH4, serão consumidas trinta particulas de O2.
B- de acordo com essa equação quimica, a quantidade de particulas de metano consumidas equivale á metade da quantidade de particulas de agua formadas:assim,para formar 6×10²² particulas de metano,a metade da quantidade de aguá.
ATIVIDADE 02 – MASSAS ATÔMICAS E MASSAS MOLECULARES – pag 22
1- como cada molecula de agua é formada por dois átomos de hidrogenio e um de oxigênio, a massa de cada particula de água será: 2×1+16=18 u
2- massa de uma particula de 02:2×16=32u
massa de uma particula de h2:2×1=2u
PAG. 27
LIÇÃO DE CASA
1- o aluno pode iniciar pelo cálculo das massas moleculares das substâncias envolvidas (co2 s e Cu ) ou pelo balanceamento da equação quimica.
cu2 S =2×63.s+32=159u
cu=63,5u
cu2 S (s)+02(g) -> 2cu (S)+so2(g)
159u kg x
massa de cu2 S
____________ -> 159u= 15,9 kg ->x=15,9kg x 127u=12,7kg de cu.
massa de cu 127u x 159u
Assim, a partir de 159kg de cu2 S e possível obter 12,7kg de cu.
2-para completar a tabela é preciso inicialmente calcular a massa molecular de cao e co2
Cao=40,0+16,0=56,0u
Co2=12,0+2×16,0=44,0u
Como na decomposição de 1 kcal de energia,na decomposição de 100 g de caco2, será liberada uma quantidade 100 vezes maior , ou seja ,290 kcal de energia .

Volume 4

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
QUANTIDADE DE MATÉRIA E SUA UNIDADE (MOL)
Exercícios em sala de aula
Páginas 4 – 5
massa de arroz
0,020 g 1 000 g


número de grãos de arroz 1 grão
X
Assim, em 1 kg de arroz, tem-se cerca de 50 000 grãos desse alimento.
2. Os alunos podem apresentar os nomes que quiserem para a unidade de quantidade de
grãos. São apresentados alguns exemplos:
Nome da unidade: batoque
Nome da unidade: sacada
3. “Assim como em uma dúzia (1 dz) temos 12 unidades, em um(a) batoque (1 bq)
temos 50 000 grãos”. Ou: “Assim como em uma dúzia (1 dz) temos 12 unidades, em
um(a) sacada (1 scd) temos 50 000 grãos.”
massa de arroz
1 kg 5 kg


 X  5 bq
quantidade de grãos de arroz 1 bq
X
1 bq
5 bq
50 000 grãos  5 bq
quantidadede grãos de arroz


X
 X  250 000 grãos
número de grãos de arroz
50 000 grãos
X
1 bq
ou, simplesmente, 5 × 50 000 = 250 000 grãos
massa de arroz
1 kg
X


 X  10 kg
quantidade de grãos de arroz 1 bq 10 bq
1000 g  1 grão

0,020 g
X 
X  50 000 grãos
Símbolo:
__
Símbolo:
bq
scd
1
GABARITO
Caderno do Aluno
Química – 1a série – Volume 4
Número de grãos
50 000
500 000
100 000
5 000
600 000
Quantidade de grãos na
unidade criada (___)
1
10
2
0,1
12
Massa de arroz
1 000 g
10 kg
2 kg ou 2 000 g
100 g ou 0,1 kg
12 kg ou 12 000 g
7. Se 1 bq de feijão equivale a 50 000 grãos de feijão, então, em 3 bq de feijão têm-se:
3 × 50 000 = 150 000 grãos de feijão.
0,15 g
massa de milho
X


