sexta-feira, 19 de agosto de 2011

1º ano Filosofia


1º ano Filosofia

Volume 1

Página 3
.intelecto;O termo intelecto é originado do latim intellectus. Significa inteligência (intellegire), ou seja, compreender. Na concepção clássica grega, a partir do filósofo Anaxágoras, o intelecto (nous) significa o princípio de ordenação do cosmo e, por extensão, a faculdade do pensamento humano, enquanto esta reflete a ordem cósmica. Distingue-se assim das sensações e dos desejos e apetites, sendo assim, pois, “a parte da alma com a qual esta conhece e pensa”, conforme Aristóteles
reflexão critica;Em um sentido amplo, trata-se de tomada de consciência, exame, análise dos fundamentos ou das razões de algo. Refletir criticamente é a atitude de investigar e para isso é necessário conhecer aquilo que é investigado, sobrepondo-se a uma visão motivada por preconceitos. Não se trata apenas de refletir, mas de refletir criticamente, ou seja, posicionar-se a partir do conjunto de informações conquistados com a pesquisa. Exemplos: não julgar o livro pela capa; não julgar o fato ou objeto sem antes conhecer criteriosamente suas intenções, origem, autores, etc.
filosofia………….
cidadania :Não se trata apenas do ato de ser cidadão ou integrar uma comunidade. A cidadania diz respeito a um entendimento pelo cidadão de seus direitos e deveres, de como ele pode participar ativamente da comunidade e de como, ao organizar-se em grupo, por exemplo, ele poderá buscar e garantir melhores condições de vida para a sua comunidade.
Página 4
2) O Quadro.
Matemática : contas, calculadora
Inglês : Estados Unidos, Canadá , e outros países
História : O passado , (séculos )
Geografia : Mapas, estados
Biologia : Estudos Humanos
Língua Portuguesa : Palavras, conversas , significados
Educação Física : Esportes
Arte : Desenhos
Filosofia : Ato de pensar
Física : Contas
Química : Experiências
Sociologia : Sentimentos
1) Um modo de nos ajudar a pensar mais , em todos os sentidos de nossa vida.
Página 04 – 05

1-
a) Eu penso que a filosofia fala muito sobre o homem, como a pessoa agi, se expressa, e a filosofia mexe muito com o pensamento do ser humano.
b)Eu acho que um filosofo é quase um psicólogo, porque mexe muito com o estado da pessoa. Não conheço nenhum, mas acho que todos nós somos filósofos.
Página 5
exercício 1:
Construir uma contribuição especial para todo o conhecimento de verdade.
Página 6
leitura e analise de texto.
exercício 2:
(D)
(E)
exercício 3:
atividades para melhorar o meu corpo: namorar, dançar, academia, exercícios, nutrição, jogos, passeios, parques, viagens, conhecimentos.
atividades para melhorar meu intelecto: leitura, pensamentos, sentimentos, diálogos, reflexões, afinidades, cozinhar, estudos, pinturas, filosofar.
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a) O reflexo das coisas.
b) Ele não pode refletir os pensamentos da pessoa, ou seja, não pode refletir seu intelecto.
c) O espelho é utilizado para ajeitar o que talvez esteja errado.
Página 8
D) reflexão intelectual: necessita de uma alma, reflete o coração, relembra inúmeras coisas, vai além doque podemos ver, abre a sua mente, pode refletir a si mesmo e as pessoas ao redor.
2 opnião própria.
lição de casa…
[...] nem tudo oque parece ser é, oque asianta de olharmos no espelho e ver um sorriso no rosto quando na verdade existe uma lágrima no coração ?, em certos momentos o meu sorriso deveria mostrar o fundo da minha alma, pois muitas pessoas ao me verem sorrir choraria comigo!
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1) Em todos momentos do su dia-a-dia você precisa fazer uma reflexão, um dos momentos é seria ao se arrumar pra ir pra escola, pois todas pessoas pretendem passar uma boa impressão para seus colegas e professores, e nessa hora temos que refletir em como as pessoas irão nos ver.
2) opinião própria.
3) É muito fácil enxergar a alma quanto enxergar a riqueza, basta apenas fazer uma reflexão de si próprio, a virtude não se compra, se conquista.
Página 10
4 .
