sexta-feira, 19 de agosto de 2011

1º ano Geografia


1º ano Geografia

Volume 1

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1 (A) ~~> Ele está representando o mundo, os cincos continentes e os paises
(B) os oceanos e os continentes
(C)o erro na escala pq ele não tem a escala para poder observar…
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a e b depende do mapa escolhido pelo seu professor para vc estudar.
C) Sim. Este mapa como muitos outros tem erros na projeção, mas é o único erro aceito e não tão grave quanto os erros de linguagem em muitos mapas encontrados na internet que inverte a informação visual com a informação real.
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A) Esperança de vida em vários paises
B) (nessa resposta eu apenas conclui a esperança de vida) A esperança de vida nos paises recorre nos fatores de cada país. Por exemplo, se o pais passa fome, tem guerras as esperanças de vida é menor. Se o país não tem guerras e não há fomes, a esperança de vida é maior.
C) Não, mas tem um erro que não deixa de existir, que é a projeção.
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(A) a expectativa de vida
(B)nos países desenvolvidos, pq neles tem mais tecnologia.
(C)sim, porque ele não tem escala numérica

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(A)ele representa a concentração de população no mundo
(B)representa a quantidade de pessoas ,(maiores) cidades e (menores) cidades
concentram-se mais círculos na região leste
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(C) significa q o lugar é menor
(D) continente africano, ásia, américa.
2.(A)Rio de janeiro, são paulo e buenos aires
(B)tóquio, pequim,shanguail,em cada umas dessas aglomerações tem 2 milhões de habitantes.
(C)mais: ásia e europa
menos:áfrica
(D) ásia e américa do sul
3.ele não tem escala, mais da para entender sim e ele é bom .
4. ele usou os círculos para poder representar o mapa e para poder entender .
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3) o mapa não tem erros pois está representando a população
e o número exato de habitantes sempre muda.
4) o recurso utilizado foi os círculos, e para mostrar a velocidade são as
legendas.Concordo que eles vão compor a linguagem do mapa sim, pois sem
a legenda e o círculo não iríamos entender o mapa.
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1–> Latitudinal= 3 cm ; Longitudinal= 3 cm , todas as medidas medem 3 cm, com exceção da 1780, que medem 1 cm ; sim os mapas são espaços muitíssimo menores do espaço de realidades apresenta. eles são reduzidos varias vezes e esse fator da redução é chamada de escola cartográfica.
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02 –> A distância em kilometros de um local pra outro, que e a escola cartográfico, elas são reduzidos. Estas realidade pode ser diminuídas em muitas vezes.
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15 traços verdes (3 cm )
O 1780,1780,4490,5030,5450,5530,6320,6480,6480,6790,6900,7230,7230.
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2-
B-)Sim, mostra a distancia real em centímetros .
C-) 7230 : 3 = 2410 Km 1cm
6900 : 3 = 2300 Km 1 cm
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4- Se o mapa-múndi tiver uma escala cartográfica assim representada, Isso significa que cada cm no mapa representa 23 000 000 de cm, ou então que uma reta de 23 000 000 foi reduzida para 1 cm no mapa
5- Uma cidade tem um muitíssimo menor, que a extensão total da superfície terrestre, isso que dizer que para representar uma cidade no mapa ela não precisa ser tão reduzida quanto o mundo precisa. Se reduzir ambas a situações da mesma maneira, a cidades vão aparecer nos apenas como pontinhos invisíveis
6- No mapa onde houve uma redução de 1000 vezes (1:10000) Haverá a possibilidade de apresentar mais detalhes do terreno no mapa da cidade poderá aparecer detalhes como ruas, praças, fábricas, edifícios etc.
Já no mapa de 1:23000000000 uma cidade será apenas um.
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1. São projeções cartográficas.
2. Esses mapas tem mais divisões do que os que costuma-se ver.
3.
a. Todos mostram o mesmo lugar.
b. Cada um deles tem divisões diferentes, e cada um colocou os países em um lugar.
4. A Groenlândia parece maior, mas na realidade a América do Sul é maior
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1
Estão representando os continentes e o mundo.
2
A posição dos continentes, as escalas, há distorções no comprimento dos continentes de Norte á Sul, em alguns os oceanos aparecem maiores do que são.
3
A-Na projeção de Mercator e Bertin há semelhanças na forma e na posição dos continentes.
B- Na projeção de Bertin se mantém o formato arredondado da Terra.Na projeção de Mercator os Pólos aparecem maiores do que são. Na projeção de Fuller o ponto de partida é o Pólo Norte mostrando uma posição diferente da América, Ásia e Oceania.
4
A Groenlândia parece maior que a América do Sul.Na realidade ela é menor.A projeção de Mercador distorce os Pólos os mostrando maiores do que são.
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1
AO mundo se mostra numa configuração diferente da que estamos habituados a ver nos mapas.Na projeção de Fuller a América, Ásia e Oceania possuem posição diferente parecendo estar deitados, porém essa projeção é mais adequada á era das telecomunicações mundiais, pois, mostra a proximidade dos países do hemisfério Norte.
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B-Á partir do Equador.
2-As distorções desse tipo de projeção (Fuller) está nos oceanos mantendo as devidas distâncias proporcionais entre os continentes.
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1-É o mapa territorial de referência.O outro mapa distorce os territórios, pois, não se preocupa em apresentar os países com seu formato real.Seu interesse é mostrar os países quem tem maior ou menor população. O formato se refere ao total da população de cada país.
2
A- China e Índia.
B – Ásia, Europa, Oceania e a América do Sul.
C – Falta de forma, alteração de forma, isso é o que é mostrado no mapa de população absoluta.
“Você Aprendeu?”
1-A proporção e o tamanho dos países e continentes, limites de territórios e cores.
2-São as medidas reais da Terra e nos mapas de população, os dados de população.
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1- Usam-se variáveis de tamanhos, com presença dos elementos das representações quantitativas, com círculos e quadrados proporcionais que correspondem ás variáveis de tamanhos.
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2-Variáveis de valor.Graduação ou degrade de cores, mostrando-se tonalidades de uma mesma cor para mostrar a diversidade interna de fenômeno.
3- Utilizam-se variáveis de separação podendo-se usar cor ou forma, mostrando fenômenos diferentes em um mesmo mapa.
4-Variável de tamanho por seta, mostrando o volume e as direções para representar bem o fenômeno de movimento e a quantidade movimentada.
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1) Mapa Territorial de Referência.
2) Não, está usando população.
3) Sim. China. Pelo tamanho dele no mapa.
4) Os mais populosos. Por conta da alteração no fenômeno população.
5) As Ananiorfes.
Agora, considerando todos os mapas vistos e analisados:
1) Escala, projeção e métricas.
2) A métrica.
3) 1º Oceania, 2° Ásia
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Ex:3
Sim, no próprio caderno há o mapa das grandes aglomerações do mundo em 2 003. As variáveis são tamanho (círculos) e valor (cores ou tons da mesma cor). Esse mapa é quantitativo e ordenado.
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Ex: 1
A imagem de satélite como a de um mapa, esta representando a superfície da terra que é curva, numa folha de papel plana.
e para isso é preciso aplicar-lhe uma projeção e uma escala de redução.
Em todas essas operações as técnicas utilizadas são as mesmas que aquelas empregadas na confecção de mapas
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Ex: 2
Não pois a terra é uma esfera que gira em torno do sol ,e enquanto no oriente é dia no ocidente é noite
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Ex: 3
Sim ela é uma montagem.
sim abre possibilidade, pois ele pode modifica-lá
Ex: 4
As Duas representações são boas tanto o mapa como a imagem pois expressa a realidade , o que o mapa não expressa a imagem de satélite expressa e vice-versa
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Ex: 1
a)
O senso capta a intervenção dos objetos com a radiação eletromagnética e essa interação é transformada em informação. Esse é um dos tipos de senso que existe
b) desenvolve mapas, obter informações sobre área mineiras, Bacia de drenagem, agricultura, Floresta Etc.