número de grãos de milho 1 grão 50 000 grãos
Sabendo que 50 000 grãos de milho equivalem a 7 500 g, pode-se dizer também que
1 bq de milho equivale a 7 500 g. Dessa forma, em 5 bq de milho têm-se:
5 × 7 500 = 37 500 g de milho ou 37,5 kg de milho.
9. 2 bq de feijão equivalem a: 2 × 50 000 = 100 000 grãos de feijão.
Como 1 grão de feijão tem massa 0,40 g, então, 100 000 grãos de feijão terão:
100 000 × 0,40 = 40 000 g ou 40 kg.
5 bq de milho equivalem a: 5 × 50 000 = 250 000 grãos de milho.
Como 1 grão de milho tem massa 0,15 g, então, 250 000 grãos de milho terão:
250 000 × 0,15 = 37 500 g ou 37,5 kg.
Assim, 2 bq de feijão têm massa maior do que 5 bq de milho.
X  7 500 g
2
GABARITO
Caderno do Aluno
Química – 1a série – Volume 4
Exercícios em sala de aula
Páginas 6 – 8
1. Três ideias principais devem ser contempladas nesse resumo:
mol é a unidade de quantidade de matéria que foi estabelecida tendo como
padrão o número de átomos de carbono contidos em 12,0 g de carbono;
essa unidade equivale a 6,0 × 1023 partículas;
o mol pode ser usado para representar quantidades de qualquer espécie química.
2. O quadro pode ser completado assim:
Unidade de quantidade
de grãos
batoque
Unidade de quantidade de
matéria
Nome da unidade
Símbolo da unidade
Massa de matéria
estabelecida como padrão
Número de partículas
nessa porção de matéria
bq
1 kg de arroz
mol
mol
12,0 g de carbono
50 000 grãos de arroz
6,0 × 1023 átomos de carbono
3. O quadro pode ser completado assim:
Fórmula
da
substância
Massa molecular (massa
de 1 partícula da
substância)
Massa molar (massa
de 1 mol de partículas
da substância)
Massa de
diferentes
quantidades de
matéria
CaCO3
Fe2O3
NaCl
CH4
C2H5OH
(40 + 12) + (3 × 16) = 100 u
(2 × 56) + (3 × 16) = 160 u
23 + 35,5 = 58,5 u
12 + (4 × 1) = 16 u
(2 × 12) + (6 × 1) + 16 = 46 u
100 g/mol
160 g/mol
58,5 g/mol
16 g/mol
46 g/mol
2 mol = 200 g
0,5 mol = 80 g
4 mol = 234 g
0,1 mol = 1,6 g
20 mol = 920 g
3
GABARITO
Caderno do Aluno
Química – 1a série – Volume 4
4. O quadro pode ser completado assim:
Número de partículas
6,0  1023
12,0 × 1023 ou 1,2 × 1024
12,0 × 1023 ou 1,2 × 1024
18,0  1023
12,0 × 1023 ou 1,2 × 1024
Quantidade de matéria
(mol)
1 mol de O2
2 mol de O2
2 mol de C
3 mol de C
2 mol de Fe
Massa (g)
32 g
64 g
24 g
36 g
112 g
Páginas 8 – 9
1. A massa molar da água é 18 g/mol. A massa molecular representa a massa de uma
única partícula e a massa molar representa a massa de 1 mol de partículas.
2. Em 56 g de ferro existe 1 mol de átomos de ferro, ou seja, 6,0 × 1023 átomos de ferro.
56 g
2,8 g