Procuro analisar como o rap
responde e enfrenta questões como “invisibilidade social”, estereótipos,
comportamentos discriminatórios, revertendo estigmas e produzindo elementos para a
construção de auto-estima positiva nos jovens afro-descendentes que moram em
distritos periféricos. Por meio de práticas culturais, produção musical e no contato de
bandas de rap com o público, o rap torna-se um instrumento para enfrentar as
diversas atitudes cotidianas de estigmatização, menosprezo, discriminação, racismo.
Página 10 e 11
A)
No caso da TV a imagem e o som são captados por sensores foto e audio-sensível que captam o sinal na freqüência visível e audível. Codifica para FM ou outras frequências, normalmente em alta freqüência que sofre menos interferência e transmite. Os equipamentos modulam ( emitem ) o sinal no ar. Os receptores (rádio ou TV ), quando captam o sinal no qual eles estão sintonizados, decodificam a freqüência, simplesmente transformando-a novamente na freqüência que nossos olhos e ouvidos podem captar.
B)
Os sinais do mundo são captados de forma única por cada individuo.Eis a razão de tanto fracasso escolar…… pois quem cria os parâmetros educacionais, esquece de centrar-se em quem aprende para centrar-se mais significativamente em métodos padronizados. Então somos como antenas recebendo e emitindo sinais eletromagnéticos de todo tipo. Normalmente percebemos mais claramente as energias que vibram no mesmo padrão ondulatório ( freqüência, amplitude etc.) que nós, ou seja, que tem afinidade com nossas formas de pensamento. A Mente humana, intelecto como a conhecemos, falando de forma simples, não é nossa essência primordial, mas sim o instrumento de manifestação do SER (Espírito) neste plano, é o que nos possibilita nos comunicar com o mundo exterior desta dimensão física.
C)
alguns testes que determinam como a pessoa organiza as idéias, toma decisões. Existe também outras que determinam se vc é uma pessoa, visual, auditiva ou sensorial, ou seja, se o seu cérebro responde melhor a um desses estímulos. Alguns testes que determinam como a pessoa organiza as idéias, toma decisões. Existe também outras que determinam se vc é uma pessoa, visual, auditiva ou sensorial, ou seja, se o seu cérebro responde melhor a um desses estímulos.
Página 12
ex 3 letra B
Pagina 12
2- Capta o mundo pela antena ou cabo – PELOS 5 SENTIDOS
Decodifica o Sinal – Experiência Depois de decodifica, transforma o sinal em imagem ou som – IDÉIAS
Só decodifica o sinal dos canais – INTERPRETA TUDO QUE APRENDEMOS PELOS SENTIDOS
Não aprende nada com o que capta – SIM, APRENDE
não pode refletir sobre o que capta – PODE REFLETIR SOBRE O QUE CONSEGUE CAPTAR
4- PERCEPÇÃO , SENSAÇÃO , ESPERIÊNCIA E REFLEXÃO
Página 13
- sensação -pão..
- sensação -doce..
- sensação -suco..
- sensação -corte..
- reflexão -leitura.
- reflexão -cores..
- sensação -duro..
- sensação -dor de..
- reflexão -matem..
cont, Página 14
- reflexão -justi..
- reflexão -engen..
- reflexão -autor..
- sensação -toq mac..
- reflexão -riq..
- sensação -dor de d..
- sensação -bebida..
- reflexão -cien..
- reflexão -núm..
Página 15
questao1
experiência= impirismo, pratica de vida,ensaio,a pessoa e capaz de experimenta,reconstituir e modificar algo.
Página 16
apriori=vem antes da experiência
aposteriori=vem depois da experiência
os dois vem do latim
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2) a idéia principal é que todas os nossos sentidos têm origem em nossa experiência, ou pelo nossos sentidos .
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Você Aprendeu ?
1) Crepúsculo, por mais que o filme seja ficção com romance, ele tem a qualidade ótima .
Os filmes de hoje em dia , tem qualidades perfeitas , porque a tecnologia ajuda .
2) Conhecimento a priori ; é quando não dependem dos sentidos.
Conhecimento a posteriori ; é quando depende dos sentidos.
3) Para Locke, todos nossos conhecimentos dependem dos sentidos ;
e para Kant , nossos conhecimentos podem tanto depender dos sentidos ou não .
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Principais problemas filosóficos- A explicação racional do mundo, o homem ser racional animal político.
Principais escolas- atomismo, sofista, platonismo, aristotelismo, epicurismo,Hedonismo.