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Ex: 2
a)
apropriado para produzir informações mais detalhadas e precisas, algumas das quais não seriam possível de ser obtidas de outra forma
b) satélite geoestacionario pois ele se encontra parados relativamente a um pinto fixo sobre a terra
C) o satélite orbital , pois pode captar as imagens de diversas porções , registrando -as com detalhes
Ex: 1 América do sul
2. o meteorológicos, para fazer mapas climáticos
Páginas 25,26,27
1-
a)O sensor capta a interação dos objetos com a radiação eletromagnética,e essa interação é transformada em informações.Um produto dos sensoriamento remoto são as fotografias,que podem ser usada para produzir mapas,entre outros usos possíveis.
b)Além de desenvolver mapas,o sensoriamento remoto permite,ainda,obter informações sobre,áreas minerais,bacias de drenagens,agricultura,floresta,fazer previsão com relação,ao planejamento urbano e regionais, e etc. .
2-
a)Sim,eles são chamados nível suborbital.
As condições orbitais em que se encontramos satélites .
b)O Satélites geostacionério pode captar muitas imagens de uma mesma porção da superfície terrestre em um curto intervalo de tempo .
c)O satélite orbital pode captar imagens de diversas porções da superfície terrestre,registrando-as com detalhes.
espero ter ajuda-los
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Ex: 3
Sobre a linha do equador
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1- Geopolítica significa uma política feita entre paises que utilizam de meios não políticos, como a violência e a guerra. Sim, rompimento das relações comerciais que um pais possuem como outro pais.
2- a) a invasão foi discutida na ONU. Os Paises que participaram foram : EUA, Rússia,Reino Unido,França e China.
b-) Não, nenhum pais aprovo a invasão do Iraque.
c) O oriente médio são paises subdesenvolvidos. Sim apresentam problemas sociais, conflito étnicos religião, e vivem constantemente sob ataque terrorista.
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d) Os EUA invadiram o Afeganistão com o pretexto de que um grupo terrorista havia cometido um atentado terrorista. Por trás dessa tensão o que mais interessa para os EUA eram o petróleo.
Leitura e analise de texto
1-) Cuba divisão entre duas coréias (Norte e sul)
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1-)
FORÇA MILITAR-o poder bíblico organizado com grandes exércitos e armamentos modernos.
FORÇA ECONOMICA-poder do comercio mundial, na capacidade produtiva de suas empresas.
FORÇA CULTURAL-capacidade de valores culturais de valores cultural. alem da escala nacional, televisão, musicas.
FORÇA GEOGRAFICA- capacidade de gerar influencias de diversos tipos para áreas de fora do seu território.
2) somente o EUA superpotência
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3) o brasil tem uma baixa força geográfica e seu poder de influencia é bem maior comparando ao de outros paises.
Página 37 e 38!
1)AMPLIAR SEU TERRITORIO -Ampliação do território Americano para o oeste e para o sul. Anexação de antigas áreas, Texas, México, Califórnia, Colorado, Utha e Arizona que estava associada ao México.
PROTEFER SEU TERRITORIO- Condições livres e independentes, a prevenção contra as potencias colonizadoras européias da época reconhecer as colônias espanholas como independentes.
AUMENTAR SUA INFLUENCIA REGIONAL -a expansão de rede ferroviária e de comunicação teve papel fundamental na consolidação.
2)Não. as ações do Brasil são bem menores comparadas com as ações dos EUA.
3)Sim.esta e uma definição correta geopolítica.Pois todos os paises tem de defender seus interesses mais nada justifica as ações praticadas pela Geopolítica.
4) Com a disputa de combater grupos terrorista, os EUA invadiram o Iraque como objetivo de tomar pose do petróleo.
5)Devido a sua condição de uma única super potencia, os EUA age de forma desrespeitosa em relação a outras instancias políticas e paises, o que lhe da maiores vantagens nas suas ações geopolíticas->Instancia política ->ONU.
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Negativo . 1ª e 2ª Guerra mundial e conflitos entre os Estados Unidos e Afeganistão .
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1. A principal variável é os fluxos de refugiados e os deslocados no final do ano de 2005
2. Mostra também que certos países estão no Máximo de suas capacidades , ou seja , podem perder o controle da situação .
3. Sérvia e Montenegro de 30 a 100 mil nos números de refugiados .
4. Procurar um país mais próximo onde possa se abrigar e ter um pouco de segurança

Volume 2

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1. japoneses, Italianos, Alemães, Portugueses. Eles se dividiam em várias regiões do Brasil. Ex: Portugueses -> vieram colonizar o Brasil – Parte litorânea
2. aproximadamente 45 dias
3. 18.557 km
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1.são 52 dias
2. não, porque não podia chegar e sair tão rápido, voltar para visitar sua terra natal durante muito tempo ñ foi possível
3. 24 horas
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Ex: 1.
• Durou 52 dias com os 781 primeiros imigrantes Japoneses
Página 4
2. Não, pois antigamente o modo de viajar não era tão rápido como o dia de hj, então ele teria que esperar até o próximo navio sair em direção ao Japão e teria que esperar mais alguns meses até chegar.
Página 4
questão 3
aproximadamente 24 horas
Página 5
4. são trabalhadores temporários, sim
5. sim, sim porque de avião são 24 horas e de navio 55 dias
6. avião
Página 5
4. Sim.
Sim.
5. não, a distância é a mesma o que mudou foi a rapidez do transporte. (tecnologia)
6. Os transportes com tecnologia avançada (aviões, etc.)
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1. Projeção Bertin. É um mapa do séc. XX que mostra as migrações detalhadamente.
3. a) as setas, nem todos entendem da mesma maneira porque cada um vê de um jeito.
b) as cores mais fortes
c) E.U.A, Rússia e Japão, porque são os países com maior produção e com um aspecto de vida melhor.
d) Sim.
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4. a) as cores mais claras
b) Sim, porque se a intensidade é maior, a cor pode ser mais forte. forte= intensidade maior claro= intensidade menor
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VEJA O GRAFICO A SEGUIR :)
1- QUE AUMENTARAM BASTANTE E QUE ESTÃO INDO MAIS PARA OS PAÍSES
LOCALIZADOS ACIMA DA LINHDA DO EQUADOR
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EX : 2
2- QUE A MAIORIA DESSE PAÍS MOSTRAM AUMENTO MIGRAÇÃO , NO DECORER DO TEMPO
ex: 3
3- COMPARANDO OS POBRES ( ARGENTINA ) NOTAMOS , QUE HÁ AUMENTO DOS RICOS
E DIMUNUIÇÃO DOS POBRE
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4 – VAI AUMENTAR , PELO FATO DE SER UMA SUPER POTENCIA E DE SEMPRE QUERER ESTAR ENTRO OS RICOS
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2- os transportes, antigamente só podia viajar de navios, e isso demoraria dias e meses,hoje exista o avião,e a viagem demora horas
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3- é preciso ser acolhido e ter recursos,algo que pobres imigrantes não conseguem facilmente.
a liberação do visto e a xenofobia.
algum paises dificultam a entrada de imigrantes devido a um sentimento adesão a cultura e étnicas diferentes.
4-por causa de recursos financeiros,falta de empregos em seu pais de origem,etc.
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6- b
Página 13
1
a)É um mapa do tipo humano, onde há fluxo de informações, projeção cilíndrica. A variável é a escala de cores monocromáticas com variações com os dados fornecidos.
b)América Anglo-Saxônica(Eua/Can),Japão,Austrália,Nova Zelândia e grande parte da Europa.
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c)África(Angola,Serra Leoa),grande parte da Ásia (Afeganistão,Iraque) e América Latina( Bolívia,Paraguai).
d)Porque ele apresenta uma variação de cores que informa o fenômeno representativo.
e)Não esta presente,pois o acesso a internet ainda esta restrito em grande parcela mundial
2)
a) Porque esta mostrando a quantidade de computadores.
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b) África,América do Sul, Canadá e Sudeste Asiático
c) Estados Unidos, grande parte da Europa, Japão e China.
d)Muito distorcida ( deformada ),as Guianas estão diminuídas,quase nem aparece.