23
X
6,0 10 átomos
Outra maneira de resolver a questão é observar que, como a massa de ferro contida
no prego é vinte vezes menor do que a massa de 1 mol (56/2,8 = 20), o número de
átomos será vinte vezes menor (6,0  1023 / 20 = 3,0 × 1022 átomos de ferro).
4. Massa molar do CO2 = 12 + (2 × 16) = 44 g/mol
Como 1 mol de CO2 tem massa de 44 g, então, em 22 g dessa substância tem-se
0,5 mol, o que equivale a 3,0 × 1023 partículas de CO2. Nessa quantidade de
partículas de CO2 tem-se 3,0 × 1023 átomos de C e 6,0 × 1023 átomos de O.
6,0 10 23 átomos  2,8 g
56 g
X
X  3,0 10 22 átomos de ferro
4
GABARITO
Caderno do Aluno
Química – 1a série – Volume 4
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2
PREVISÃO DAS QUANTIDADES DE REAGENTES E DE
PRODUTOS NAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS
Exercícios em sala de aula
Páginas 10 – 11
Nome das
substâncias
Quantidade
de matéria
em mol
2 H2(g)
gás
hidrogênio
2 mol
+
O2(g)
gás oxigênio
2 H2O(g)
água
1 mol
2 mol
a) Para que a quantidade de matéria de água aumente quatro vezes, as quantidades
das substâncias gás hidrogênio e gás oxigênio necessárias para formar 8 mol de água
deverão ser quatro vezes maiores; portanto, serão necessários 8 mol de H2 e 4 mol
de O2.
b) Ao aumentar três vezes a quantidade de matéria de gás hidrogênio, a quantidade
de gás oxigênio necessária será de 3 mol e a de água formada será de 6 mol, ou seja,
diretamente proporcional.
c) A massa de 6 mol de água será:
1 mol 6 mol

18 g
X
X 
6 mol  18 g
 108 g
1
a) Como a proporção entre carvão (C) e dióxido de carbono (CO2) na combustão
completa é de 1:1, a quantidade de matéria, em mol, de carvão será de 0,5 mol.
b) A massa de carvão consumida será de:
5
GABARITO
1 mol 0,5 mol

12 g
X
Ou seja, 0,5 mol equivale à metade da massa de 1 mol de carbono (12/2); portanto,
a massa consumida será de 6,0 g.
Caderno do Aluno
0,5 mol  12 g
 6,0 g
1 mol
X 
Química – 1a série – Volume 4
Questões para análise do experimento
Páginas 13 – 15
1. A primeira transformação deve ser descartada, pois é a única que não forma água.
2a possibilidade de reação
2 NaHCO3(s) → Na2CO3(s) + CO2(g) + H2O(g)
2 mol
a
bec
1 mol
1,8 × 10-2 mol
0,90 × 10-2 mol
a) Na segunda possibilidade, a proporção em mol (coeficientes estequiométricos da
equação) entre NaHCO3 e Na2CO3 é de 2:1, ou seja, a quantidade de matéria de
carbonato de sódio formado é a metade da quantidade de matéria do
hidrogenocarbonato decomposto.
b) Como a massa molar do NaHCO3 é de 84 g/mol, a quantidade de matéria de
1,5 g de NaHCO3 será:
quantidade de matéria
massa
1 mol  1,5 g
84 g
X 
c) Como a quantidade de matéria de Na2CO3 formado é a metade da quantidade de
matéria do hidrogenocarbonato de sódio decomposto, então deve-se formar
0,90 × 10-2 mol ou 9,0 × 10-3 mol de carbonato de sódio (Na2CO3) a partir de
1,8 × 10-2 mol de hidrogenocarbonato de sódio.
1 mol
X

84 g 1,5 g
X  1,8  10  2 mol
6
GABARITO
Caderno do Aluno
Química – 1a série – Volume 4
3a possibilidade de reação
2 NaHCO3 (s) → Na2O (s) + 2CO2 (g) + H2O (g)
a
bec
2 mol
1,8 × 10-2 mol
1 mol
0,90 × 10-2 mol
a) Na terceira possibilidade, a proporção em mol (coeficientes estequiométricos da
equação) entre NaHCO3 e Na2O é de 2:1, ou seja, a quantidade de matéria de sólido
formado (Na2O) é a metade da quantidade de matéria do hidrogenocarbonato
decomposto.
b) A resposta é igual à da questão 2b: 1,8 × 10-2 mol.
c) Como a quantidade de matéria de sólido formado é a metade da quantidade de
matéria do hidrogenocarbonato de sódio decomposto, então deve-se formar
0,90 × 10-2 mol ou 9,0 × 10-3 mol de óxido de sódio (Na2O) a partir de 1,8 × 10-2 mol
de hidrogenocarbonato de sódio.
4. Cálculo da massa de Na2CO3:
massa
quantidade de matéria
X = 9,5 × 10-1 g ou 0,95 g
106 g
X