Grandes filósofos- Todos de Mileto, Demócrito, Pitágoras, Sócrates, Platão Aristóteles zenão.
Filosofia Medieval- Europa Feudalismo do século VII ao Século XIV
Página 21
principais problemas- A relação entre fé e razão.
Principais escolas- Escolástica, Tonismo, nominalismo.
Grandes filósofos- Anselmo, Asilardo, Tomas de Aquino, Dons Scoto.
Filosofia Moderna
Contexto histórico- Europa estados nacionais desenvolvimento do capitalismo do século XIV ao final do século XVIII.
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Principais Problemas- Preocupação com o homem racional e livre mudanças políticas as ciências.
principais escolas – Racionalismo, empirismo, criticismo,marxismo,positivismo,idealismo,romantismo.
Grandes filósofos- Descartes David Hume, Hobbes, Kant, Hegel, Shopenthaver, marc.
Filosofia contemporânea
Contexto histórico- Europa, Estados unidos, outros paises do final do século XVIII ate os dias atuais.
Principais problemas- A questão da existência liberdade individualidade a sociedade ecológica.
Principais escolas- Fenomelogia, existencialismo, escola de Frankort pragmatismo.
Grandes filósofos- Heidegger, Heisserl, Sartre, Adorno,Michel Onfry, Harendt.
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1) a- Platão viveu na Grécia do período clássico A.C. Os fatos mais marcantes da vida dele foi em 399a.c. quando aconteceu o julgamento e a execução de Sócrates. Viajou ao Egito e provavelmente à Sicília donde conheceu a escola Pitagorica.em 387 retornou à Atenas onde fundou a academia, onde os alunos deveriam aprender a criticar e pensar por si próprio.
b- Platão se inspirou em Sócrates e influenciou Aristóteles.
c- ética : “Se imaginais que, matando homens, evitareis que alguém vás repreenda a má vida, estais enganados, nem é inteiramente eficaz, nem honrosa, esta outra, sim, é mais honrosa e mais fácil”
Política: ” Os males não cessarão para os humanos antes que a raça dos puros e autênticos filósofos chegue ao poder, ou antes, que os chefes das cidades, por uma divina graça, ponham – se a filosofar verdadeiramente.” (Platão, Carta Sétima, 3266).
2. não
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ética : “Se imaginais que, matando homens, evitareis que alguém vás repreenda a má vida, estais enganados, nem é inteiramente eficaz, nem honrosa, esta outra, sim, é mais honrosa e mais fácil”
Política: ” Os males não cessarão para os humanos antes que a raça dos puros e autênticos filósofos chegue ao poder, ou antes, que os chefes das cidades, por uma divina graça, ponham – se a filosofar verdadeiramente.” (Platão, Carta Sétima, 3266).
teoria do conhecimento;Então como já em Sócrates, assim em Platão a filosofia tem um fim prático, moral; é a grande ciência que resolve o problema da vida. Este fim prático realiza-se, no entanto, intelectualmente, através da especulação, do conhecimento da ciência. Mas – diversamente de Sócrates, que limitava a pesquisa filosófica, conceptual, ao campo antropológico e moral – Platão estende tal indagação ao campo metafísico e cosmológico, isto é, a dona da toda a realidade.
2″Infelizmente, Sócrates não deixou por escrito seus pensamentos” Conhecemos seus pensamentos e idéias através das obras de dois de seus discípulos: Platão e Xenofontes
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Cruzadinha
1-Aristóteles
2-Epicuro
3-Descartes
4-Karl
5-Sócrates
6-Arendt
7-Platão
8-Kant
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1- O seu conteúdo procura sempre compreender as coisas a partir da totalidade, isto é, abranger toda a realidade, sem excluir partes e sem dividi-la em pormenores.
2- Porque a técnica e a evolução da tecnologia trata de coisas novas da evolução e a filosofia Contemporânea é a filosofia nova de agora.
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1.
A) Talvez sim ou não , isso depende .
B) O conhecimento e a sabedoria, um cientista se forma com muito estudo, e por pesquisas todo mundo faz a ciência.
C) Sim, para trata de doença para melhorar no cultivo de plantações, para melhorar a tecnologia.
D) Não talvez sim , pois sempre vai melhorando quando mais ela descobre mais a morte vem.