Página 15
3)
a) Eua apresenta maior porque tem um grande número de internautas, por ser um pais desenvolvido,já a África não tem muitas pessoas com acesso a internet por ser um país subdesenvolvido.
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C) Sim.Porque os paises desenvolvidos ricos são os que mais investe neste setor interligando informações e a manutenção da posição de potências tecnológicas.
O 2° mapa
4)
Sim,pois estão conectado com o mundo todo.
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LIÇÃO DE CASA
1)Internet,rádio,celular,jornal etc.
2)Noticias,vídeos,informações,documentários.
O proveito econômico é gerado principalmente em sites de compras.
3)Sim; Os países se dividem entre ricos e pobres,entre os que tem maior e menor conexão a rede.
4)Sim.Com a rede informacional,novas configurações técnicas e geográficas foram responsáveis pela aceleração do fluxo,pelo desenvolvimento da economia central representada nas empresas transnacionais
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2-
a) O objetivo é que eles chegar ao termo multinacional, largamente utilizado, e se deparem com um concorrente forte atualmente: transnacional. Agora as multinacionais estão sendo chamadas de corporações transnacionais.
b)Elas aparecem como agentes de grande importância na estruturação desse processo de criação e ampliação da escala global, que se convencionou denominar globalização.
c) Não são os espaços nacionais em si. São pontos de redes geográficas que se organizam em escala mundial, que se encontram nos territórios nacionais, mas que se relacionam mais intensamente com outros pontos da rede do que com os territórios nos quais estão inseridos.
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3-
O geógrafo Milton Santos está mencionando a importância que tem para uma corporação transnacional a velocidade da circulação de informação e de bens. Afinal, elas atuam na escala mundial, e para elas o mundo é (e precisa ser) pequeno, com as distâncias encurtadas. Para atingir tal objetivo essas empresas atuam para preparar os pontos de rede com o máximo de tecnologia para acelerar as relações. Atuam junto aos Estados nacionais e esses, com o objetivo de atrair essas empresas, terminam investindo nessa instrumentalização dos pontos de rede nos territórios nacionais.
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1-DESCREVE AS PEÇAS DO AUTO -MOVEL.
2-SERVE PARA DETACAR AOS PAISES QUE RELIZAM AS TROCA,DASPEÇAS
3- É UM MAPAQUALITATIVO,POIS ELEMOSTRA AS QUALIDADES E TROCASDAS PEÇAS.
4- A TROCA DE PARTES DO AUTO -MOVEL.SIM.E NAO HOUVVESSE AS TROCAS DAS PEÇAS NAO SERIA POSSIVEL MONTAR OS CARROS.
5-SIM.ELAS SE ENTREGAM E SE COMPLETAM DEVIDO SUAS TROCAS.
6-AS MONTADORAS ONDE SE MONTA OS AUTO-MOVEL PARA O MERCADO INTERNO E EXPORTAÇAO
Página 21
7-
Fica bem claro. Ela é uma transnacional, quer dizer que usa um conjunto de Estados nacionais para instalar unidades de sua rede geográfica, esse seu verdadeiro espaço.
Página 24
1-
Um condomínio fechado residencial é uma forma coletiva de residência (várias casas ou apartamentos) que se instala num terreno protegido, cercado e vigiado (o fechado tão valorizado do seu nome). Desse modo fica isolado geograficamente do seu entorno. Os moradores desse tipo de residência em geral utilizam automóveis para se locomover, o que os isola ainda mais do bairro onde está instalado o condomínio. Para seu abastecimento freqüentam áreas igualmente fechadas. Assim, é bom guardar essa imagem de isolamento, de afastamento dos bairros onde estão localizados.
2-
Um shopping center pode ser designado como um condomínio fechado comercial. É também uma área coletiva, com vários estabelecimentos comerciais e de serviços que se instala num terreno protegido, cercado e vigiado. Também se isola espacialmente do seu entorno. Não há shopping que não possua imensos estacionamentos, pois seus principais freqüentadores são automobilistas que não andam de transportes coletivos. Do mesmo modo, há aqui a imagem de isolamento, de afastamento dos bairros onde estão localizados (uma parte dos shoppings procura se localizar junto a vias expressas, mas nem sempre isso se dá).
3-
Na escala de uma cidade, no seu interior, podem ser encontradas redes geográficas de fato. Os núcleos formados por condomínios fechados e por shoppings centers (também centros empresariais diversos) que encontram na área densa, mas também nas franjas das cidades, em suas zonas periféricas, são os pontos de rede. As linhas são as vias cada vez mais preparadas para o uso automobilístico intenso. Uma cidade como São Paulo tem de fato redes geográficas cortando seu espaço.
Página 25
1-
Certamente, uma característica das redes geográficas, tanto uma rede geográfica na escala mundial como a de uma corporação transnacional, quanto uma rede geográfica no interior de uma cidade, é a de possuírem características de “negação” dos territórios do entorno. São fechadas, se relacionam o mínimo necessário com as localidades onde estão instaladas.
2-
Os dados mostram o volume de circulação econômica no interior das redes das corporações, e qualquer pesquisa mostraria algo semelhante na circulação econômica no interior de uma rede geográfica no interior de uma cidade como São Paulo, por exemplo.
4-
Faz sentido. Por vezes nega esses territórios (dos bairros, dos países onde estão situadas) e se transforma de fato num concorrente, como no caso citado do shopping.
Página 26
Lição de Casa
Leia o texto.
a) Organizam-se em redes mundiais, isso está claro. Seus números econômicos comprovam essa ação. São montantes impossíveis de se obter na escala nacional. São valores extraídos do mundo inteiro. A sua força vai a ponto de ser capaz de influenciar governos que facilitam sua ação no interior de países.
Página 27
b)
ex:2
resposta: (C)
Página 28
1
a- é a rapidez no deslocamento das informações,circulação de pessoas,mercadorias e capitais devido ao desenvolvimento dos transportes e comunicações.
b-é interligação dos meios técnicos científico e informacionais.
c-conjunto de localizações sobre a superfície terrestre articulado por via e fluxos.
d – grupo de empresas concede em um pais e filiais em outros
Página 31
2-a ) Principais fluxos comercial na escala mundial , 2004
b) Principais fluxos envolve países desenvolvidos. Somente no total da Ásia , que encontra a China que ainda não pode ser chamada de desenvolvida .
c) Com o crescimento imenso na produção para exportação em países asiáticos como a China, a Coréia e o Japão .
Página 32
3 – a
4-d
Página 33
4-Alfândega é uma repartição governamental oficial de controle do movimento de entradas e saídas de mercadorias para o exterior ou dele provenientes, responsável, inclusive, pela cobrança dos tributos pertinentes.
Não se deve confundir alfândega ou aduana, responsável pelo controle do tráfego de mercadorias, com a polícia de fronteira, responsável pelo controle do tráfego de pessoas.
Página 35
1
* banco mundial = a resposta esta no 2 parágrafo do texto( com recursos que provêm …)
*fundo monetário internacional=a resposta esta no 3 parágrafo do texto ( por sua vez, o FMI…)
*organização mundial do comercio=a resposta esta no 4 parágrafo( O objetivo era favorecer a diminuição

Volume 3

Pág. 4
ex. 1 : Ela entra em estado de ebulição e evapora.
ex. 2 : Ele é gasoso.
ex. 3 : O limite da rocha é 700ºC, se passar do esperado ela derrete.
Pág. 5
ex. 4 : Não tenho. :s
ex. 5 : Não tenho. :s
ex. 6 : É Pessoal, mas respondi assim : Onde eu moro, a única coisa que eu presenciei foram pequenas enchentes , frio e calor intenso. Outras coisas nunca me ocorreram.
Pág. 6
ex. 7 : Não há uma que se movimente mais . Elas se movimentam 24 horas por dia.
ex. 8 : Sim, elas estão sempre em movimento, pois sem elas não existiriam as ondas nos mares. Existe também a ajuda do vento.