1 mol 9,0  10 3 mol
Cálculo da massa de Na2O:
massa
quantidade de matéria
X = 5,6 × 10-1 g ou 0,56 g
Pela massa obtida experimentalmente (0,90 g), pode-se chegar à conclusão de que a
transformação química ocorrida é a que leva à formação do carbonato de sódio,
Na2CO3, pois o valor previsto teoricamente na segunda possibilidade é o que mais se
aproxima do resultado experimental obtido.
62 g
X

1 mol 9,0  10 3 mol
7
GABARITO
Atividade 2 – Prevendo quantidades envolvidas no processo de
obtenção de ferro e de cobre
Exercícios em sala de aula
Caderno do Aluno
Química – 1a série – Volume 4
Páginas 15 – 17
1. Levando em consideração a proporção em mol e em massa, tem-se a tabela:
2 Fe2O3(s)
óxido de
ferro III
+
6 C(s)
carvão
+ 3 O2(g) 
oxigênio
4 Fe(l)
ferro
+
6 CO2(g)
dióxido de
carbono
Proporção
em mol entre
C e Fe
Proporção
em massa
entre C e Fe
6 mol
4 mol
6 mol × 12
g/mol
72 g
4 mol ×
56 g/mol
224 g
Massa de C
necessária
para
produzir 1 t
de Fe
X
1,0 t
massa de C

massa de Fe
72 g
X

224 g 1,0 t
72 g  1,0 t
 0,32 t
224 g
X 
2. Algumas considerações podem ser feitas sobre a diferença entre os valores teórico e
real:
A combustão do carvão, além de fornecer o reagente CO, que vai interagir com
o minério, também fornece a energia necessária para ocorrer a transformação.
O carvão não contém apenas carbono (C), pois nele existem impurezas e
umidade e o rendimento da reação depende da pureza dos reagentes envolvidos.
8
GABARITO
O consumo de carvão depende também de fatores técnicos envolvidos na
construção do alto-forno e no controle do processo siderúrgico. Por exemplo, o forno
pode perder calor para o meio ou a distribuição do calor ao longo do alto-forno pode
não ocorrer de maneira adequada.
3. Como 318 g de minério calcosita são o dobro da massa de 1 mol desse composto, a
massa dos outros componentes também será o dobro, como podemos observar na
tabela a seguir:
Caderno do Aluno
Química – 1a série – Volume 4
Proporção em mol
Proporção em massa
Massa de Cu e massa de
SO2 formadas a partir de
318 g de calcosita
Cu2S(s)
1 mol
159 g
318 g
+
O2(g)
2 Cu(l)
2 mol
127 g
X
+
SO2(g)
1 mol
64,0 g
Y
massa de Cu 2 S
159 g 318 g


massa de Cu
127 g
X
massa de Cu 2 S

massa de SO2
X 
159 g 318 g

Y
64,0 g
 Y
318 g  127 g
 254 g
159 g
64,0 g  318 g
 128 g
159 g
Páginas 17 – 18
1. Calculando as massas molares de CaCO3, temos 40 + 12 + (3 × 16) = 100 g/mol;
CaO = 40 + 16 = 56 g/mol.
massa de CaCO3
100 g 300 g


massa de CaO
56 g
X
X  168 g
9
GABARITO
Caderno do Aluno
Química – 1a série – Volume 4
+
CaCO3(s)
1 mol
100 g
300 g
CaO(s)
1 mol
56 g
X
CO2(g)
1 mol
Outra maneira de resolver essa questão é perceber que a massa do CaCO3 triplicou e,
portanto, a massa de CaO deverá ser o triplo, ou seja, 3 × 56 = 168 g.
a) A proporção em mol de Na2SO3 e SO2 é de 1:1; assim, quando é consumido
0,60 mol de Na2SO3, é produzido 0,60 mol de SO2.
b) Como 1 mol de partículas de SO2 contém 6,0 × 1023 partículas, 0,60 mol
equivale a 3,6  1023 partículas.
quantida de matéria