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1- “Conhecer é tomar conceitos já feitos, dosá-los, e combiná-los em conjunto até que se encontre um equivalente prático do real”.
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quadro : 2
→ carne , osso , sangue .
→ pessoa
→ os espermatozóides
→ pra nascer , viver e morrer
quadro : 3
→ sentimento
→ não tem forma
→ Deus
→ para unir 2 pessoas
quadro : 4
→ pensamento
→ não tem forma
→ cientistas
→ para ter sabedoria
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Sócrates
Vida: Sócrates foi um ateniense que marcou a filosofia ocidental. Apesar de não deixar nenhum gesto sobre seus pensamentos, Platão e Xenofonte, seus principais discípulos relataram sua vida e seus pensamentos.
Principais Idéias: Buscava esclarecer as pessoas que era necessário primeiramente conhecer a si mesmo, antes de conhecimentos sobre a natureza e os outros, ele dizia: ” Conhecer-te a ti mesmo.”
Principais Escritos: “Sei que nada sei.”
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Platão
Vida:Platão viveu no fim do período áureo da cultura grega.Quando jovem, pensou se dedicar à política mas, ao conhecer Sócrates e, principalmente, ao assistir à sua injusta condenação, decidiu se empenhar em transmitir às gerações seguintes as idéias e os ensinamentos que recebera de seu mestre.
Platão fundou a primeira escola de filosofia do mundo antigo e seus discípulos conservaram suas obras ao longo dos séculos.
Entender o pensamento de Platão não consiste apenas em entender a essência do pensamento grego na antigüidade mas também a fonte de inspiração para toda a filosofia nestes vinte e cinco séculos que nos separam de suas obras.
Principais ideias:É dialogar com ele e entender o que os gregos pensavam sobre temas que nos inquietam até hoje, como a justiça, a verdade, a razão, o prazer, a alma, a beleza e o amor.
Principais escritos:http://pt.wikipedia.org/wiki/Plat%C3%A3o#Obras
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John locke
VIda John Locke (29 de agosto de 1632 — 28 de outubro de 1704), médico, filósofo inglês e ideólogo do liberalismo, é considerado o principal representante do empirismo britânico e um dos principais teóricos do contrato social.
Locke rejeitava a doutrina das idéias inatas e afirmava que todas as nossas idéias tinham origem no que era percebido pelos sentidos.
Principais idéias : Locke é considerado o protagonista do empirismo, isto é, a teoria denominada de Tabula rasa (do latim, “folha em branco”).[1] Esta teoria afirma que todas as pessoas nascem sem saber absolutamente nada e que aprendem pela experiência, pela tentativa e erro. Esta é considerada a fundação do “behaviorismo”.
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Davis Hume
vida – nasceu em 1711, entrou na universidade de Edimburgo com 11 anos e morreu aos 65 anos
principais idéias – Segundo Hume, a razão não é antagônica aos sentimentos do qual as duas são intimamente ligadas por associações. De tal maneira que a primeira que a primeira, ligadas por associações de causa e efeito só tomam sentido quanto estes são ligados pelas paixões.
principais escritos – tratados na natureza humana, investigação sobre o entendimento humano, investigação sobre os princípios da moral, diálogos sobre a religião natural, ensaios morais, políticos, literários, a história da grã Bretanha, história natural da religião.
Immanuel Kant
vida- nasceu em 1724, era professor de geografia na faculdade de konigsberg e morreu em 1804.
principais idéias – os motivos para p homem permanecer na menoridade se devem ao fato de ele não ousar, pensar. a covardia e a perseguição são as causas que levam os homens a permanecerem na menoridade.
principais escritos – dissertação sobre a forma e os princípios do mundo sensível e inteligível, fundamentos da metafísica da moral, doutrina do direito prolegômenos.

Volume 2

Página 3
Ciência refere-se tanto a:
Investigação racional ou estudo da natureza, direcionado à descoberta da verdade. Tal investigação é normalmente metódica, ou de acordo com o método científico – um processo de avaliar o conhecimento empírico; O corpo organizado de conhecimentos adquiridos por estudos e pesquisas.A Ciência é o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abarca verdades gerais ou a operação de leis gerais especialmente obtidas e testadas através do método científico.
Hipótese: Uma hipótese é uma provável teoria, mas ainda não demonstrada, uma suposição admissível.
Tese: Uma tese é uma proposição intelectual.