PÁGINA 9
DESAFIO Katrina : movimentos da atmosfera aprovocado pelo encontro e massas ou ar quente e frio movimento na letosfera
Pág. 10
ex. 1 :Catástrofe natural é o efeito causado na natureza que destrói a sociedade, como por exemplo, acabando com moradias de centenas de pessoas ou mais. Sim, todas elas são surpreendentes pois são impossíveis de ser controladas.
ex. 2 : Controle ativo é quando o primeiro transforma muitos aspectos do segundo. Controle passivo é quando o homem consegue prever quais regiões do planeta são mais sensíveis a certos eventos, e dessa maneira obter conhecimento para organizar programas de sua ordem e etc.
Pela explicação da minha prof é mais ou menos isso , não tá corrigido ainda então tomem cuidado porque tem coisa ai que eu também copiei de alguns colegas!
PÁGINA 11
exer 3
maior conhecimento o rspeito dos fenomenos envolvidos e maior a eficiencia
PÁGINA 13
rocha :O desgaste das rochas acumulação das camadas de sedimentos podiam ser visto por toda a parte
ESTRATOS ROCHOSOS: são conforme os ventos e as correntes marítimas
FOSSEIS:marcado na rocha pelo tempo esse fóssil se decompôs naquele lugar
PÁGINA 14
CONCHAS MARINHAS : Animais marinhos vivem dentro dessas conchas existem a milhares e anos
SEDIMENTO: erosão de rochas
CAMADAS DE SEDIMENTOS: q formam montanhas diferentes
PROCESSO GEOLOGICO LENTO E UNIFORME: são encontrados em rochas vales montanhas etc
PAGINA 16
Para começo de conversa :o s solos são formados pelo desgaste das rochas
DESAFIO
exer 1 :a legenda. para vc observar o q esta evoluindo no mapa.necessariamente a transformação do mapa
exer 2
sim .pq e necessário sempre saber do q se trata
exer 3
e necessário um tempo para observar parte por parte
exer 4
sem resposta
Pág 17
1-
a) Período permiano que representa a pangeia.
b) Triássico, no primeiro mapa todos os continentes estão juntos, porém no segundo já estao mais separados e dois continentes estão formados, Laurásia e Gondwana.
c) Jurássico. cada vez mais os continentes se separam, formando mais continentes.
d)Cretáceo. As aberturas estão maiores entre os blocos, formando assim o oceano atlântico.
e) Se observarmos bem podemos ver que, a as duas Américas se juntam com a África e a Europa, a Europa se junta com a ìndia e a Antártica que se junta com a austrália
Pág. 20
Sim,pois a Força das placas tectônicas,que atuam na estrutura da crosta terrestre movem as placas em cima do magma ( camada da rocha ).
PAGINA 22
exer 3
onde estão situadas as placas tectônicas e so 14 ,as placas
exer 4
sim.como o norte americano a Antártida
Página 25
1.Himalaia(continente asiático)
cordilheiras dos Andes(América do sul)
montanhas rochosas(América do norte)
Alpes suíços(Europa)
2.foi na era cenozóica
3.a teoria da deriva dos continentes, porque os continentes estao flutuando.
Página 26
1.representa o planisfério físico
2.na América do sul a terra baixas.e na áfrica também predomina a terra baixa porque a maioria e planice e planaltos pelo mapa a maioria não passa dos 300m.
3.pela cor marrom
4.induziriam a interpretar a altitude de certos elementos.
5.a cor escura porque no mapa mostra cor verde escura como a altitude mais baixa; mais a mais adequada seria a verde clara porque de acordo com o mapa as cores mais claras representam a altitude mais baixa.
Página 27
4-
As cores mais escuras são mais importantes que as claras
5- Clara , porque a intensidade da cor mostra a importancia do local
6- Quanto mais escura a cor ,mais alto o local pois as cores mais fortes,mais vibrantes tem maior intensidade sobre qualquer mapa .
Página 30
1.se a metodologia do intermédio das ondas sísmicas que chegam a superfície terrestre
2.manto:e a camada intermediaria da terra onde tem magma
núcleo:e o limite Maximo do interior da medida do raio, ou parte central
crosta terrestre:parte superficial da terra onde fica montanhas.
3.se explica pela temperatura; se atemperatura esta alta ja chegou no manto e a crosta e pequena e se a temperatura ainda estiver baixa a espessura e bem longa na crosta terrestre.
Página 32
1.acontece em montanhas, em serras, nas cavas dos rios e nas rochas
2.a agua que passa nos rios, o vento que esculpias rochas, o sol que dilata as rochas, o gelo que dilata o tamanho e depois trinca.
3.sim, porque nos lugares que chovem mais por causa da água tendem a erudir mais.
4.conforme a pedra e mole e que as águas ficam batendo nas rochas e lógico que a erosão e mais eficiente.
Página 35
1.a área aonde eu moro e alta em relação ao nível do mar porque quando vamos a praia descemos a serra e aqui na cidade e muito frio por ficar no alto.
2.Sim;depende; sim porque tem muitos rios que estão no interior do continente.
3.serras, e planaltos perto do interior
Página .36
Tipo de relevo / nome / altitude / Localização
Planicies /S.Francisco/300m/América
Planicies /Chaude /300m/África
Planicies /Wimmipeg/300m/América
Planicies /Daing /150m/Oceania
Planicies /Mississip /150m/América
Planaltos /Cordilheira dos Andes/3000m/América
Planaltos /Montanhas Sr /1800m/
Planaltos /Himalaia /3000m/Ásia
Planaltos /Deserto De Colonia /1200m/África
Planaltos /Tibet /1100m/Ásia
Cadeias Motanhosas/Baleans/600m/Europa
Cadeias Motanhosas/Vitoria /600m/Oceania
Cadeias Motanhosas/1200m /1200m/África
Pagina 38
exercicio 1 :
o Brasil não é um pais sujeito a terremotos, porque esta localizado no meio de uma placa tectônica. Todas as manifestações se sismos e vulcões se dão nas bordas das placas, onde ocorrem choques entre placas ou onde existe uma grande compressão
Página 39
1.a medida utilizado foi a quantidade de mortos em cada pais
2.não porque no mapa não mostra a medida dos paises naturais e sim a quantidade de mortos por pais.
3.maior:oriente médio
menor:Brasil,África central

Volume 4

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
A VINCULAÇÃO ENTRE CLIMA E VEGETAÇÃO NO MEIO
AMBIENTE
Para começo de conversa
Página 3
1. A condição necessária na litosfera para a ocorrência da vida vegetal é a presença de
solos. Isto garantido, várias outras condições propiciam ou dificultam abrigar massas
volumosas de cobertura vegetal. Por exemplo, áreas mais planas tendem a reter mais
solos, produto da degradação das rochas somada ao material orgânico, do que áreas em
declividade, mais suscetíveis à erosão – e, por isso, comumente com solos mais rasos.
A condição do material rochoso de base também é outro elemento a ser considerado.
Em áreas cristalinas, a degradação das rochas é mais lenta e os solos mais tênues. Ao
contrário, em áreas de bacias sedimentares, essa degradação é acelerada, logo, os
solos são mais profundos, de um modo geral.
2. A presença da água é essencial para a vida em geral e, consequentemente para a vida
vegetal. As áreas mais úmidas da superfície terrestre têm potencial para o
desenvolvimento de grandes florestas, enquanto nas áreas secas a vida vegetal é
limitada e poucas plantas se adaptam a essas condições.
3. A vida vegetal manifesta-se na superfície terrestre, onde há um fino invólucro gasoso
que envolve a Terra: a atmosfera. Essa é uma condição indispensável para o
crescimento das plantas. Em locais de grande altitude, de atmosfera mais rarefeita, a
presença de plantas é menor, pois são poucas as que se adaptam a essas condições;
portanto, a vida vegetal é menos viçosa. Por outro lado, as condições climáticas são
de fundamental importância para a vida vegetal – em áreas muito frias e secas, a
vegetação pode até não existir.