número de partículas
1 mol
0,60 mol

23
X
6,0  10 partículas
X  3,6 10 23 partículas
Desafio!
Página 18
As massas de carvão e de minério (óxido de ferro III) utilizadas em uma indústria
siderúrgica que produz diariamente 1,35 × 104 t de ferro-gusa estão calculadas a seguir e
têm seus valores apresentados na tabela:
2 Fe2O3(s)
Óxido de ferro
+
6 C(s)
Carvão
+ 3 O2(g)
Oxigênio
4 Fe(s)
Ferro
+
6 CO2(g)
Dióxido de
carbono
III
2 mol
Proporção em mol
Proporção em massa
2 mol  160
g/mol = 320 g
1,93 × 104 t
6 mol
6 mol  12
g/mol =
72 g
4,34 × 103 t
4 mol
4 mol 
56 g/mol =
224 g
1,35 × 104 t
10
GABARITO
Caderno do Aluno
Química – 1a série – Volume 4
massa Fe2 O3
massa Fe
massa C

massa Fe
320 g
X

 X  1,93  10 4 t (valor teórico)
4
224 g 1,35  10 t
72 g
X

224 g 1,35  10 4 t
72 g  1,35  10 4 t
 4,34  10 3 t (valor teórico)
224 g
X 
massa de C (teórico)

massa de C (real )
0,32 t 4,34  10 3 t

X
0,71 t
X  9,63  10 3 (valor real )
11
GABARITO
Caderno do Aluno
Química – 1a série – Volume 4
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3
ENERGIA LIBERADA OU ABSORVIDA NAS TRANSFORMAÇÕES
QUÍMICAS
Questões para análise do experimento
Páginas 20 – 22
1. Essa transformação pode ser classificada como exotérmica, pois a temperatura do
sistema aumentou devido à liberação de energia térmica.
2. O gás formado na transformação do alumínio com hidróxido de sódio é o gás
hidrogênio (H2).
3. A densidade da solução expressa uma relação entre sua massa e seu volume:
massa da solução
volume da solução
d
A massa de 10 mL de solução é de 12 g.
1,2 g
X