Indução: em filosofia é considerado o método de pensamento ou raciocínio em que se extrai de certos fatos conhecidos, mediante observação, alguma conclusão geral que não se acha rigorosamente relacionada com eles.
Termo Científico: Elementos da ciência entre as quais se estabelecem lógica.
Dedução: Dados obtidos a partir da experiência do particular ao universal.
Página 4
Dedução é toda inferência que parte do universal para o particular
Página 4
1-
No bloco 1 , ele diz que todos os homens vivos respiram , e se o irmão dele é um homem vivo ele respira , no 2 , ele diz que seu irmão respira e é um homem vivo , portanto todos os homens iguais a ele , respira .
2-
Um exemplo , eu digo para minha que todos da minha classe estudam , e todos tiram nota ruim ou boa , mas também posso dizer que todos alunos tiram nota ruim e boa , porém , todos estudam .
Página 5
EXERCÍCIO 3
QUADRO 1
Carnes de vaca possuem gorduras
Gorduras de carne de vaca fazem mal a saúde
Carnes de vaca engordam e fazem mal a saúde porque tem gorduras
QUADRO 2
João vende manga demasiadamente
A manda está cara
A manga esta cara porque não é sua época
QUADRO 3
Meu filho precisa de muitos materiais escolares
Materiais escolares são caros
Matérias escolares são caros pra quem compra demais
Página 6
exercícios
1- e
2-a
3-e
Página 8
2.
A) a resposta conveniente pode ser que eles fundam na relação da causa e respeito.
B) a experiência
C) essa pergunta implica uma nova questão que pode ser solucionada e explica a mais difíceis.
Exercícios
1) porque ele seria servido na ceia de natal no dia seguinte , são questionáveis porque nunca foram verdadeiras e nem absolutas.
2) imagem 1 : Plano
imagem 2: em movimento
imagem 3: chão
imagem 4: vertical
imagem 5: plano.
Página 9
Porque ele não sabia o dia seguinte quando ele fez a previsão….se ele soubesse que o dia que cairia a previsão dele era véspera de natal, ele não a faria…. eu acho que são questionadas e devem ser-las…
2.
Não tem limites para observar. Cada observação, tem-se uma nova informação!
profundo-estático-teto-os dois – os dois.
Página 11
Exercício 1
* Tem que ser claro e precisa, não podendo ser obscura ou deixar margem para várias interpretações. Quanto Mais especifica Melhor (responder ao lado da 1° imagem)
*Deve permitir a falsificabilidade, Quanto mais Melhor. (2° imagem)
* Deve ser ousado, para conseguir progredir em busca de um conhecimento mais aprofundado sobre a realidade. ( 3ª Imagem)
Página 12
Hipótese: se eu tomar café de uma xícara, irá direto para minha boca.
Falsificações possíveis:
se eu tomar café da xícara, a xícara pode cair.
se eu tomar café da xícara, o café pode cair na minha roupa.
se eu tomar café da xícara, o café pode subir.
se eu tomar café da xícara, a xícara pode quebrar na minha mão.
se eu tomar café da xícara, o café pode sumir.
Página 12 e 13
Hipótese: se eu usar a borracha, ela só irá apagar
Falsificações possíveis:
Se eu usar a borracha, ela pode sujar.
Se eu usar a borracha, ela pode cair da minha mão.
Se eu usar a borracha, ela pode escrever.
Se eu usar a borracha, ela pode explodir.
Se eu usar a borracha, ela pode virar pó.
Hipótese: se eu usar o apontador, ele só irá apontar
Falsificações possíveis:
se eu usar o apontador em uma caneta ele não apontará.
se eu usar o apontador a lâmina pode me cortar.
se eu usar o apontador a lâmina pode cair.
se eu usar o apontador o apontador pode quebrar.
se eu usar o apontador pode quebrar a coisa apontada.
Página 13
1-) (a)
2-) (3)
(2)
(4)
(5)
(1)
3-) e
Página 15
PESQUISA INDIVIDUAL
Fé e Razão: A é e um conceito que é muito utilizado na bíblia, atribuindo sua pratica a Jesus. Já quanto a razão, realiza-se algo totalmente diferente da fé, considerando-se que, imagina-se a fé como o aceitar algo de maneira axiomática.
Tolerância: é um termo que define o grau de aceitação diante de um elemento contrario a uma regra moral, cultural, civil ou física.