4. A vida vegetal não é um fenômeno isolado, pois ela provém de domínios naturais
que combinam a litosfera, a hidrosfera e a atmosfera. Desse modo, a vida depende
das condições dessa combinação para proliferar com maior ou menor profusão.
GABARITO
Caderno do Aluno
Geografia – 1a série – Volume 4
Páginas 4 – 5
1. A vida vegetal é um fenômeno complexo. É o resultado biológico de uma interação
complexa de um conjunto de fatores e condições vinculadas aos domínios naturais:
litosfera (os tipos de relevo e de solo); hidrosfera (as diversas formas de presença da
água); atmosfera (as condições climáticas). Dependendo dessas condições, a vida
vegetal é mais pujante ou não.
a) Domínio natural é a combinação das esferas inorgânicas (sem vida) da natureza:
litosfera, hidrosfera e atmosfera. Podemos também chamar domínios abióticos (sem
vida).
b) Biosfera é a combinação dos elementos abióticos que constituem os domínios
naturais (litosfera, hidrosfera e atmosfera) com a vida vegetal e a fauna associada que
se desenvolvem nos domínios naturais.
a) Solo é o resultado da degradação da litosfera (das rochas que se desagregam),
que acontece devido à ação do clima (atmosfera) e das águas (hidrosfera). Resulta
também da incorporação do material decomposto dos seres vivos. Constitui-se uma
fina camada onde prospera a vida.
b) O solo é uma camada de transição entre a rocha (mundo sem vida) e a vida que
se desenvolve em seu interior. Ampliando a análise é possível considerar que o solo
mais profundo apresenta características da rocha, enquanto o solo mais superficial
apresenta mais matéria orgânica.
Página 6
1. Sim, as áreas de relevo de baixa altitude, planas, com temperatura média elevada e
com muita umidade são lugares que apresentam condições ideais para a vida se
manifestar de modo exuberante e volumoso. Esse é o caso da Amazônia.
2. Sim. Exemplo disso são as áreas de relevo muito irregular, com altas altitudes,
temperaturas médias muito baixas, secas. Esses fatores tornam difícil a proliferação
GABARITO
Caderno do Aluno
Geografia – 1a série – Volume 4
da vida. Nelas a vida vegetal e a animal são raras e somente poucas espécies
conseguem se adaptar e sobreviver.
Páginas 6 – 8
a) O porte das formações vegetais diminui significativamente. Se estivermos numa
zona climática temperada, nas altas altitudes a vida desaparece quase completamente.
b) Na medida em que as altitudes aumentam, as temperaturas caem cerca de 0,6 ºC
a cada 100 metros. Assim, com cálculos simples é possível saber as diferenças de
temperatura entre uma base de montanha e seu topo.
c) A partir dos 3 000 metros, nas zonas temperadas, a vida começa a desaparecer e
começam a predominar rochas nuas; nas zonas tropicais, ainda podem aparecer
algumas estepes, mas, à medida que as altitudes aumentam, a vida vegetal vai
diminuindo, até não ocorrer mais.
2. O elemento-chave é o estrato. Esse conceito se constrói com base na classificação
dos tipos de plantas: árvores, arbustos e gramíneas. Segundo essa ideia, as formações
vegetais podem ser classificadas com critérios facilmente observáveis em todas as
circunstâncias em que a vida vegetal floresce.
3. Florestas: formações vegetais nas quais o estrato arbóreo é dominante.
Savanas: formações vegetais nas quais o estrato arbustivo é dominante, mas que
possui áreas em que os estratos diferentes não têm um domínio claro.
Estepes: formações vegetais nas quais o estrato dominante é o herbáceo.
Página 8
Fazer o glossário seguindo os exemplos propostos ao final deste gabarito (páginas
16-18). Nesta Lição de casa, alguns verbetes podem ser: estrato; floresta; herbáceo;
savana.
GABARITO
Caderno do Aluno
Geografia – 1a série – Volume 4
Página 9
1. Alternativa d. Nessas condições descritas, o desenvolvimento da vida vegetal é
bastante favorecido, pois a abundância de água e as temperaturas elevadas a
beneficiam.
2. Nessas condições pode haver florestas, mesmo com precipitação de neve. Isso
acontece com as florestas de coníferas em regiões que abrangem a faixa das zonas
climáticas temperadas às zonas frias. No entanto, tais florestas têm poucas espécies
de árvores, que são as que se adaptaram a essa situação. Por isso a denominação
“florestas homogêneas”.
3. Alternativa c. Sob essas condições descritas, a vida vegetal é favorecida para várias
espécies, o que resulta em muita biodiversidade (diversidade biológica) e possibilita
a formação de florestas heterogêneas.
GABARITO
Caderno do Aluno
Geografia – 1a série – Volume 4
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2
A DISTRIBUIÇÃO DAS FORMAÇÕES VEGETAIS: A QUESTÃO
DA BIODIVERSIDADE
Para começo de conversa
Páginas 10 – 11
1. Aquele que mais influencia é o clima. Os fenômenos climáticos são os responsáveis
pela distribuição desigual de umidade e das temperaturas (intensidades distintas de
calor).
2. Nas altitudes mais elevadas, as condições climáticas se caracterizam pela baixa
umidade do ar, por temperaturas baixas e pelo ar rarefeito; esse cenário é ruim para a
manifestação de formações vegetais vigorosas, em especial as florestas.
3. Nas diferentes latitudes do planeta Terra estão as diferentes zonas climáticas. À
medida que nos aproximamos das regiões polares, as condições climáticas vão se
assemelhando àquelas das altitudes elevadas. A distribuição vegetal segue a mesma
lógica da distribuição em altitude.
4. As formações florestais, embora tenham no arbóreo seu estrato dominante, possuem
os outros dois estratos também: o arbustivo e o herbáceo. Isso favorece a variedade
de espécies (a diversidade biológica).
5. Nas savanas, pode-se notar a ocorrência dos três estratos, mas sem o domínio claro
de nenhum deles. Isso também favorece a diversidade de espécies, razão pela qual,
hoje, as savanas são bastante valorizadas.
6. Nas tundras e nas estepes, a diversidade biológica é baixa, em razão da inexistência
de variação de estratos. Estão sob o domínio quase absoluto do estrato herbáceo.
Páginas 11 – 12
1. Os alunos devem observar mapas de clima, relevo e vegetação, de preferência com a
mesma escala para facilitar a leitura e a interpretação.
GABARITO
Caderno do Aluno
Geografia – 1a série – Volume 4
Local/região
Colômbia
Localidades megadiversas
Continente
América do Sul
Indonésia
Brasil
Ásia (Sudeste
Asiático)
América do Sul
Hemisfério
Hemisférios Sul e
Norte
Hemisférios Sul e
Norte (parte)
Hemisférios Sul e
Norte (parte)
Latitude
(intervalo)
Entre 10o N e 5º S
(faixa intertropical)
Entre 5o N e 5º S
(faixa intertropical)
Entre 5o N e 25º S
Nesse intervalo considera-se a Floresta Amazônica e a Mata Atlântica.
3. Espera-se que os alunos percebam que uma boa parte deles está localizada na zona
intertropical. São arquipélagos ou têm grande extensão territorial; possuem diversos
ambientes que se diferenciam por altitude, como a Colômbia, etc.
4. Se a relação fundamental que se estabelece na distribuição da vegetação ocorre
segundo as condições climáticas, as mudanças climáticas que estariam sendo
provocadas pelo aquecimento global terminariam por interferir nessa distribuição.
Por exemplo: áreas que passam parte do ano congeladas e que somente no verão
veem o aparecimento da tundra (vegetação herbácea de pequeno porte), com o
aquecimento poderão ser palco do crescimento de outras formações vegetais.
Páginas 13 – 14
1. Denominamos glaciação períodos na história do planeta (na escala de tempo da
natureza) em que a Terra ficou mais fria. A razão das alterações está na menor
disponibilidade de energia solar nesses períodos e essa diminuição deve-se, entre
outros motivos, às diferentes inclinações do eixo da Terra em relação ao Sol.