1 mL 10,0 mL
X  12 g
a) Como 1 g de solução de NaOH necessita de 1,0 cal para a temperatura subir 1 ºC
e como a temperatura aumentou 20 ºC, pode-se calcular, primeiro, a energia
necessária para que a temperatura aumente em 20 ºC, considerando-se a massa de 1 g
de solução:
1 ºC
20 ºC ——– X
X = 20 cal/1 g de solução para um aumento de temperatura de 20 ºC.
b) Como a energia absorvida por 1 g de solução é de 20 cal, a energia absorvida por
12 g da solução é de 240 cal.
1g
12 g
Y = 240 cal
——
1 cal
——
20 cal
——– Y
12
GABARITO
Caderno do Aluno
Química – 1a série – Volume 4
a) Como 1 g de vidro necessita de 0,2 cal para a temperatura subir 1 ºC e como a
temperatura aumentou 20 ºC, calcula-se inicialmente a energia necessária para que a
temperatura aumente em 20 ºC, considerando-se a massa de 1 g de vidro:
1 ºC
20 ºC ——– X
X = 4 cal/1 g de vidro para um aumento de temperatura de 20 ºC.
b) Como o tubo de ensaio tem massa igual a 20 g, a parte da energia liberada na
reação que foi absorvida de vidro é 80 cal.
1g
20 g
Y = 80 cal
6. A energia liberada pela reação de 0,09 g de alumínio com 10,0 mL de solução de
hidróxido de sódio é de 320 cal (240 + 80), desprezando-se as perdas de energia para
o ambiente.
7. Quando 0,09 g de alumínio reage com uma solução de hidróxido de sódio há
liberação de 320 cal; então, pode-se calcular a energia liberada por 1 mol de
alumínio:
0,09 g——————–320 cal
27 g (1mol)————— X cal
X = 96,0 kcal/mol de Al
—— 0,2 cal
—— 4 cal
——– Y
Página 22
1. A energia liberada por 4 mol de alumínio na reação do experimento é de 384 kcal
(4 × 96).
13
GABARITO
2. Como é possível perceber, a energia é três vezes menor, ou seja, é ⅓ do valor de
energia liberada na reação de 1 mol de alumínio. Assim, a massa de alumínio que
deve ser utilizada para a obtenção de 32 kcal é de 9 g, um número três vezes menor
do que a massa de 1 mol de alumínio. Dessa maneira, pode-se evidenciar a
proporcionalidade entre massa e energia em uma transformação química.
3. A soda cáustica (hidróxido de sódio) não deve ser guardada em recipiente de
alumínio, pois este sofrerá corrosão, consumindo parte da soda cáustica e
danificando-se, além de liberar grande quantidade de gás hidrogênio, que é um
material inflamável e explosivo.
Caderno do Aluno
Química – 1a série – Volume 4
Página 23
Os alunos terão a oportunidade de conhecer o valor energético do leite e de
interpretar rótulos de alimentos. Os valores energéticos para uma porção de 200 mL de
leite podem variar de acordo com sua composição. Por exemplo, em uma embalagem
que apresenta o valor de 118 kcal para uma porção de 200 mL de leite, o valor
energético em joules é 493 kJ.
14
GABARITO
Caderno do Aluno
Química – 1a série – Volume 4
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4
IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS DECORRENTES DA
EXTRAÇÃO DE MATÉRIAS-PRIMAS E DA PRODUÇÃO DE
FERRO, COBRE E OUTROS METAIS
Questão para análise do texto
Página 26
Resposta pessoal. Os quadros podem ser completados como os exemplos a seguir:
15
GABARITO
Caderno do Aluno
Química – 1a série – Volume 4
Páginas 26 – 28
1. Resposta pessoal. Espera-se que o aluno consiga relacionar a degradação do Pico do
Cauê com a exploração de minério de ferro na região e elabore um texto coerente e
criativo.
2. Resposta pessoal. Espera-se que o aluno elabore um texto coerente sobre o que foi
aprendido até o momento e reconheça que Itabira faz parte da região do Quadrilátero
Ferrífero (MG), na qual há grande exploração de minério de ferro, podendo
apresentar dados de produção da região.
Páginas 28 – 31
1. Alternativa c. Como a massa molar de CO é de 28 g/mol, a quantidade de matéria,
em mol, de 3,4  10-2 g de monóxido de carbono será de 1,2  10-3 mol.
quantidade de matéria
massa
1 mol
X

28 g 3,4  10  2 g
X  1,2 10 3 mol
a) A resolução pode ser realizada como mostra a tabela a seguir:
2 Al2O3(s)
2 mol
+
3 C(s)
2  102 g/mol = 204 g
408 g
3 CO2(g)
3 mol
3 mol
6 mol
+
4 Al(s)
ou da seguinte maneira:
102 g de Al 2 O3 408 g de Al 2 O3