Religião: deriva do termo latino “RE-LIGARE”, que significa “religação” com o divino.
Alteridade: é a concepção que parte do pressuposto básico de que todo o homem social interage a interdependente de outros indivíduos
Página 18
exercícios
.
1. Na “dialética transcendental”, finalmente kant examina a possibilidade dos juízos sintéticos a priori na metafísica. A “coisa em si” ( alma, Deus, essência dos cosmos, etc.) não nos é dada em experiência alguma.
2. Segunda a filosofia do agnóstico nunca haverá como provar ou desaprovar.
pesquisa individual;
1. A religião evangélica .
2. Bom, na religião deles a bíblia é considerada a única fonte de autoridade se doutrina que deu interpretado de acordo com as regras históricas e lingüística
3. Bom no modo que eles agem, e o fato de eles não crerem em Maria .
4. não fiz .
5.Independente da religião de cada um, o importante é você respeitar as crença de cada um, e existem varias espóes religiosas.
Página 20
Ex.5
Normal porque cada pessoa escolhe seu jeito de viver , sua religião e suas maneiras de viver .
Apesar das diferenças temos que respeitar todos igualmente .
(Y) .
Você Aprendeu ??
1- A e B .
Página 22
Pesquisa Individual
a) São narrativas , historias , conversas sobre os fenômenos da natureza que são transmitidos de geração para geração.
b) ato, efeito ou modo de cultivar. O complexo dos padrões de comportamento , das crenças , das instituições , das manifestações artísticas , intelectuais etc., transmitidos coletivamente , e típico de uma sociedade. O conjunto dos conhecimentos adquiridos em determinado campo.
c) Forma de expressão usada para se comunicar com seres da mesma espécie.
d) Todos os seres q constituem o universo. força ativa q estabeleceu e conserva a ordem natural de tudo quanto existe. Temperamento do individuo. Espécie , qualidade.
e) Conexão rigorosa entre os fenômenos (naturais ou humanos), de modo q cada um deles é completamente condicionado pelos q o precederam.
Página 26
1-
Fenômenos naturais são eventos da natureza que não dependem de ações humanas, mas que na maioria das vezes influenciam a vida das pessoas que à eles estão sujeitas.
Alguns fenômenos naturais como, erupção de um vulcão, furacão, tempestades, etc..causam terríveis catástrofes.
Outros fenômenos, no entanto, são obras de artes visualmente deslumbrantes proporcionadas pela natureza.
Outros fenômenos naturais curiosos, e que ainda não puderam ser explicados pela ciência e por isso muitas vezes são mal interpretados, abrindo um vasto campo para o místico e o folclórico..
A poesia, a pintura, artesanato entre outras estão relacionadas com a natureza..
2-
De preservar e manter! alem de dar educação a sociedade, Também de proporcionar as atividades, aos cidadões, que essa cultura possui… isso através da segurança, infra-estrutura, incentivo, e mais coisas…
EX: Carnaval…
sem segurança, sambódromo, incentivo (leis)… não terá como ter carnaval..
Página 27
2. A importância é que com uma boa educação, as pessoas teriam uma grande chance de ter um trabalho futuramente.
3. opinião própria.
Página 28
leitura e analise de texto
O etnocentrismo é o centro de tudo e todos são pensados e sentidos através de nossos modelos,
Exemplo:Quando vemos uma pessoa que é diferente de nós ficamos confuso se ela esta certa ou errada,pois para nós o certo é o que nós achamos que é.
Página 29
1
b) Perceber o que há de bom na cultura dos outros e destruir o que é ruim.
2
b)eu aprendi, com nossas diferenças, quanto tenho de crescer.

Volume 3

(em breve)

Volume 4

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
DESIGUALDADE SOCIAL E IDEOLOGIA
Página 3
1. Espera-se que o aluno caracterize a condição de vida cujos recursos materiais são
escassos e o acesso a serviços como saúde, educação e moradia são muito limitados.
2. Resposta aberta, a depender das hipóteses dos alunos. Espera-se que eles registrem
exemplos cotidianos e reflitam com base em tais exemplos,buscando compreender
fatores culturais que colaboram para essa aceitação.
Páginas 3 – 7
1. Resposta aberta, a depender da região eleita pelo aluno na sua exemplificação. Ele
deve caracterizar as condições de moradia e o acesso a serviços urbanos, como
saúde, e discutir se essa condição é predominante ou não.