2. A Terra voltou a aquecer com o aumento da radiação solar sobre o planeta, o que
provocou novas alterações na biosfera, como o retorno da tropicalidade em áreas nas
quais ela tinha deixado de existir. Portanto, os ambientes propícios para a proliferação
de novas espécies vegetais voltaram a ser significativos em termos de extensão.
GABARITO
Caderno do Aluno
Geografia – 1a série – Volume 4
3. Pode-se fazer uma comparação com o que ocorreu na fase de aquecimento global
com a retomada da tropicalidade após o período da glaciação há 12 mil anos com o
aquecimento global que estaríamos vivendo agora. Sabemos que no passado isso
permitiu que houvesse uma retomada da tropicalidade para o ponto em que ela está
agora e, com mais um incremento no aquecimento, a tropicalidade poderia avançar
mais ainda para zonas temperadas, mas também o excesso de calor poderia elevar o
nível dos oceanos, diminuir as áreas continentais, ampliar a extensão de desertos
quentes e secos etc. Estamos, no momento, sob um nível intenso de especulações
sobre o que poderá resultar desse aquecimento global atual.
4. Sim, houve perda de tropicalidade, isto é, das condições ambientais mais propícias
para a multiplicação da vida e do número de espécies.
5. Não se recompôs por dois motivos: não havia sobrado sequer sementes e as espécies
que se adaptaram às condições mais frias da glaciação não deixaram o terreno que
ocupavam com o retorno da tropicalidade – ao contrário, ficaram mais fortes (mais
competitivas) com a maior disponibilidade de água.
Páginas 15 – 19
a) Diferentemente do desflorestamento do período da glaciação, que ocorria devido
a razões naturais, atualmente ele é provocado pelos grupos humanos, que o fazem no
seu processo produtivo, para a manutenção de seu mundo e para a construção de
novos espaços.
b) A desertificação é o avanço de ambientes em que a vida se torna muito difícil em
razão principalmente da perda da umidade (isso pode se dar em condições de
temperaturas muito frias ou muito quentes). Tal avanço é em geral provocado por
causas naturais, mas atualmente quem contribui para isso é o ser humano, que está
acelerando esse processo em determinadas áreas.
a) A desertificação é elevada nas proximidades das zonas de clima árido e
semiárido como se pode observar ao sul do Saara. Por meio do mapa, pode-se
observar que o fenômeno da desertificação distribui-se em todo o mundo, tendo
índice elevado nas proximidades das zonas de clima árido e semiárido. Na resolução
GABARITO
Caderno do Aluno
Geografia – 1a série – Volume 4
da questão, os alunos poderão indicar as seguintes regiões: porção leste do território
brasileiro, em uma faixa que vai do Ceará ao sul da Bahia; sudoeste dos Estados
Unidos; região central mexicana; porções oeste e sudeste do território argentino;
porção sul do continente africano; em torno do Deserto do Saara; porção sudoeste do
território indiano; em torno do deserto australiano, entre outros.
b) As zonas de desflorestamento mais acelerado são áreas bastante povoadas,
embora possa ocorrer em áreas pouco habitadas, como o que ocorre na Amazônia ou
mesmo no Cerrado brasileiro. No Cerrado, o desmatamento está associado à venda
da madeira e à expansão da fronteira agrícola. Também há áreas com elevado índice
de desflorestamento no sudeste asiático, em diversos países da Europa central e da
África central e no oeste dos Estados Unidos.
c) Há desflorestamento tanto nas zonas temperadas quanto nas tropicais, mas
perde-se mais biodiversidade quando o desmatamento ocorre em zonas tropicais.
d) Levando-se em conta a escala planetária, o mapa nos apresenta uma situação
grave. São várias e extensas as zonas críticas que atingem a maioria das terras
emersas, dado que as áreas assinaladas como as de pouca degradação são justamente
aquelas nas quais a densidade demográfica é sempre baixa (caso do Canadá, do
interior norte da Rússia, da região do Deserto do Saara).
e) O Saara é uma região onde há dificuldades naturais para a manifestação da vida
vegetal em virtude da aridez do clima e da inexistência de solo. Essa condição é
acentuada pela mudança no uso e na ocupação do solo na região do Sahel, que teve
um aumento da utilização do solo para pastagem e agricultura, o que vem esgotando
o solo e facilitando a expansão do deserto.
f)
O desmatamento da Amazônia aparece como moderado em razão da imensidão
da floresta. Desmata-se muito, mas, em virtude da sua escala geográfica, sua enorme
extensão, isso ainda não é significativo. Se o ritmo atual se mantiver, em breve, a
devastação terá grandes proporções. Advém daí, a necessidade de combater o
desflorestamento.
g) De certo modo, sim. Afinal, trata-se de uma área semiárida (baixo teor de
umidade e muito quente) que é excessivamente povoada para as suas condições. Há
uma sobrecarga de ocupação num ambiente frágil que pode desequilibrar-se e tornar-
se desértico.
GABARITO
Caderno do Aluno
Geografia – 1a série – Volume 4
h) Sim, a porção oriental do Nordeste brasileiro (no litoral e um pouco mais para o
interior) sofre intenso desmatamento e, muito próximo dessa área, encontra-se o
sertão, que apresenta clima semiárido e onde há forte tendência à desertificação.
GABARITO
Caderno do Aluno
Geografia – 1a série – Volume 4
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3
AS VARIAÇÕES DE ESCALA GEOGRÁFICA DOS IMPACTOS
AMBIENTAIS
Para começo de conversa
Página 20
1. O sistema produtivo desenvolvido pela sociedade moderna é um sistema predador,
pois, após o uso de recursos naturais (matérias-primas, solo, água, vegetação etc.), as
condições originais dos ambientes naturais não são repostas. Nesse sentido, “impacto
ambiental” refere-se às consequências, no meio ambiente, do uso que o ser humano
necessariamente faz da natureza. São exemplos de ações que causam fortes impactos: a
retirada dos recursos não renováveis e obras humanas como a construção de barragens.
2. Uma ação humana, como o desmatamento de uma grande floresta ou a poluição de
um rio, gera impacto ambiental para além da área onde foi realizada a intervenção. A
escala geográfica dos impactos não é a mesma da ação.
3. Os eventos catastróficos naturais também podem ter seus impactos ampliados para
além dos pontos onde ocorrem. Os efeitos de uma erupção vulcânica, por exemplo,
podem chegar à escala continental ou mesmo planetária (emissão de CO2, de outros
gases e vapor d’água na atmosfera). Mas, em geral, as catástrofes naturais não têm
um alcance escalar muito amplo.
4. Um terremoto pode “impactar” uma vasta região no entorno do seu epicentro. Por
exemplo, podem-se sentir no Brasil reflexos de um terremoto que ocorra na
Cordilheira dos Andes. No entanto, esses impactos vão se enfraquecendo à medida que
aumenta a distância do seu epicentro. O furacão, por sua vez, é um fenômeno móvel e,
portanto, sua área de impacto pode ser muito grande. Por outro lado, as tempestades
por ele originadas podem provocar enchentes nas terras emersas em áreas por onde o
furacão não passou. Do mesmo modo que os terremotos, os furacões diminuem seus
impactos conforme aumenta a distância de sua ocorrência. No caso de uma erupção de
vulcão, seus impactos mais importantes ficam circunscritos a uma escala regional,
mas, dependendo do volume de material expelido (e do modo como foi expelido), ele
pode gerar impactos no sistema atmosférico global.
GABARITO
Caderno do Aluno
Geografia – 1a série – Volume 4
Leitura e Análise de Quadro e Texto
Páginas 21 – 24
a) As erupções vulcânicas, porque estas podem despejar material na atmosfera, que
é um sistema em grande movimento e, por isso, pode espalhar esses materiais e
produzir alterações climáticas em áreas muito distantes.
b) Embora tenhamos pequenos e raros terremotos, os eventos catastróficos citados são
sempre fenômenos de zonas distantes do território brasileiro, sendo, portanto, externos.
c) Um terremoto que ocorre no Peru será notado em São Paulo, mas apenas pela
medição de sismógrafos. Dificilmente será notado pela população, pois os seus
reflexos não alcançam distâncias tão grandes.
a)
Agrupamentos humanos
Grupo indígena
Sociedade moderna
Escala
Local
Regional e global
Transformações no
espaço
Pequenas
Muitas, com a construção de
novos espaços
b) Sem dúvida as ações com origem na sociedade estadunidense chegam ao Brasil.