1 mol de Al 2 O3
X
2 mol de Al 2 O3 4 mol de Al 2 O3

3 mol de CO2
X
X  4 mol
X  6 mol
16
GABARITO
Caderno do Aluno
Química – 1a série – Volume 4
b) Como a massa molar do Al2O3 é 102 g/mol, em 816 g há 8 mol de Al2O3.
Portanto, a partir de 8 mol de Al2O3 são obtidos 16 mol de Al, ou seja, 432 g.
2 Al2O3(s)
+
3 C(s)
3 CO2(g)
2 mol
8 mol
816 g
+
4 Al(s)
4 mol
16 mol
432 g
3. Alternativa e. Em 552 g de etanol existem 12 mol de etanol (massa molar de
46 g/mol) e como a energia liberada pela combustão do etanol é 326 kcal/mol, a
energia liberada na queima de 12 mol será 3 912 kcal ou 3,9  103 kcal.
4. Alternativa c. Lembrando-se de que 1 t = 106 g, pode-se calcular as quantidades de
matéria de cada substância:
Ácido sulfúrico:
98 g 5,0  10 6  10 6 g

1 mol
X
Amônia:
17 g 1,2  10 6  10 6 g

1 mol
Y
Soda cáustica:
40 g 1,0  10 6  10 6 g

1 mol
Z
Portanto, a ordem decrescente em quantidade de matéria é: NH3 > H2SO4 > NaOH.
5. Alternativa d. Como a proporção é de 40 g de MgO para 64 g de SO2, temos:
MgO
40 t ——————- 64 t
X —————– 9,6  103 t
X = 6,0  103 t
5,0  10 6  10 6 g  1 mol
X 
 5,1  1010 mol
98 g
 Y
1,2  10 6  10 6 g  1 mol
 7,1  1010 mol
17 g
 Z
1,0  10 6  10 6 g  1 mol
 2,5  1010 mol
40 g
SO2
17
GABARITO
6. Alternativa e.
Caderno do Aluno
Química – 1a série – Volume 4
Al2(SO4)3
342 t
17 t —————–
————
Ca(OH)2
3  74 t
X
X ≈ 11 t
7. Massas molares: CO = 28 g/mol; Fe = 56 g/mol; C = 12 g/mol
Cálculo da massa de CO necessária:
CO(g)
3  28 g ——- 2  56 g
X
X = 7,5  105 g de CO
Fe(s)
——– 1,0  106 g
Cálculo da massa de C necessária:
C(s)
2 × 12 g ————– 2 × 28 g
Y ———————-7,5  105 g
Y  3,2  105 g = 3,2 × 102 kg de carvão (C)
Portanto, a massa de carvão necessária para produzir 1,0 t de ferro é de 3,2  102 kg.
CO(g)
a) C3H8(g)
b) Como a proporção entre a quantidade de matéria de água produzida e a de
propano utilizada é 4:1, então, a partir de 4 mol de propano serão formados 16 mol
de água. Como a massa molar da água é de 18 g/mol, teremos 288 g de água
formados.
+
5 O2(g)  4H2O(g) + 3CO2(g)
18
GABARITO
18 g de H 2 O
X

1 mol de H 2 O 16 mol de H 2 O
c)
6,0 10 23 partículas de C 3 H 8
3  44 g de CO2
Caderno do Aluno
Química – 1a série – Volume 4
X  288 g
12,0  10 23 partículas de C 3 H 8
X
X  264 g
2 Fe2O3(s)
2 × 160 g
100 kg
+
6 C(s) +
3 O2(g)
4 Fe(l) + 6 CO2(g)
4 × 56 g
X
320 g Fe2 O3 100 kg Fe2 O3

224 g Fe
X
Assim, a partir de 100 kg de óxido de ferro III, é possível obter 70 kg de ferro.
10. Como esta questão trata da energia liberada em um experimento, os valores obtidos
podem apresentar variações. Partindo dos resultados experimentais apresentados
anteriormente a título de exemplo (Situação de Aprendizagem 3), pode-se considerar
a seguinte resolução:
Como a energia liberada na reação de 1 mol de alumínio é de 96,0 kcal (conforme a
questão 7 da Situação de Aprendizagem 3), a energia envolvida na reação de 2 mol
de alumínio mostrada na equação química a seguir é 192 kcal.
2 NaOH(aq) + 2 Al(s) + 6 H2O(l)  2 NaAl(OH)4(aq) + 3 H2(g) + 192 kcal.
 X  70,0 kg

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