2. A importância reside, principalmente, no fato de que a inserção no mundo dos
estudos é exigência para a cidadania, para a construção coletiva de melhores
condições de vida para todos.
3. Neste exercício, o aluno vai retomar conteúdos de outras áreas que são relevantes
para a compreensão do problema da pobreza. Assim ele poderá constatar o
entrelaçamento de saberes que o ajudarão a compreender questões do contexto social
atual.
4. Espera-se que o aluno reveja os critérios apresentados no texto, tais como saúde,
renda familiar, educação.
5. Distribuição injusta e desigual de renda.
1
GABARITO
Caderno do Aluno
Filosofia – 1a série – Volume 4
Página 7
1. O maquinário, segundo Marx, expande o valor da força de trabalho para a família, ao
incluir todos os membros no mercado de trabalho. Historicamente, em vez de liberar
o ser humano, o maquinário passou a incorporar mais pessoas ao processo produtivo.
Páginas 8 – 10
Orientar os alunos para a pesquisa em dicionários da Língua Portuguesa e em
dicionários de Sociologia e Filosofia.
Imagens e notícias podem aprofundar as concepções debatidas sobre desigualdade.
1. Uma resposta possível: O que se pode fazer é que, para a superação da desigualdade,
é preciso exigir uma melhor distribuição de renda e políticas de superação da
pobreza, além de também ser preciso que detentores do capital abram mão de seus
lucros e construam bases mais justas de convivência social. Tal superação requer,
ainda, projetos coletivos amplos, e não pode depender da boa vontade de apenas
alguns.
Páginas 10 – 11
1. Exemplos de argumentos:
Os ricos construíram seu patrimônio durante gerações e gerações de muito trabalho;
Os pobres não merecem outra condição de vida, pois não se esforçam ou não contam
com habilidades para enriquecerem.
2. Esses argumentos colaboram ao ensinar valores associados ao merecimento e à
compreensão de que os homens são diferentes em termos de suas capacidades para
construir patrimônio material.
3. Alternativa b.
2
GABARITO
Caderno do Aluno
Filosofia – 1a série – Volume 4
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2
DEMOCRACIA E JUSTIÇA SOCIAL
Páginas 12 – 14
O convívio com o diferente nos ajuda a ampliar nossa perspectiva e questionar o que
consideramos como certeza imutável. A diferença mostra outras possibilidades, outros
modos de ser e viver.
Páginas 14 – 15
1. Porque uma sociedade democrática exige de seus cidadãos o entendimento da
importância fundamental das leis, das instâncias jurídicas e do sistema político.
Nesse sentido, o cidadão poderá cooperar com o respeito mútuo, observando as
situações em que as instâncias jurídicas e políticas podem atuar em benefício de uma
sociedade mais justa.
2. A justiça social é “a única forma de respeitar os direitos de todos”, fortalecendo o
pluralismo. Ao fomentar o pluralismo, a justiça social reduz a violência, na medida
em que esta é o “único modo de destruir o pluralismo”.
Página 16
1. Para o aluno, professor, é importante a reflexão sobre as mudanças conceituais que a
palavra “democracia” sofre ao longo da História. Com essa reflexão, ele pode
compreender melhor os variados usos da palavra por diferentes tendências e partidos.
Assim, pode-se auxiliá-lo chamando a sua atenção para o seguinte questionamento:
muitos políticos empregam a palavra “democracia”. Eles o fazem com sentidos
diversos?
3
GABARITO
Caderno do Aluno
Filosofia – 1a série – Volume 4
2. Esta entrevista vai ajudar a conhecer os diferentes sentidos atribuídos à palavra
“democracia”.
Páginas 16 – 17
1. Neste exercício, é preciso retomar as ideias do autor, em que ele afirma que o
contrato explicita as funções, os direitos e deveres de cada um e permite organizar a
participação de todos, de modo a garantir que ninguém prejudique o próximo.
Deve-se fazer um acordo para que cada um seja respeitado desde o seu nascimento e
em sua dignidade humana, isto é, em sua liberdade e sua igualdade. Sem o acordo
não haveria liberdade.
2. Resposta aberta, a depender do entendimento do aluno, mas no sentido de
argumentar que a posse de bens sociais primários de forma igualitária favorece a não
violência.