Suas indústrias e bens estão por aqui em grande quantidade e sua “indústria cultural”
também, por intermédio do cinema, dos programas de televisão e da música. Para
alguns segmentos sociais no Brasil fica difícil, até mesmo, separar onde termina a
cultura norte-americana e onde começa a nossa.
c) Não necessariamente, porque determinadas sociedades possuem forças distintas.
Os países denominados, segundo certo ponto de vista, potências são justamente
aqueles que têm maior capacidade de fazer suas ações e interesses repercutirem em
escala mundial.
a) Não, os dois primeiros são eventos naturais, já o terceiro (acidente na usina
nuclear de Chernobyl) foi provocado por um erro humano.
b) Sim, pois as consequências dos três eventos ultrapassaram a escala local.
GABARITO
Caderno do Aluno
Geografia – 1a série – Volume 4
c) O sistema atmosférico é um amplificador da escala geográfica dos impactos de certos
eventos naturais e humanos por tratar-se de um sistema móvel capaz de transportar
material gasoso e particulado de uma localidade para outras bastante distantes.
Página 24
A ideia aqui é refletir acerca dos aspectos estudados até o momento nas Situações de
Aprendizagem, acrescentar mais informações, por meio de pesquisas breves (os
estudantes podem utilizar os livros didáticos a que tiverem acesso), e, na sequência,
produzir um texto. Esse texto deve se organizar em torno destas questões propostas:
integração dos impactos das ações humanas com fenômenos naturais e o papel do clima
como amplificador escalar dos impactos de eventos catastróficos em outras esferas.
Um modelo de texto pode abordar a grande emissão de CO2 na atmosfera, promovida
pelo ser humano e que tem seus efeitos amplificados pelo sistema atmosférico
(dinâmica climática). Por meio desse exemplo, podemos verificar: 1. A integração de
fenômenos humanos e seus impactos com sistemas naturais que vão modificar tais
impactos; 2. Ampliação dos impactos promovida pelo sistema atmosférico. Outros
casos podem ser lembrados: o desmatamento feito pelo ser humano que também causa
impacto nas condições climáticas; a emissão de material nocivo na atmosfera que é feita
num determinado ponto e pode atingir a vida em lugares distantes etc.
Páginas 25 – 27
1. Esse é um mapa quantitativo e ordenado sobre o consumo de energia per capita de
cada país do globo. Mostra quantidades e ordena um processo específico – do mais
intenso para o menos intenso.
2. O recurso visual utilizado para ordenar o fenômeno do consumo de energia foi uma
gradação de tonalidades do laranja (do laranja-escuro ao laranja-amarelado). Nos
pontos destacados com laranja-escuro, a ocorrência do fenômeno é mais intensa.
Assim, para um tipo de fenômeno, há uma cor (uma gradação de tonalidades).
GABARITO
Caderno do Aluno
Geografia – 1a série – Volume 4
3. Com círculos proporcionais ao tamanho do consumo. Essa é a dimensão quantitativa
do mapa. Quanto maior o círculo sobre o país, maior o consumo de energia. Em
cartografia, trata-se da variável visual-tamanho.
4. O Brasil tem um consumo absoluto superior a vários países europeus, em razão de
sua extensão territorial e do tamanho da população, mas em termos relativos a
realidade é outra. A dimensão ordenada do mapa mostra que praticamente todos os
países europeus consomem mais energia por pessoa do que o mesmo índice para o
Brasil. Os países nórdicos (Suécia, Noruega, Dinamarca, Finlândia) têm um consumo
elevado de energia per capita e também absoluto. São países em zonas frias, e a falta
de energia calorífera precisa ser compensada com o engenho humano.
5. Pelos dados do mapa, espera-se que os alunos percebam que, em termos absolutos,
destaca-se o consumo dos EUA, que é superior ao da China, cuja população é mais
de quatro vezes maior. Vários países europeus, com pequena extensão territorial e
populações que não chegam a 100 milhões, quase se equiparam ao consumo da Índia,
que tem mais de 1 bilhão de habitantes. Em termos relativos, além dos já citados
países nórdicos, também os EUA, o Canadá, a Austrália e a Arábia Saudita se
destacam como grandes áreas consumidoras de energia per capita.
Página 28
Na proposta desta atividade, organizou-se o tema na forma de dois esquemas que
procuram sintetizar as lógicas que percorrem a natureza e a ação do ser humano nos
sistemas naturais, que foram trabalhadas nesta Situação de Aprendizagem.
O modo como os esquemas estão construídos podem funcionar como um plano de
redação, o que é necessário preservar, tendo em vista a importância de manter as ideias
organizadas. Assim, o estudante deve compreender que consumir energia é
indispensável, mas que isso resulta em impactos ambientais que podem ser medidos
segundo suas escalas geográficas de abrangência. O segundo esquema é uma variação
do primeiro, com a atenção voltada para as escalas (nos impactos), mas também
propondo uma abertura sobre a discussão do aquecimento global.
GABARITO
Caderno do Aluno
Geografia – 1a série – Volume 4
Páginas 28 – 29
1. Esta questão pressupõe que os alunos antecipem conteúdos do texto, apresentando o
que já sabem sobre aquecimento global. Alguns aspectos que podem ser lembrados:
o nível de emissão de CO2 tem se elevado muito (e o ser humano teria
responsabilidade nisso) e, assim, o sistema atmosférico estaria retendo mais calor, o
que provocaria a elevação das temperaturas, até mesmo em áreas como as regiões
polares. Em decorrência disso, haveria o derretimento de geleiras e a elevação do
nível dos oceanos, o que poderia resultar em inundações de áreas litorâneas e em um
conjunto de outros desdobramentos.
a) Os fenômenos climáticos resultam de múltiplas interações e são um sistema
aberto: o sistema atmosférico recebe um grau elevado de influências, e, portanto, é
suscetível a variadas influências em diversas escalas. As influências podem vir do
relevo, do nível de radiação solar, da ação humana etc. Tudo isso justifica afirmar
que eles são fenômenos complexos.
b) Um dos motivos da controvérsia é que não se sabe o quanto a escala da
intervenção humana no sistema atmosférico seria suficiente para promover mudanças
do quilate que se apregoa. Se as medições atuais estão no quadro “normal” de
variações climáticas ou se trata realmente de outro evento (a ação humana). De todo
modo, o indiscutível é que é necessário verificar a hipótese do aquecimento global e
saber também o quanto o ser humano e suas emissões estariam implicados nessa
questão.
GABARITO
Caderno do Aluno
Geografia – 1a série – Volume 4
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4
A DEFESA DE PONTOS SENSÍVEIS DO MEIO AMBIENTE: OS
TRATADOS SOBRE O CLIMA E A BIODIVERSIDADE
Para começo de conversa
Página 30
1. As questões ambientais não são tratadas como assuntos internos dos países. São
consideradas temas de interesse internacional, uma vez que a falta de cuidados com o
ambiente em um país pode afetar outras escalas. Por exemplo: a emissão de CO2 de
um país pode afetar o sistema atmosférico como um todo e prejudicar a esfera
internacional.
2. Há vários protestos contra os países amazônicos por permitirem seu desmatamento
acelerado. Espera-se que os alunos argumentem que esses protestos se justificam,
pois o desmatamento da floresta trará prejuízos a todos e não só aos países
amazônicos.
3. O governo brasileiro pode reagir negativamente, mas sente-se obrigado a explicar-se,
visto que a mera reação negativa pode implicar prejuízos maiores, pois
financiamentos internacionais e relações comerciais podem sofrer retaliações.