3. Alternativas (a) e (b).
4
GABARITO
Caderno do Aluno
Filosofia – 1a série – Volume 4
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3
OS DIREITOS HUMANOS
Página 18
1. O aluno deve procurar em diversas fontes e organizar a informação encontrada em
uma síntese que apresente aspectos principais, em ordem cronológica, sobre o
processo que origina a Declaração dos Direitos Humanos.
2. Solicite ao aluno que leia e comente as leis em questão, destacando os avanços e as
limitações na implantação dessas normas. Espera-se que o aluno pesquise em
universo de legislação municipal ou estadual, ou mesmo federal, e destaque pelo
menos uma lei que representa avanço em termos de direitos humanos, mas que não
está implementada ainda por ausência de políticas que garantam tal implementação.
Exemplo: falta de fiscalização.
Páginas 19 – 25
1. Nesta questão, o aluno deve problematizar a efetividade dos artigos da Declaração
dos Direitos Humanos, apresentando exemplos que revelem dificuldades para sua
viabilização no Brasil.
Página 25
1. Uma seleção de imagens representativas da violação dos direitos humanos pode ser
montada com fotos de jornais e de revistas e até mesmo com fotos realizadas pelos
alunos.
2. Espera-se, neste caso, que o aluno descreva brevemente um ou mais programas de
TV e comente os aspectos que violam os Direitos Humanos.
5
GABARITO
Caderno do Aluno
Filosofia – 1a série – Volume 4
Página 26
1. Essa resposta deve abarcar alguns impedimentos, tais como a má distribuição de
renda, que impede o acesso aos benefícios da ciência como medicamentos e demais
recursos na área de saúde, e que dificulta, ainda, a formação técnica e artística para a
grande maioria, pois, além dos obstáculos quanto ao acesso aos benefícios
conquistados pela ciência, vivemos no Brasil entraves para a produção científica e
artística.
2. Resposta aberta, a depender da elaboração de cada aluno, que deve retomar as
reflexões sobre os Direitos Humanos, analisando o significado democrático de leis e
declarações, mas problematizando as dificuldades para a sua viabilização.
6
GABARITO
Caderno do Aluno
Filosofia – 1a série – Volume 4
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4
PARTICIPAÇÃO POLÍTICA
Para começo de conversa
Página 28
1. Resposta aberta, que deve refletir a experiência do aluno, em que se espera que ele
identifique ações de participação política no bairro, na rua, na comunidade. Exemplo:
movimento por melhorias urbanas.
Páginas 28 – 29
1. Pode-se fazer o acompanhamento pela internet, com o acesso ao site do
representante; pelos meios de comunicação, como o rádio e a TV; por boletins deste
representante e de seu partido político; e também por meio da própria presença nas
assembleias municipais e estaduais.
2. Os desafios atuais exigem esforços coletivos para serem enfrentados, e em razão
disso todos os cidadãos precisam estar informados e participar da busca de soluções.
São desafios que exigem a união de todos os esforços. Como na questão ambiental,
por exemplo, apenas uma pessoa ou um grupo isolado não são capazes de enfrentar
problemas que derivam da ausência de tratamento de lixo nas grandes cidades.
Página 30
Para que o aluno realize a contento a entrevista sobre as necessidades reais da
comunidade, do bairro, ajude-o na elaboração de roteiros de observação e de pesquisas.
7
GABARITO
Caderno do Aluno
Filosofia – 1a série – Volume 4
Página 30
Este exercício é uma atividade que pode desenvolver e revelar diversas capacidades:
leitura, escrita, escuta, negociação, síntese. Oriente os alunos no sentido de que eles
revelem capacidade de organização e atuem de forma cooperativa.
Página 31
1. Resposta que depende da experiência do aluno, mas é preciso que a prática destacada
se caracterize por uma atuação que beneficie ou que objetive beneficiar uma
comunidade, ainda que restrita ao cotidiano do aluno, como a escola, o bairro. E
também que a justificativa mostre claramente os motivos da identificação do aluno
com a prática escolhida.
2. Porque os desafios sociais são complexos e, para a solução de muitos desses
problemas, o esforço coletivo, traduzido em mobilização e organização da população
em luta pelos direitos, é extremamente necessário. Como exemplos, temos a questão
do congestionamento no trânsito; a violência urbana e a miséria, que atinge milhões
de pessoas.

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