Páginas 30 – 31
1. O desmatamento não se coaduna com a Convenção sobre diversidade biológica, que
é um tratado internacional assinado pelo Brasil, em 1992, no Rio de Janeiro. O
tratado foi transformado em lei brasileira, a qual enquadra várias situações de
desmatamento que ocorrem ilegalmente no Brasil. Caso tais situações estiverem
sendo negligenciadas pelo governo brasileiro, ele próprio estará desrespeitando uma
lei nacional.
2. Alternativa b. Há avanços na produção de tratados internacionais, o que faz da
questão ambiental algo que está sob o compromisso de uma esfera internacional. Isso
é, sem dúvida, um avanço.
GABARITO
Caderno do Aluno
Geografia – 1a série – Volume 4
Páginas 32 – 33
Pesquisa 1 – A proposta dessa pesquisa aborda alguns exemplos de institucionalização
(uma solidificação em prol da questão ambiental) da defesa do meio ambiente. Em
especial, neste caso, um dos temas mais importantes na questão ambiental global: a
diversidade biológica. Ainda mais, conferências ocorreram, acordos e tratados foram
assinados e criaram-se entidades. Em decorrência de tudo isso, é necessária essa cultura
para saber quais os atores envolvidos na questão ambiental e também é importante
distinguir as instituições cuja ação se dá na escala nacional e/ou regional daquelas que se
organizaram para atuar na escala global. Além disso, é necessário mostrar as diferenças
entre as instituições (e os tratados e acordos) segundo as funções e os temas de que
tratam. Somando-se as pesquisas realizadas pelos diversos grupos, pode-se chegar a um
bom painel desse quadro, agora global, de defesa do meio ambiente.
Pesquisa 2 – Do mesmo modo que a pesquisa proposta anteriormente, é importante
saber como está se dando a organização na esfera internacional do combate às
mudanças climáticas, que derivariam do aquecimento global (este por sua vez ocorreria
em razão principalmente do aumento do nível de emissão de CO2 provocado pelo ser
humano). A ideia é pesquisar tudo o que se fez nesse campo até chegar ao Protocolo de
Quioto. Cada grupo pode se encarregar de um encontro internacional, de uma instituição
e assim por diante. Existe material farto a respeito em livros didáticos e nos atlas a que
os estudantes têm acesso.
Página 34
1. Os alunos podem consultar dicionários, livros didáticos e sites sobre os termos
indicados para o glossário. É importante que o professor oriente os alunos a consultar
pelo menos duas fontes diferentes para cada termo do glossário.
2. Alternativa e. Na Eco-92, a questão das mudanças climáticas já sensibilizava muitas
pessoas e várias instituições. Ela é um marco nessa área de ação em defesa do meio
ambiente.
GABARITO
Caderno do Aluno
Geografia – 1a série – Volume 4
Glossário
Páginas 35 – 40
Abaixo é apresentada a definição de alguns conceitos trabalhados. No Caderno do
Aluno, há espaço para outros conceitos sugeridos pelos alunos e referentes aos temas
explorados.
• Aquecimento global: fenômeno de aumento da temperatura do planeta, ocorre
naturalmente em longos intervalos entre as glaciações, mas pode ter sido
intensificado pela ação humana no mundo contemporâneo.
• Atmosfera (ver também Clima e Domínios naturais): conjunto de gases combinados
que envolvem a superfície terrestre a que chamamos de ar.
• Biosfera (ver também Meio ambiente e Orgânico): conjunto da vida vegetal e animal
e seus habitats, que se formam no interior dos domínios naturais.
• Clima (ver também Atmosfera): sucessão de tipos de tempo gerada pela circulação de
massas de ar quente e frio, mais ou menos carregadas de umidade, pelas chuvas, neve
e outros fenômenos. Tudo isso é sentido na superfície terrestre e interfere no
funcionamento da litosfera, da hidrosfera e da vida.
• Complexidade (ver também Simplicidade): característica dos fenômenos cuja
existência e forma de funcionamento dependem de múltiplas relações.
• Conservação: manutenção, prevenção para evitar a degradação e o esgotamento.
• Diversidade biológica: variabilidade de organismos vivos de todas as origens,
compreendendo, dentre eles, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros
ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte;
compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de
ecossistemas. (Artigo 2 da Convenção sobre Diversidade Biológica)
• Domínios naturais (ver também Atmosfera, Hidrosfera, Litosfera e Inorgânico): 1. a
interação da atmosfera com a litosfera e a hidrosfera forma um domínio natural; 2.
mundo inorgânico.
• Efeito estufa: aumento da quantidade de CO2, metano, óxido nitroso e outros gases
na atmosfera, dificultando a dispersão do calor e provocando o aumento da
temperatura.
• Emissão: liberação, na atmosfera, de gases de efeito estufa e/ou de seus precursores,
em área e período determinados.
• Estrato: camada, leito. No caso, refere-se às “camadas” das formações vegetais.
GABARITO
Caderno do Aluno
Geografia – 1a série – Volume 4
• Floresta: formação vegetal em que há domínio do estrato arbóreo.
• Gases de efeito estufa: constituintes gasosos da atmosfera, naturais ou humanos, que
absorvem parte da radiação, de onda longa, isto é, procedente do planeta e
reemitindo-a, provocando o efeito estufa. O principal representante é o CO2.
• Herbáceo: estrato composto de gramíneas e ervas; relativo a erva; refere-se a plantas
que não apresentam parte lenhosa, sendo formadas somente por folhas.
• Hidrosfera (ver também Domínios naturais): 1. conjunto das águas na superfície
terrestre; 2. composta de oceanos e mares, águas subterrâneas, rios e lagos.
• Inorgânico (ver também Domínios naturais): matéria sem vida (abiótica) presente na
superfície terrestre.
• Litosfera (ver também Domínios naturais): 1. conjunto dos elementos sólidos que
formam a crosta terrestre; 2. estruturas rochosas que são um dos componentes dos
domínios naturais.
• Matriz energética: conjunto de fontes de energia empregado na economia de um
país. Pode-se também pensar em termos globais, nesse caso a principal fonte da
matriz energética mundial é a fóssil (petróleo, gás e carvão).
• Meio ambiente: combinação do meio inorgânico (litosfera, hidrosfera, atmosfera)
com o meio orgânico (a vida vegetal e a animal). Atualmente, há uma definição de
meio ambiente que inclui o ser humano e suas obras.
• Mudança do clima: mudança de clima que possa ser direta ou indiretamente atribuída
à atividade humana e que altere significativamente a composição e a dinâmica da
atmosfera mundial, somando-se àquela provocada pela variabilidade climática
natural, observada ao longo de períodos comparáveis.
• Orgânico (ver também Meio ambiente): 1. mundo da vida; mundo biótico; 2. os seres
vivos vegetais e animais; 3. combinação dos domínios naturais com a vida.
• Recursos genéticos: significa material genético de valor real ou potencial.
• Savana: formação de predomínio do estrato arbustivo em sua maior parte,
característica das regiões tropicais em que é longa a estação seca, onde há também
manifestação importante dos estratos herbáceo e arbóreo com algumas árvores
esparsas e com concentrações nas matas de galerias.
• Simplicidade (ver também Complexidade): condição dos fenômenos que resultam
apenas de um fator.
• Solo (ver também Biosfera): 1. camada que se forma sobre as rochas, não muito
duras, e que é produto da desagregação das rochas e da decomposição de matéria
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orgânica (ver também Orgânico); 2. dimensão do meio ambiente onde prolifera a
vida vegetal.
• Utilização sustentável: significa a utilização de componentes da diversidade
biológica de modo e em ritmo tais que não levem, no longo prazo, à diminuição da
diversidade biológica, mantendo assim seu potencial para atender as necessidades e
aspirações das gerações presentes e futuras.
• Vegetação: 1. forma de vida que se desenvolve nos solos, consumindo nutrientes e
água e usando a energia solar; 2. forma de vida que se desenvolve nas terras emersas,
fixada ao solo.

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